Sementes de mostarda: todos os benefícios para a SAÚDE


A mostarda, em todas as suas formas, tem sido amplamente utilizada desde os tempos mais remotos por variados povos, tanto para fins culinários como para fins medicinais. Veremos que muito do que já se sabia na Índia antigamente, é hoje verdade em relação às propriedades benéficas da mostarda. Aqui exploraremos um pouco mais sobre as sementes de mostarda e todos os benefícios para a saúde.

Benefícios das sementes de mostarda para a saúde

A mostarda é extremamente rica em antioxidantes, minerais, fito nutrientes e vitaminas, portanto é inevitável que faça bem à saúde. As sementes são basicamente constituídas de óleos essenciais, proteínas de qualidade, fibras dietéticas e esteróis vegetais como campesterol, estigmasterol, brassicasterol e avenasterol.

Graças à riqueza de vitaminas do complexo B presentes na mostarda, ela é uma grande aliada na regulação do metabolismo corporal, pois ajuda na síntese enzimática. Com a niancina presente na mostarda, a redução de colesterol do sangue é garantida.

A mostarda também é muito rica em vitaminas A, C e K. Com isso é de grande valia como agente antioxidante do organismo. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Conta também com a vitamina E, auxiliando na manutenção da integridade da membrana celular de nosso corpo.

Há ainda a presença dos minerais manganês, cobre, ferro, zinco e cálcio, tendo cada um sua função benéfica para o organismo humano. Veremos os benefícios das sementes da mostarda de forma resumida:

* Fortalece o sistema imunológico

* Previne gripes e resfriados

* Auxilia na redução de colesterol

* Aumenta o fluxo de oxigênio graças ao ferro

* Fortalece ossos e dentes devido ao cálcio

* Age como antioxidante lutando contra radicais livres

Historicamente, as sementes de mostarda e seu óleo são também utilizadas para alívio de dores musculares e até mesmo reumatismo. Em muitas regiões da Índia ainda se acredita que o óleo de mostarda pode curar a calvície.

Como fazer uso da mostarda

Há muitas e variadas maneiras de fazer uso da mostarda. Por ser possível consumi-la desde a semente em sua forma natural, a mostarda abre um grande leque de possibilidades culinárias, como o preparo de temperos, complemento de lanches e pratos ou mesmo chás. Veremos algumas possibilidades:

círculo verde Molho de mostarda preparado da semente de mostarda em pó com curry

círculo verde Sementes assadas de mostarda com assados

círculo verde Molho de mostarda amarela em lanches, saladas e demais tipos de alimentos

círculo verde Óleo de mostarda para temperar e aromatizar

Chá de sementes de mostarda

É possível também preparar um delicioso chá de sementes de mostarda de forma muito simples em casa, usaremos o padrão da colher de sopa neste exemplo:

Ingredientes

* 1 colher de sementes de mostarda

* ½ colher de canela em pó

* 2 xícaras de água

Modo de fazer

Basta então adicionar as sementes de mostarda na água e deixar ferver por 10 minutos. Assim que passado este tempo, adicione a canela em pó. Pode ser adoçado a gosto com açúcar mascavo.

Informações gerais a respeito das sementes de mostarda

Embora as sementes de mostarda sejam muito benéficas para a saúde, é importante sempre manter um hábito de alimentação saudável que inclua os mais variados tipos de alimentos, sem considerar adotar dietas exclusivas de sementes de mostarda apenas. Além disso, é importante também que em casos de dúvidas a respeito da possibilidade ou não do uso das sementes de mostarda um médico ou profissional de saúde seja consultado.

Em termos gerais, o consumo de mostarda é considerado seguro para o organismo humano desde que seja consumida adequadamente numa dieta regulada.

Especialmente indicado para você:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

CHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...