8 de junho é Dia Mundial dos Oceanos → “Nossos oceanos, nosso futuro”

  • atualizado: 
 Dia Mundial dos Oceanos

A vida começou ali, se adaptou e disseminou-se em volta deles. No entanto, eles estão cada dia mais ameaçados por uma série de ações predatórias e pelo descuido com suas águas.

Os oceanos são essenciais para o Planeta Terra, e não à toa são reconhecidamente o “pulmão do mundo”. Sua importância é tão grande que, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio de Janeiro, estipulou-se no calendário anual um dia específico para falar sobre eles. O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, visa, principalmente, conscientizar sobre a importância deles para todo mundo. E o impacto que eles exercem sobre o Planeta Terra vai muito longe.

Oceano é vida!

Os números que compõe o peso dos oceanos para a vida são gigantescos: eles compõem 71% da superfície terrestre, e respondem por 97% de toda água do mundo.

Boa parte do oxigênio vem deles, por meio da produção realizada pelas algas marinhas. A fotossíntese dos plânctons é responsável pela absorção de grande quantidade de gás carbônico da atmosfera.

Nos oceano existe uma biodiversidade rica e fundamental para toda a humanidade. Eles são grandes reguladores climáticos também: são os oceanos que mais absorvem energia solar, que se transforma em vapor de água e vira umidade. Suas correntes marinhas e circulação atmosférica ajudam na distribuição do calor. A variação de temperatura das águas do oceano provoca diversos fenômemos climáticos, como o El Niño e La Niña.

dia mundial oceanos

São muitos os países que utilizam os oceanos em suas economias, por meio da extração de seus recursos e nutrientes, bem como fator relevante para o turismo local e, muitas vezes, fornecedor de enérgia elétrica. Os oceanos movimentam a economia global, por meio do comércio internacional que circula em suas águas.

Impactos negativos

No entanto, tanta importância não é suficiente para barrar a marcha da destruição que os seres humanos estão provocando, seja por meio da contaminação das águas ocêanicas, exploração ilegal dos recursos naturais, bem como da pesca sem limites, destruição e modificação do habitat, entre outras ações destrutivas.

plastico praia

No Brasil, por exemplo, dados do Greenpeace estimam que apenas 1% das águas marinhas estejam sob proteção. O governo federal aponta que 80% das espécies marinhas exploradas em atividades pesqueiras encontram-se em situação de risco.

Por tudo isso é essencial que a a data seja mote para uma discussão mais ampla sobre a forma como a ação humana está modificando, para pior, a vida ocêanica.

Em 2017, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Nossos oceanos, nosso futuro”. É chegada a hora de, justamente, discutir que futuro as pessoas pretendem oferecer para as águas.

Comemore, participe, divulgue esta data:

Por que devemos celebrar o Dia Mundial dos Oceanos? Como sugere a ONU, a lista abaixo contém algumas sugestões para que esta data seja informada, lembrada e celebrada pelo maior número de pessoas possível:

  • Lembre-se do papel importante que os oceanos têm nas nossas vidas sendo os pulmões do nosso planeta, proporcionando a maior parte do oxigênio que respiramos. A vida ali surgiu e dos oceanos depende para a biodiversidade e também para o controle da temperatura global.
  • Lembre-se sempre do impacto que as ações humanas têm sobre os oceanos e minimize-os em seu máximo possível.
  • No seu pequeno, na tua comunidade, tente desenvolver um movimento de respeito e preservação dos oceanos.

Celebremos sua riqueza, sua beleza e sua promessa de vida para esta e para as gerações vindouras: “nossos oceanos, nosso futuro”!

Um feliz Dia dos Oceanos para você :)

Leia mais sobre a importância de preservar nossas águas:

setaOCEANOS DE MICROPLÁSTICO: TEM MUITO MAIS LIXO DO QUE SE IMAGINOU ATÉ AGORA

setaFIBRAS SINTÉTICAS: POLUEM OS MARES E OCEANOS CADA VEZ QUE LAVAMOS ROUPAS

setaOCEANOS EM COLAPSO: EM ATÉ 2050 NÃO EXISTIRÁ MAIS PEIXE