Tiranossauro Rex – Curiosidades, Tamanho, Alimentação


Além de ser um dos maiores dinossauros carnívoros conhecidos, o Tyrannosaurus rex – T-rex, é o dinossauro que provavelmente recebeu a maior exposição da mídia, sendo retratado com o mais feroz dinossauro de todos. Ele teve um papel de protagonista nos filmes “Jurassic Park” e tem uma exposição de renome no Museu Americano de História Natural, em Nova York.

Seu nome significa “rei dos lagartos tiranos”: “tirano” significa tirano em grego; “saurus” significa lagarto em grego e “rex” significa “rei” em latim.

Em 1905, Henry Fairfield Osborn, presidente do Museu Americano de História Natural da época, nomeou Tyrannosaurus rex.

Embora seu nome seja muito conhecido, poucos sabem mais detalhes sobre sua vida: o que comia, seu tamanho bem como outras curiosidades sobre este incrível animal pré-histórico.

Curiosidades sobre o T-rex

dinossauro rex 2

Grande visão

O rei lagarto tinha uma boa visão pelos padrões dos dinossauros graças à adaptações especiais em seu crânio. Como seres humanos e aves de rapina, o T-rex tinha “visão binocular”, significando que seus olhos olhavam diretamente para frente e seus planos de visão se sobrepunham, aumentando as capacidades de percepção de profundidade do animal. Assim, ele era mais ágil em localizar suas prezas, sendo um incrível caçador.

Onde o T-rex viveu?

O tiranossauro viveu na região oeste da América do Norte, variando entre as províncias de Alberta e de Saskatchewan, no Canadá, até o Texas e o Arizona, no sul dos Estados Unidos.

Ele evoluiu pela primeira vez há cerca de 68 milhões de anos e morreu dois milhões de anos depois, com o restante dos dinossauros não aviários.

Como ele andava?

O Tyrannosaurus rex era um dinossauro bípede. Isso significa que andou e correu em duas pernas. Essas duas pernas eram grandes e fortes para carregar o imenso peso do dinossauro.

Em contraste, os braços do T-rex eram relativamente pequenos. Embora, pense-se que as armas pequenas eram muito fortes para segurar a presa.

Enorme crânio

Um dos aspectos mais temíveis do tiranossauro é o crânio maciço e os dentes grandes.

Os crânios destes animais que já foram encontrados podiam ser tão longos quanto 5 pés! Outras evidências mostram que este tiranossauro tinha uma mordida muito poderosa que, juntamente com dentes afiados, poderia facilmente esmagar os ossos de outros dinossauros.

O que o T-Rex costumava comer?

O Tyrannosaurus rex eram comedores de carne. Eles provavelmente caçavam Hadrosaurs e Triceratops. Eles também teriam saqueado – roubado refeições de pequenos predadores. O T-rex comia carne de outros animais e dinossauros, no entanto, há muito debate sobre se o Tyrannosaurus rex era um predador (caçava e matava seu próprio alimento) ou se era um limpador (roubando comida de outros predadores).

Muitos cientistas pensam que este dinossauro fez as duas coisas. Depende muito da velocidade do dinossauro. Alguns dizem que o T-Rex foi rápido e poderia facilmente pegar suas próprias refeições. Outros dizem que este dinossauro era lento e usaria suas mandíbulas assustadoras para espantar outros predadores e matar.

Quão grande era o Tyrannosaurus rex?

O Tyrannosaurus rex foi um dos maiores dinossauros predadores da terra. O T-rex mediu até 6 metros de altura e pesava até 7,5 toneladas.

O dinossauro é frequentemente usado em filmes como o Jurassic Park, devido ao seu tamanho e imagem geral temível. Suas cabeças tinham mais de um metro e meio de largura, com mandíbulas muito poderosas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...