Na China, cientistas encontraram um embrião de dinossauro perfeitamente preservado


Uma equipe de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo na China. O bebê pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parentes distantes das aves.

O embrião foi descoberto em Ganzhou, no sul da China, e os pesquisadores estimam que tenha pelo menos 66 milhões de anos.

Nos últimos anos, muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram encontrados, mas descobrir um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.

Bebê Yingliang

Chamado de bebê Yingliang, acredita-se que seja um dinossauro terópode desdentado ou oviraptorossauro.

Ele mede 10,6 polegadas (27 cm) de comprimento da cabeça à cauda e fica dentro de um ovo de 6,7 polegadas de comprimento no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, na China.

Comportamento similar ao dos pássaros

A descoberta fóssil ajudou os pesquisadores a avançarem em seus estudos e a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros.

De acordo com os estudos, dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.

Comparações feitas com outros embriões de oviraptorídeos em estágio avançado sugerem que este grupo desenvolveu uma postura semelhante à das aves no final da incubação.

Até então, essa posição não havia sido identificada em dinossauros não-aviários.

Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.

Como disse o pesquisador Fion Waisum Ma:

“É o melhor embrião de dinossauro já encontrado na história”.

Viva à ciência!

Talvez te interesse ler também:

As rãs que devoravam dinossauros 

Descoberta uma barata que viveu há 99 milhões de anos. Ela é da época dos dinossauros 

Turistas estão destruindo pegadas de dinossauros de 200 milhões de anos 

Fonte foto: TG24Sky




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...