Como fazer um jardim zen para meditar em casa


Mesmo com pouco espaço, é possível ter um jardim zen em casa para meditar, relaxar e entrar em contato com a paz. É fácil de fazer e quase não exige espaço algum, permitindo que você tenha seu próprio espaço de harmonização e meditação. Vejamos como fazer um jardim zen em casa:

O que é um jardim zen

O jardim zen é um pequeno jardim que podemos ter em casa, sem necessariamente dispor de grande espaço para isso. O jardim zen pode ser feito em pequenos recipientes de madeira, com pequenos elementos que irão representar a natureza, tais como pequenas rochas, troncos e até mesmo plantas decorativas.

O jardim zen representa tudo o que há na natureza, ou seja, o universo em si. O mero ato de prestar atenção na existência do jardim zen já é o suficiente para acalmar, relaxar e trazer paz de espírito. É um item decorativo ideal para romper com todos os outros contrastes estressantes do cotidiano.

Na filosofia budista zen, as linhas da areia no jardim zen representam o oceano, as pedras representam as montanhas e o musgo a floresta, significando assim a formação cósmica, um contato direto com a vida.

zen garden 2

Como fazer um jardim zen em casa

Fazer um jardim zen em casa é muito fácil e você precisará de apenas alguns materiais e um pouco de boa vontade para poder entrar em contato com o universo ou ser convidado à meditação e à reflexão.

Materiais necessários

• Martelo e pregos

• Serra

• Tábua de madeira ou recipiente de madeira com bordas

• Plástico impermeável que será utilizado para forrar o recipiente

• Areia ou pedras de cascalho bem fino

• Elementos que farão parte do cenário do jardim zen: pedras, tocos de madeira, musgos

• 1 rastelo pequeno de jardinagem

Procedura

1. Calcule as medidas que desejará para seu jardim zen. O tamanho padrão geralmente é 30×20 cm em medidas de base com 5-7 cm de profundidade.

2. Construa a base do jardim zen com a tábua adquirida de acordo com as medidas escolhidas. Caso prefira, também é possível comprar uma base pronta para este fim.

3. Cubra o fundo do recipiente com plástico impermeável, de forma a evitar contato direto dos elementos que serão adicionados.

4. Encha o recipiente com a areia ou cascalho, mantendo distância de no máximo ½ cm do topo da borda.

5. Coloque os elementos escolhidos. Normalmente, para que tenha aspecto fiel a um jardim zen original, as pedras são colocadas em padrões simétricos (de 3 em 3, enfileiradas, linhas retas e etc.). Evite elementos de cores gritantes, prefira as cores sóbrias naturais para manter um equilíbrio zen no aspecto.

6. Assim que os elementos estiverem todos dispostos no seu jardim zen, utilize o rastelo de jardinagem (ou pequeno tipo de garfo que seja apropriado) para traçar linhas na areia. Aliás, o procedimento de passar o rastelo ou garfo de jardinagem pode ser realizado diariamente para ajudar a relaxar.

A areia utilizada para o jardim zen pode ser de qualquer cor, preferindo naturalmente as cores sóbrias como areia branca, cinza, preta e outras das mesmas variações de tonalidade. Evite as cores vermelha, azul ou amarela.

Orientações gerais sobre o jardim zen

Prefira que todo o jardim zen seja feito pelas suas próprias mãos em vez de comprá-lo pronto. A satisfação de poder fazer algo tão belo trará benefícios para o corpo e a mente. Quando seu jardim estiver pronto, procure apreciá-lo com a serenidade da paz, buscando sempre se harmonizar com o seu eu interior.

Especialmente indicado para você:

VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

FENG SHUI: 10 CONSELHOS PARA DECORAR A CASA

APRENDA A FAZER NADA SEM SE SENTIR CULPADO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...