Litro de Luz: projeto que ilumina

litro-de-luz

Uma ideia que gera luz! Foi em um intercâmbio para Naióbi, Quênia, que o brasiliense Vitor Belota Gomes, de apenas 17 anos, percebeu que energia elétrica era algo raro em muitas casas e, até mesmo, em escolas.

Intrigado, começou a investigar soluções para produzir luz elétrica de baixo custo. Assim, o estudante conheceu o projeto da ONG Liter of Light, que utiliza garrafas PET para produzir lâmpadas.

Enchendo as garrafas com água e alvejante e colocando-as sobre os telhados das casas, elas ficam expostas aos raios solares, que pela refração da luz na água ilumina o ambiente. 

Cada garrafa consegue fornecer cerca de 55 watts sem emitir gás carbono. Essa ideia aparentemente simples, copiada por vários países, foi criada pelo brasileiro Alfredo Moser, quando o Brasil, em 2011, sofreu com o apagão.

litro de luz 2

Vitor retornou ao Brasil do intercâmbio com a ideia de disseminar a técnica no Brasil. Foi assim que nasceu a ONG Litro de Luz. Segundo o estudante, a maior demanda dos moradores é a falta de iluminação pública nas ruas, e não nas casas. E foi para atender a esse pedido que a ONG começou a desenvolver soluções.

litro de luz 5

Uma dessas soluções é um poste feito de PVC acoplado a uma placa fotovoltaica que carrega uma bateria que consegue armazenar até 32 horas de energia, acendendo pequenas lâmpadas de LED dentro de garrafas.

Comunidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Florianópolis já receberam a instalação do poste e a próxima localidade a receber o Litro de Luz será Caapiranga, município de 12 mil habitantes no Amazonas.

Que mais ideias brilhantes iluminem o mundo!

litro de luz 4

 

Especialmente indicado para você:

ELES EXISTEM: PAINÉIS SOLARES QUE PRODUZEM ENERGIA COM CHUVA

BRASIL BUSCA APROVAR LEI QUE DÁ INCENTIVOS À GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

Fonte: catracalivre