Mostarda → Veja os benefícios e COMO FAZER MOSTARDA EM CASA


Mostarda, uma planta de folhagem grande, rústica, de sabor meio amargoso mas, muito boa em refogados, saladas e sopas. Algumas espécies chamadas mostarda não devem ser ingeridas após a frutificação pois tornam-se tóxica aos seres humanos.

O nome mostarda é dado a plantas de dois gêneros diferentes da família Brassicaceae – Sinapis e Brassica – cujas sementes são usada como especiaria e as folhas, cozidas ou cruas, como alimento.

As folhas de mostarda são ricas em fibras, têm alto valor nutritivo, ricas em proteínas e em minerais (Ca, Fe, P) e vitaminas (A e B1, B2 e B5). Esta é uma verdura com muito poucas calorias e recomendada para as dietas de redução de peso.

As sementes das diversas mostardas são usadas como especiaria, em molhos diversos e também para a extração de óleo de mostarda, que tem aplicações específicas na culinária asiática.

Espécies de mostarda mais usadas

Sinapis alba, a mostarda branca, é nativa da bacia do Mediterrâneo onde cresce selvagem nos campos.

Brassica juncea é a mostarda marrom, da Índia.

Brassica nigra é a mostarda preta, do continente americano.

Sinapis arvensis, uma mostarda do campo, que ocorre na Península Ibérica. Esta se torna tóxica após a frutificação.

Estas espécies são cultivadas e consumidas nos diversos continentes.

mostarda branca

Mostarda branca – Sinapis alba ou Brassica hirta – Foto

mostarda preta

Mostarda preta – Sinapis nigra ou Brassica nigra – Foto

mostarda castanha

Mostarda castanha ou marrom – Sinapis juncea – Foto

mostarda dos campos

Mostarda-dos-campos – Sinapis arvensis – Foto

Usos medicinais da mostarda

problemas respiratórios – desde a antiguidade as sementes de mostarda são usadas como cataplasma quente (sinapismo) misturadas com vinagre e mel.

● alívio de dores nas costas e músculos

● alívio do nariz entupido

● artrite reumatoide

asma

● sintomas de menopausa

prevenção do câncer – as sementes de mostarda contêm algumas enzimas específicas para a inibição de células cancerígenas e geram um efeito protetor contra a formação de outras células deste tipo.

● o óleo de mostarda é usado, na Índia para tratar o couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo.

● as sementes moídas têm ação laxante, estimulante da mucosa gástrica e aumento da secreção intestinal.

Utilizações culinárias da mostarda

As folhas de mostarda, frescas e novas, podem ser usadas em saladas, refogados e sopas.

As sementes trituradas de mostarda são um dos componentes principais do caril ou curry indianos e de diversas outras misturas de especiarias e ervas usadas nas culinárias asiáticas.

As sementes de mostarda são o ingrediente principal do molho de mostarda – no vídeo à seguir segue uma receita básica de molho de mostarda com sementes moídas na hora, água, vinagre, açúcar e sal.

Receitas de mostarda caseira

E, neste vídeo, uma receita de mostarda caseira, à moda antiga, com mel e vinagre, grãos de mostarda branca, preta e marrom, misturadas com pimenta preta moída. Parece ser muito interessante o resultado. Nesta receita, observe que as sementes de mostarda inteiras são deixadas em água durante algumas horas para liberar uma mucilagem que vai dar a consistência adequada ao preparado.

Estas duas receitas de mostarda têm durabilidade de até um ano, desde que armazenadas em pote de vidro bem fechado, em geladeira.

Como plantar mostarda

Neste vídeo abaixo você pode ver como é fácil plantar mostarda – em uma garrafa pet, em um vaso ou mesmo, diretamente no chão. Tem quem germine as sementinhas de mostarda em casca de ovo e, quando têm 4 folhinhas, se colocam, inteiras, em outro recipiente.

Uma das indicações é de que, se você quiser cultivar mostarda em seu quintal, mantenha uma planta inteira até a geração das sementes, que servirão de matriz para novos cultivos. Corte as folhas à medida que as vá usar em sua cozinha e, desta forma, usufrua de todo o potencial da planta em todo o seu ciclo reprodutivo.

Chá de especiarias

Que tal preparar uma infusão com sementes de erva-doce, mostarda e canela em pau? O uso rotineiro desta infusão é indicado para tratar processos inflamatórios dolorosos, como as dores musculares, nas costas, etc.

Para fazer este chá de especiarias basta misturar em porções iguais (por exemplo uma colher de café de erva-doce, 1 de mostarda e 1 de canela em pau para cada litro d’água e levar para ferver). Pronto! Espere amornar e beba regularmente para perceber melhora nos processos inflamatórios doloridos.

Especialmente indicado para você:

CURRY → BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES CURATIVAS. DICAS DE COMO USAR

SEMENTES DE MOSTARDA: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...