10 plantas carnívoras que você pode cultivar


As plantas chamadas de carnívoras são aquelas que têm habilidade para atrair, atrapar e digerir matéria orgânica viva – insetos, na sua maioria.

Algumas, muito grandes, podem também caçar animais maiores como anfíbios, répteis, roedores e pássaros que resolvam entrar em seus receptáculos.

No mundo existem mais de 750 espécies de plantas carnívoras distribuídas em 20 gêneros botânicos. Nas matas e ecossistemas brasileiros existem mais de 200 espécies – onde se destacam os gêneros Droserae e Utricularie – a maior parte destes em campos de altitude e restingas.

Somos o país com a segunda maior biodiversidade em plantas carnívoras, conforme afirma o biólogo José Maurício Piliackas, e o primeiro lugar pertence à Austrália. Veja aqui.

Escolhemos 10 plantas carnívoras para você começar a se familiarizar com elas e, quem sabe, resolver ter alguma em casa.

1. Utricularia reniformis

Esta planta carnívora, que mais parece uma orquídea, é comum na vegetação brasileira:

utricularia reniformis

Fonte foto

2. Pinguicula esseriana

É a menor das plantas carnívoras, natural do México:

pinguicula esseriana

Fonte foto

3. Nefentes yellow

Na forma característica de vaso, essas plantas carnívoras têm uma tampinha que impede a entrada da chuva no seu interior:

nefentes yellow

Fonte foto

4. Sarracenia leucophylla

Comum no Brasil:

sarracenia leucophylla

Fonte foto

5. Drosera rotundifolia

drosera rotundifolia

Fonte foto

6. Dioneae muscipula

dioneae muscipula

Fonte foto

7. Utricularias vulgaris

É uma planta carnívora aquática:

utricularia vulgaris

Fonte foto

8. Drosophyllun lusitanicun

drosophyllun lusitanicun

Fonte foto

9. Drosera spatulata

drosera spatulata

Fonte foto

10.Darlingtonia californica

darlingtonia californica

As plantas carnívoras não são suscetíveis à pobreza nutricional do substrato pois, complementam suas necessidades nutricionais com os animais que aprisionam em suas cápsulas e digerem.

Algumas destas fabricam sucos digestivos, enzimas, para digerir os animais que mantém fechados em seu bojo até que toda a matéria orgânica é absorvida por seus tecidos. Outras no entanto, não dispõem de um sistema digestivo próprio e necessitam da ajuda de bactérias e microorganismos para que a degradação da matéria orgânica proceda e libere os nutrientes que compõem sua alimentação.

Estas são plantas que, em geral, gostam de luminosidade – exceto uma que outra que prefere a meia sombra – e vivem em terrenos encharcados e ácidos. É preciso que se criem, em casa, as condições de habitat a que estão acostumadas, conforme sua origem e que não lhes falte água que é o elemento básico de todas as suas funções orgânicas.

As plantas carnívoras atraem, sozinhas, os insetos dos quais se alimentam – pelo formato de suas corolas, atraem polinizadores; pelo aroma que exalam, algumas expelem aroma de carniça para atrair moscas que vêm colocar ovos, e ficam aprisionadas; e os sucos gástricos que deixam acumular em seus vasos, atrativos para pernilongos e mosquitos.

Especialmente indicado para você:

CULTIVAR EM CASA COM RAÍZES, SEMENTES OU BASES DE PLANTAS

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...