O que acontece ao nosso corpo se comermos cúrcuma todos os dias?

O que acontece ao nosso corpo se comermos cúrcuma todos os dias?

Curcuma longa, cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra e tantos outros nomes que são dados a esta planta de cor majestosa, cuja raiz é um verdadeiro remédio natural.

O que acontece ao nosso corpo se todos os dias colocarmos um pouco dessa especiaria em nossos pratos? A dose recomendada é 3 gramas por dia (uma colher de chá) e no link abaixo, temos algumas dicas de como usar a cúrcuma na culinária.

Efeitos da cúrcuma no corpo

 

Menos dores

Este estudo faz uma revisão dos efeitos anti-inflamatórios da curcumina. Inflamações podem ser a causa de diversas doenças e mesmo as dores comuns, como dores nas costas podem estar ligadas a inflamações. Portanto, colocar açafrão nos pratos do dia a dia podem ajudar a reduzir dores e doenças.

Um coração de aço

Um coração mais forte é possível com a cúrcuma. Este estudo demonstrou que a curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, é capaz de reduzir os níveis do colesterol ruim LDL e fazer uma limpeza nas artérias removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

Com o cérebro em forma

Este estudo demonstra as várias propriedades neuroprotetivas da curcumina incluindo melhoras na cognição das pessoas. Então, para manter o cérebro em forma e para diminuir a possibilidade de ocorrência de doenças neurodegenativas como Alzheimer e Parkinson, uma colherzinha de cúrcuma por dia no arroz, feijão, sopas…

foto

Longe do câncer

Um verdadeira especiaria anticâncer. Este estudo demonstra a ligação entre idade e câncer, a doença “da velhice” pode ser combatida com a curcurmina que demonstrou poder de interferência sobre as múltiplas vias de sinalização celular, sendo útil no combate à leucemia, tumores gastrointestinais, de mama, de ovários e outros.

Nada de artrite reumatoide

Artrite e alimentação andam pelos mesmos lugares. Este estudo demonstrou os benefícios da cúrcuma no tratamento de artrite devido ao seu alto poder anti-inflamatório.

Digestão leve

Este estudo demonstra que a cúrcuma é eficaz também para resolver problemas de digestão. No entanto não é indicada para pessoas que sofrem de colecistite (inflamação da vesícula biliar)

Bom humor sempre

Até o humor pode melhorar quando se começa a usar mais a cúrcuma em nossa dieta diaria. Este estudo demonstra os efeitos da curumina no tratamento da depressão.

Talvez te interesse ler também:

20 DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL RUIM

7 especiarias que ajudam a viver mais e com saúde

Ciboulette (Cebolinha Francesa): benefícios, usos e receitas

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

2 comentários em “O que acontece ao nosso corpo se comermos cúrcuma todos os dias?”

  1. Avatar
    Tomás Izastro Guiliche

    Já lá vão milhares de dias que consumo esta raiz em comidas, chás e até para tratar feridas e cicatrizes.
    Bem, disso tudo é que não sabia.
    Muito obrigado pela informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *