O brasileiro conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas?


A Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 2015, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Será que o brasileiro os conhece e têm noção da sua importância?

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estabelecem 169 metas para os próximos 10 anos. O plano de ações global propõe medidas urgentes de desenvolvimento sustentável em prol da vida no planeta Terra.

O grupo de pesquisa Descor (da sigla Desenvolvimento, Sustentabilidade, Comportamento e Organizações) do Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), decidiu averiguar a questão se o governo, as empresas e o cidadão brasileiro conhecem os 17 objetivos sustentáveis estabelecidos pela ONU.

Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que os brasileiros com mais de 18 anos percebem de forma superficial a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, a economia e o meio ambiente.

O coordenador do grupo de pesquisa, Danilo Sampaio, explica que conhecer os 17 objetivos contribui para o melhor exercício da cidadania e uma melhor qualidade de vida.

“Entender melhor os 17 ODS da ONU possibilita uma cobrança maior, por parte do cidadão, por políticas públicas e privadas, além de estratégias de promoção do bem-estar humano, reforçando as igualdades sociais em sentido amplo, seja na economia, nas questões de gênero e raça, e nas questões de meio ambiente, saúde e redução da pobreza”, destaca Sampaio.

A pesquisa será apresentada sob o título “Is the Brazilian aware of the 17 United Nations Sustainable Development Goals (SDGs)?” no “4th Annual Sustainable Consumption Research & Action”, um dos principais eventos internacionais dedicados ao consumo sustentável, cujo tema este ano é “Consumo Sustentável e Justiça Social em um Mundo em Urbanização”.

O congresso ocorrerá de 10 a 12 de junho, na Northeastern University, em Boston (EUA), on line, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Talvez te interesse ler também:

Um mundo melhor é possível? Artistas assinam manifesto por “novo sistema”

Os perigos da Medida Provisória nº 910/2019, apelidada de MP da Grilagem

1/3 da população mundial viverá um calor insuportável nos próximos anos

Fonte foto: ONU




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...