5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. #EstouComANatureza, e você?

  • atualizado: 
 Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma alusão ao 5 de junho de 1972 onde em Estocolmo teve lugar a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente. Este ano o convite é estar com a natureza: #EstouComANatureza, e você?

Conectando pessoas à natureza

Este ano, 2017, a ONU propõe na Semana do Meio Ambiente que começa hoje e vai até o dia 11, incentivar a nossa conexão com a natureza para fomentar sua proteção.

No mundo inteiro a ONU realizará mais de 1.000 atividades com este propósito. No Brasil haverá entre outros eventos, a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’ no Museu do Amanhã e o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no Rio de Janeiro.

Durante a semana, alguns dos famosos monumentos brasileiros serão iluminados de verde para lembrar e celebrar a data, entre estes, o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, a Prefeitura de São Paulo.

Na sexta-feira 9, no Rio de Janeiro terá início também a Virada Sustentável com apoio da ONU.

#EstouComANatureza

estou natureza onu

Como comemorar a data? A proposta deste ano é se jogar na natureza, uma maneira de senti-la de perto e compreender a importância de preservar.

    • Desligue o celular
    • saia de casa,
    • visite um parque,
    • vá ao mar,
    • limpe a praia,
    • converse com amigos,
    • proponha soluções para os teus problemas locais,
    • faça uma horta comunitária,
    • limpe um jardim comum,
    • visite o seu lugar preferido para se conectar com ela: a mãe natureza.

São tantas as ideias para estar com a natureza, para cuidar dela e consequentemente cuidar de si mesmo e de todos pois, é clichê porque é verdade: somos todos um!

Mas também vamos falar sobre meio ambiente

Hoje é um dia especial para estarmos junto à natureza em sentido literal, mas também em sentido geral. É um dia para pensarmos e falarmos sobre a casa em comum onde todos vivemos. Um dia para propor ideias, soluções e atitudes que façam bem à Terra, que nos ajude a cuidar bem de nós e dos outros, das gerações atuais e futuras, dos seres humanos e de todos os seres viventes, pois precisamos uns dos outros.

Cinema e debate

ecofalante

A Mostra Ecofalante segue até o dia 14 deste mês propondo seu cinema engajado no meio ambiente, com filmes e debates grátis para você que mora ou está de passagem por São Paulo.

Hoje, 5 de junho, haverá um debate sobre “A Contaminação nossa de Cada Dia, lixo, consumo de produtos poluentes e tudo o que podemos fazer, no nosso pessoal e no coletivo, para minimizarmos este grave problema ambiental.

A contaminação, como vimos aqui, atingiu os lugares mais insólitos, distantes e “intocados” do mundo. No ar que respiramos, no solo onde cultivamos, na água que bebemos, tudo, praticamente tudo contém lixo e resíduos químicos em maior ou menor quantidade. Muitas vezes, tal contaminação é aceita por nós que usamos produtos tóxicos, alimentos OGM, nós que fumamos e jogamos nosso lixo no chão, nós que no dia a dia fazemos menos do que poderíamos para mitigar o problema.

Na 6ª Mostra Ecofalante, durante todo o dia de hoje, serão apresentados filmes GRÁTIS e INÉDITOS NO BRASIL – sobre esse tema, além de um debate com especialistas a partir das 20h30, no Cine Reserva Cultural, Av. Paulista, 900.

O debate de hoje conta com a participação de:

  • José Alberto Gonçalves Pereira, jornalista especializado em sustentabilidade;
  • Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP, e
  • Roberto Kishinami, coordenador do Programa de Energia do Instituto Clima & Sociedade.

Antes do debate, às 19h, será exibido o filme norte-americano Cheirando Mal, de Jon Whelan que nos leva a uma jornada por varejos, laboratórios, reuniões empresariais, e até aos salões do Congresso americano em busca de respostas para uma questão: por que não são seguros alguns produtos expostos nas prateleiras de lojas e supermercados?

Outros filmes sobre este tema que estarão na Ecofalante:

  • Às 15h30, será exibido Mar Ensurdecedor, que fala sobre o impacto da poluição sonora produzida por atividades humanas nos animais marinhos.
  • Às 17h, o curta de animação Zona Proibida sobre o acidente nuclear de Fukushima; seguido do documentário Terra Abandonada, que acompanha o cotidiano de pessoas que retornam à região do acidente no momento em que as obras de "descontaminação" parecem insuficientes, dada a escala do desastre tanto no plano humano quanto no ambiental.
  • Às 22h (após o debate), será exibido O Suplício: Vozes de Chernobyl, baseado no livro vencedor do prêmio Nobel "Vozes De Tchernóbil: A História Oral do Desastre Nuclear", da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich.

A programação completa, incluindo outras salas e os próximos dias você pode consultar aqui.

Um feliz Dia Mundial do Meio Ambiente

Portanto hoje, e durante esta semana, mais do que nunca, esteja com a natureza, converse, informe-se, apoie e movimente-se em direção a um mundo melhor para todos!

Um feliz Dia Mundial do Meio Ambiente para você :)

Leia mais sobre Meio Ambiente:

seta

NENHUM HECTARE A MENOS - PELO VETO DAS MPS 756 E 758 (PETIÇÃO URGENTE)

setaPLASTISFERA: UM NOVO ECOSSISTEMA POPULADO POR MICRÓBIOS QUE COMEM PLÁSTICO

setaKABWE, A CIDADE MAIS TÓXICA DO MUNDO, ONDE O CHUMBO ENVENENA MILHÕES DE CRIANÇAS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!