Trashtag Challenge: o desafio que está limpando o mundo inteiro com o grito de #trashtag


Após anos seguidos de desafios macabros na internet, finalmente surgiu um desafio do bem ou Trashtag Challenge, que podemos definir como “Desafio do Lixo“. Essa ação é uma nova tendência na internet, pois trata-se de uma brincadeira onde os internautas postam fotos do “antes e depois” de locais transformados por eles.

Assim como nos “desafios do mal” (lembram-se dos desafios do fogo, do desmaio, da baleia azul?), esse “desafio do bem” convida jovens entediados de todo o mundo a escolher um local sujo e a limpá-lo. E, apesar daqueles que julgam mal os jovens, o desafio tem sido aceito em todo o mundo, tornando-se cada vez mais difundido.

As fotos são marcadas como #trashtag que é uma junção das palavras “trash” (lixo) e “hashtag”, expressão inglesa criada para denominar algum assunto na internet. Nas redes sociais, desafios bizarros geralmente são executados, muitas vezes completamente inúteis e sem sentido. No entanto, o “Trash Challenge” está mobilizando jovens de todo o mundo.

Segundo uma matéria publicada na Veja São Paulo, esse desafio ganhou vários adeptos nas redes sociais, dentre elas o Instagram, Reddit e Twitter. Porém, não trata-se de uma novidade, pois em 2015 esse desafio já havia sido lançado por uma companhia de iluminação, afirmou a revista.

Em 2019, o desafio voltou com força, mostrando a grande diferença na atitude dos internautas após limparem diversos tipos de ambientes como praias, parques e estradas. Inicialmente, eles foram limpos e depois foram completamente transformados, devolvidos aos cidadãos perfeitamente limpos.

Desafio da Conscientização

Em um ano, produzimos cerca de 1,3 bilhão de toneladas de lixo doméstico no mundo e apenas 258-368 milhões de toneladas acabam nos 50 maiores aterros sanitários. Milhões e milhões, infelizmente, vagam pelos oceanos e 80% vêm do continente.

O Desafio do Lixo desafia todos a fazer algo para ajudar a resolver esse problema. Todos, a começar pelos jovens, são convidados a participar “adotando” um lugar que precisa de cuidados, porque está inundado de lixo.

O desafio é tirar uma foto antes da limpeza, seguida de outra em que o lixo foi removido. As duas imagens devem então ser postadas nas mídias sociais.

A hashtag #trashtag explodiu nas mídias sociais depois que um usuário do Reddit postou uma captura de tela de alguém que havia completado o desafio, seguido da legenda:

“Aqui está um novo #challenge para todas os jovens entediados. Tire uma foto de uma área que precisa de limpeza ou manutenção, em seguida pegue outra depois de ter feito a limpeza e poste aqui!”

Mesmo que o desafio não especifique nada sobre os métodos de coleta, o senso comum sugere fazer uma seleção para diferenciar os resíduos e levá-los a centros especiais, onde eles podem ser gerenciados na melhor das hipóteses.

Os “jovens entediados” do mundo inteiro, pararam de só assistir e já demonstraram seu amor pela Terra e sua sensibilidade às questões ambientais. Muitas são as fotos postadas nas redes sociais.

Talvez te interesse ler também:

GRETA THUNBERG, 16 ANOS, MULHER DO ANO: CHEGA DE DESTRUIR O PLANETA!

BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS GERA LIXO PLÁSTICO NO MUNDO!

19 DICAS PARA REDUZIR O PLÁSTICO DA SUA VIDA EM 2019!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...