Escola espanhola inclui Proteção Animal como disciplina no currículo escolar


Muitos dos problemas de abandono e maus-tratos de animais que temos hoje, têm relação e são consequências da falta de incluir na educação de base (família e escola) ensinamentos e exemplos da importância do respeito à vida animal, tratando-os como seres sencientes (que sentem).

Ainda bem que existem iniciativas que estão mudando essa realidade como a de um professor da escola CEIP Virgen de los Dolores Purchil, na província de Granada, que conseguiu que a Proteção dos Animais virasse disciplina estudada no currículo escolar. Para viabilizar isso, ele contou com a parceria de Associações Protetoras de Animais da Comunidade. 

O bem-estar e o cuidado dos animais, principalmente os que estão abandonados na rua, é um assunto muito debatido pela Federação Granadina de Associações de Proteção Animal (FEGRAPA) e pela Sociedade Protetora de Animais e Plantas de Granada que trabalham há anos para oferecer abrigo e assistência aos animais que não têm um lar.

Agora, para conscientizar os alunos sobre o assunto, uma iniciativa muito especial foi promovida pelas duas Associações: a de tornar a Proteção dos Animais realmente disciplina escolar.

Isso foi possível graças ao compromisso do professor que lançou a ideia, entrando em contato com a FEGRAPA.

Conforme revelado por Pedro Cantos, diretor da FEGRAPA:

“Tudo aconteceu quando um dia fomos fazer uma palestra e um professor se aproximou de mim dizendo que ele tinha um grupo de crianças que queriam fazer um projeto de longo prazo conosco”. 

A partir dessa semente, nasceu um material totalmente único, implantado neste ano letivo. 

Neste conteúdo escolar, questões relacionadas com a proteção dos animais são ensinadas às crianças e também conselhos e informações úteis sobre o que fazer quando há necessidade de ajudar um animal em risco ou vítima de crueldade.

Obviamente, tudo isso visa conscientizar os alunos e a comunidade em geral sobre essas questões e ensinar a importância de cada um contribuir para o respeito e o cuidado dos animais, como por exemplo: 

No começo, a iniciativa foi projetada apenas para crianças, mas agora pais e mães também são incentivados a integrar e participar para tornar realidade que todos nós, com cada atitude, podemos e devemos fazer algo que resultará no fortalecimento das ações voltadas para a Proteção e o Bem-Estar Animal.

Que essa semente plantada nesta escola dê muitos frutos que se transformem em Consciência, Compaixão, Valorização e Amparo aos Animais!

Talvez te interesse ler também:

A HEROICA VIDA DE UM PROTETOR DE ANIMAIS: PROPÓSITOS, DESAFIOS, DORES E ALEGRIAS

COMO AJUDAR UM ANIMAL, SE NÃO PUDER ADOTAR

PARA ABRIGAR OS CACHORROS DO FRIO, A CASINHA DE GARRAFA-PET. APRENDA A FAZER




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...