Esfagno → Tudo Sobre Esse Musgo Curativo e de Mil Usos


O esfagno é um musgo que a gente, que é da cidade, só conhece nos arranjos florais ou vasos de bonsais. Na natureza, o esfagno aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente é saudável. E, para além de seus benefícios no ecossistema, o esfagno é curativo de longa data.

Na natureza onde está o esfagno?

Este é um musgo bioindicador de qualidade ambiental que habita regiões vastas no hemisfério norte, em áreas úmidas de tundra e turfeiras, desde Portugal até a Noruega Ártica e, no hemisfério sul, desde Peru e Chile até Nova Zelândia e Tasmânia.

No Brasil, encontram-se algumas espécies de esfagno em áreas montanhosas (Serra do Itatiaia tem muito) nos estados do sul e sudeste.

Outra característica do esfagno, muito importante para a preservação da vida, é que este musgo concentra água pura em seus tecidos mesmo quando esta falta na superfície. Essa água você pode tomar, sem nenhuma contraindicação, quando anda pelos campos.

Encontrando água nos campos:

No Brasil, em Cananéia

Nos Açores

No Chile

Fotos de esfagno

Na natureza, diversos tipos e cores:

sphaagnum capillifollium

Sphagnum Capillifolium

sphagnum magellanicum

Sphagnum magellanicum

sphagnum fallax

Sphagnum fallax

sphagnum girgenshonii

Sphagnum girgensohnii

Usos do Esfagno

Um uso do esfagno é na composição de vasos de plantas, bonsais, orquídeas, plantas carnívoras e como esponja para composição floral como substrato alternativo ao xaxim.

Esfagno lavado para vasos de plantas:

sphagnum vaso

Fonte foto

Porém, o extrativismo do esfagno para usos diversos é uma prática milenar em todas as regiões onde há deste musgo.

  • O musgo seco é usado como material absorvente na indústria de fraldas e absorventes femininos (a Jonhson & Jonhson tem patente para este uso) e é “considerado mais adequado que o algodão devido ao seu potencial de retenção de água, sendo mais fresco e suave
  • Na horticultura, como condicionador de solo, cobertura de canteiros e substrato para produção de mudas, especialmente de plantas ornamentaisnamentais
  • Como combustível para aquecimento doméstico, pelas populações autóctones das regiões onde prolifera. A tal ponto este musgo é extraído da natureza que chegou perto da sua extinção e agora é protegido em diversos locais do mundo.

sphagnum campo

Campo de esfagno, área ambientalmente protegida, no Canadá

As propriedades curativas do esfagno

Mas, vamos falar um pouco sobre o uso do esfagno nas medicinas populares e também na medicina tradicional.

As propriedades curativas do esfagno estão ligadas à sua capacidade de absorver líquidos e que é duas vezes maior do que a do algodão.

O esfagno se comporta como uma esponja pois, a grande maioria de suas células estão mortas e são facilmente preenchidas de qualquer fluido que entre em contato com a massa do musgo.

  • Assim, o esfagno foi extensamente usado na I Guerra Mundial para tratamento dos feridos, nos hospitais de campanha.
  • Outra qualidade curativa são as propriedades antissépticas que o esfagno possui – acontece que este musgo cria, ao seu redor, um meio mais ácido, baixando o pH do ferimento e deixando o ambiente estéril pois inibe o crescimento das bactérias. Esta alteração química do meio ferido aproxima íons de cálcio, potássio e sódio, necessários para a cicatrização e na preservação dos tecidos saudáveis.

Como cultivar esfagno em casa?

Sim, é possível cultivar esfagno em casa desde que você tenha um pouco do musgo vivo para começar.

Prepare um ambiente úmido e sombreado – debaixo de uma árvore ou arbusto, junto a um curso de água, laguinho ou bacia, torneira – e forre com esfagno seco que você colheu em algum vaso seco por aí. Coloque, por cima, seu pouquinho de esfagno fresco, vivo.

Mantenha o ambiente sempre com oferta de água e sombra para que o musgo se espalhe e fortaleça. Mas, claro que não se consegue cultivar esfagno na temperatura tropical – ou seja, úmido e quente não é favorável porém, um canto de jardim, pedaço de muro, onde o sol não bate e tem água farta, até aqui no litoral de São Paulo, produz esfagno.

Neste forum há uma série de dicas de como se cultivar esfagno em distintos ambientes, desde aquários até micro-estufas e caixas de ovos – experimente e descubra o melhor jeito para a sua casa também produzir o esfagno que você precise para seus mini-jardins, orquídeas, aquele canteiro de plantas carnívoras ou até algum curativo.

Você irá gostar de ler também:

CELLA: JARDINS EM MINIATURAS DENTRO E FORA DE CASA

COMO FAZER UM JARDIM ZEN PARA MEDITAR EM CASA

MINI MOSS CARPET: QUE TAL UM TAPETE VERDE DE VERDADE EM CASA?

10 PLANTAS CARNÍVORAS QUE VOCÊ PODE CULTIVAR

ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VÍDEO)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...