ANIS-ESTRELADO: Benefícios, Usos e Contraindicações


Anis-estrelado ou estrela-de-anis é uma planta de uso culinário e medicinal, a Illicium verum, originária da China e do Vietnã. Mas, existe outro, japonês, parecidíssimo, que é altamente tóxico – trata-se do Illicium japonicum.

Enfim, o anis-estrelado é mais uma das especiarias orientais que entrou na nossa cultura medicinal e curativa desde tempos imemoriais. Esta planta cuja semente seca parece uma estrela, é rica em óleos aromáticos e seu aroma assemelha o do anis.

As duas espécies têm propriedades medicinais porém, é muito perigosa a confusão ou o usar uma pela outra (afinal é tudo anis-estrelado, não?) pois a espécie japonesa é neurotóxica e especialmente perigosa para crianças.

Uso medicinal do Illicium verum – anis-estrelado chinês

Esta especiaria tem propriedades antibacteriana, carminativa, diurética, odontálgica, estimulante e protetiva estomacal.

Faz-se uso interno para tratar dores abdominais, distúrbios digestivos e queixas como lumbago.

É frequentemente utilizada em medicinais para tratamento de distúrbios digestivos e tosse, em parte também por causa de seu sabor agradável.

O anis-estrelado é eficaz para vários distúrbios digestivos, incluindo cólicas, e pode ser administrado com segurança às crianças.

Usa-se a fruta, colhida quase madura, para mastigá-la em pequenas quantidades após as refeições, a fim de favorecer a digestão e adoçar a respiração. O fruto tem um efeito antibacteriano similar à penicilina.

Dos frutos maduros se extrai o óleo essencial e, quando secos, são usados para decocção ou para se fazer o chá. De suas sementes, faz-se um remédio homeopático, segundo informa o site Plantes for a Future.

Benefícios medicinais do anis-estrelado chinês:

  • antisséptico
  • antibacteriano
  • anti-inflamatório
  • calmante
  • digestivo
  • diurético
  • relaxante
  • indutor do sono
  • analgésico

Seu princípio ativo é tão poderoso que integra a produção do antiviral Oseltamivir ou Tamiflu.

Usos culinários do Illicium verum – anis-estrelado chinês

O fruto é usado como um condimento em caril, chás e picles, sopas, caldos e marinadas.

É um ingrediente do “pó de cinco especiarias” usado na cozinha chinesa e vietnamita.

O óleo essencial é utilizado para aromatizar licores, refrigerantes e produtos de panificação.

Na Índia, o anis-estrelado chinês é usado em substituição do anis comum por ser mais barato que este.

Cuidados no uso do anis-estrelado (contraindicações)

O óleo essencial de anis-estrelado (chinês ou japonês) é tóxico se ingerido.

Qualquer dos dois tipos de anis-estrelado tem efeitos tóxicos se usado em excesso.

O anis-estrelado japonês é neurotóxico quando usado, em chá, para crianças pequenas e, tal se verificou por conta de adulterações nos lotes do anis-chinês em venda nos mercados europeus. Portanto, todo cuidado é pouco já que as plantas são muito parecidas e, por este motivo se desaconselha a administração deste chá para bebês, apesar de ser excelente para tratar cólicas e outros desarranjos intestinais.

O chá de anis-estrelado chinês

Este é um chá que eu costumo usar quando me sinto gripada, ou cansada e tensa, com dificuldade para adormecer e, para este fim particular, coloco uma estrela de anis junto com outro chá de ervas, em 1 litro de água fervente. Ou 1 estrela de anis em uma xícara de água já quente. Nos dois casos deixo a estrela de anis enquanto dura o líquido e, como é dosagem leve, tomo quantas xícaras tiver vontade.

Mas, a recomendação que vejo por aí é de se fazer a decocção por 10 minutos de 1 colher de sopa de estrelas de anis em 1 litro de água. Francamente, para mim essa dosagem é muito forte mas, cada um é um universo, certo?

Porém, como já foi dito antes – não dê chá de anis-estrelado para os bebês pelo simples fato de poder ser confundida a estrela de anis chinesa com a homônima japonesa, que é muito mais forte (e portanto, mais tóxica também).

Leia mais: CÓLICA EM RECÉM-NASCIDO: POSSO DAR CHÁ? O QUE FAZER?

Talvez te interesse ler também:

CHÁS EMAGRECEDORES: NATURAIS E EFICIENTES

O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...