Cáscara-sagrada: benefícios e usos desta erva laxativa e diurética

Cáscara-sagrada: benefícios e usos desta erva laxativa e diurética

A cáscara-sagrada, Rhamnus purshiana, é uma planta medicinal nativa das florestas de coníferas da América do Norte. Uma planta de sabor amargo que tem ação diurética e laxativa e que, segundo a medicina tradicional chinesa, atua nos meridianos do intestino grosso e estômago.

Uso medicinal da cáscara-sagrada

Esta planta é útil em casos de intestino preguiçoso, problemas urinários e alguns casos de inflamações das articulações.

Deve ser usada em doses mínimas pois seu efeito laxante é bastante forte. É recomendado o uso da planta fresca ou da casca nova já que, quando esta envelhece, a ação laxante pode ser acompanhada de dor abdominal, desconforto e diarréia explosiva. A ingestão da cáscara-sagrada aumenta a peristáltica da mucosa do cólon facilitando sua limpeza completa.

Na medicina chinesa, a cáscara-sagrada é reconhecida também por suas qualidades frias, picantes, levemente amargas e frescas, como um fitoterápico dissipador do calor intestinal, refrescante das vísceras e estancador do sangue, em casos de hemorragias internas. Por esses seus atributos é aplicada em tratamentos de perdas menstruais acentuadas, durante o período menstrual ou fora deste, menstruação irregular, disenteria e hemorróidas com sangramento.

Funciona como vermífugo pois, sua ação laxante faz com que os vermes intestinais saiam dos intestinos. Algumas variedades de cáscara-sagrada podem ter ação tóxica.

Aqui você poderá ler, em detalhes, o uso fitoterápico que a medicina tradicional chinesa indica para esta erva curativa, assim como a forma de preparo e dosagem das infusões.

Como tomar cáscara-sagrada

Você pode fazer uso desta planta laxante pela ingestão de cápsulas do extrato seco, à venda em farmácias fitoterápicas, pelo chá das folhas, ou da casca, e pelos medicamentos da fitoterapia chinesa, em preparados específicos e combinações diferenciadas.

Para preparar o chá de cáscara-sagrada

chá cáscara sagrada

1. Receita para chá com casca

Colocar 25g de cascas numa panela com 1 litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Beber 1 a 2 xícaras por dia.

2. Receita para chá com folhas

Em um litro de água fervente despeje uma colher de sopa de folhas (bem limpas) de cáscara-sagrada. Ferva por 5 minutos, deixe esfriar e coe. Pode guardar na geladeira.

Precauções para o uso

Não se aconselha o uso da cáscara-sagrada durante a gravidez e lactação ou, para qualquer pessoa, por longos períodos de tempo.

Reações adversas possíveis

Em função da dosagem e tempo de uso, ou sua sensibilidade pessoal, o uso da cáscara-sagrada pode ocasionar náuseas, diarreia, vômitos, cólicas intestinais, colestase (redução ou interrupção do fluxo biliar). Seu uso continuado na obstipação crônica pode criar habituação.

Cáscara-sagrada emagrece?

Algumas pessoas afirmam (leia aqui) que o uso de extrato seco de cáscara-sagrada, em cápsulas, tem efeito emagrecedor. Com certeza, caso você sofra com retenção hídrica, qualquer erva com efeito diurético ajudará a reduzir seu peso, em água e, caso você tenha prisão de ventre crônica ou frequente, o que também aumenta o peso, qualquer erva laxante fará com que você reduza quilos.

Não há nenhum estudo ou informação que afirme que o consumo de cáscara-sagrada vai atuar positivamente na redução da sua ansiedade ou modificar substancialmente o seu metabolismo. Assim, fica aqui a dica: plantas medicinais diuréticas e laxantes não são ervas emagrecedoras mesmo quando reduzem, sintomaticamente, o seu peso e suas medidas.

Especialmente indicado para você:

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER

NOZ DA ÍNDIA: EMAGRECE! MAS, SAIBA O QUE ESTÁ COMPRANDO

NOGUEIRA DA ÍNDIA: TODOS OS USOS MEDICINAIS. FUNCIONA PARA EMAGRECER?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *