Teixo (Taxus baccata): para que serve, mitologia e significado


Teixo (Taxus baccata) é uma árvore milenar, bela, frondosa e robusta, frequentemente cultivada para embelezar jardins e áreas paisagísticas. Além de ser muito ornamental, é medicinal e possui um forte simbolismo espiritual.

Conheça essa maravilhosa árvore ancestral com as informações a seguir.

Origem

Teixo (Taxus baccata) é uma árvore perene encontrada nas regiões temperadas da Europa, Ásia e partes da África do Norte, que também tem sido sendo cultivada em outras partes do mundo.

Etimologia

“Taxus” vem do grego “taxon”, que significa “arco”, pois o teixo era frequentemente usado para fazer arcos na Grécia antiga; e “baccata”, vem do latim “bacca”, que significa “baga”, uma referência ao seu fruto carnudo, vermelho, brilhante e venenoso para os seres humanos e animais.

Imagens do Teixo

Saiba identificar o teixo (Taxus baccata) através das imagens abaixo:

Para que serve o Teixo

O teixo é amplamente cultivado como árvore ornamental e para a fabricação de medicamentos. A casca, folhas e sementes dessa árvore contêm diversos compostos com propriedades químicas únicas que, quando isolados, podem ser úteis no tratamento de vários tipos de doenças.

Embora o teixo tenha esse potencial medicinal, é importante alertar que a ingestão da planta pode ser tóxica e, dependendo da dose, letal.

Análise dos Compostos Químicos e Medicinais

Um estudo publicado no Jornal Internacional de Fitomedicina e Fitoterapia investigou pela primeira vez o perfil de compostos flavonoides de extratos de agulhas de Taxus baccata cultivadas na Argélia, e avaliou suas atividades antioxidantes. Segundo a conclusão do estudo:

  • A análise desse extrato mostrou a presença de 23 compostos flavonoides.
  • Estes compostos bioativos possuem propriedades antioxidantes muito valiosas, atuando no combate aos radicais livres, confirmando a importância medicinal desta planta.
  • Os resultados revelaram que o potencial da Taxus baccata. como fonte de moléculas bioativas naturais, pode ser explorado nas áreas alimentícia e farmacêutica.

Propriedades Medicinais e Benefícios

Os compostos químicos do teixo são promissores para uso medicinal e farmacêutico por suas várias propriedades como:

Efeito antitumoral

O principal composto responsável pelo efeito antitumoral do teixo é o paclitaxel, que é um agente quimioterápico usado no tratamento de câncer de mama, ovário e pulmão. A paclitaxel é extraída das folhas e casca do teixo. No entanto, é importante notar que se trata de uma substância altamente tóxica e só deve ser utilizada sob orientação médica e em ambiente hospitalar.

Anticâncer

As casca, folhas e sementes dessa árvore contêm compostos chamados taxoides, que possuem propriedades químicas únicas que podem ser úteis no tratamento de vários tipos de câncer.

Ação antioxidante

Contém vários compostos antioxidantes, incluindo vitaminas C, E e flavonoides que ajudam a prevenir danos celulares causados ​​por radicais livres, protegendo contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Poder anti-inflamatório

Possui vários compostos anti-inflamatórios, incluindo taxoides e flavonoides. Esses compostos ajudam a reduzir a inflamação no corpo e podem ser úteis no tratamento de doenças inflamatórias como artrite.

Efeito cardioprotetor

Por conter compostos flavonoides e taxoides, o teixo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Esses compostos auxiliam a reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.

Aviso: É importante lembrar que o uso do teixo e qualquer planta para fins medicinais deve ser supervisionado e orientado por um profissional de saúde qualificado.

Toxidade

Como já dito, o teixo é uma planta extremamente tóxica para humanos e animais. Todas as partes da planta, incluindo folhas, sementes e madeira, contêm um composto químico chamado taxina, que é altamente venenoso e pode causar morte se ingerido em quantidade inadequada.

Os sintomas da intoxicação por teixo podem incluir náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, tontura, fraqueza, dores cardíacas irregulares, convulsões e até mesmo coma. Em casos graves, uma intoxicação pode ser fatal.

Se houver suspeita de que uma pessoa ou animal tenha sido exposto ao teixo, é importante procurar ajuda médica ou veterinária imediatamente.

Pode usar o teixo como remédio caseiro?

Embora a casca e as folhas do teixo contenham alcalóides que têm sido usados ​​historicamente em algumas culturas para tratar dores de cabeça, reumatismo e outras condições, é importante ressaltar que esses compostos podem ser tóxicos e devem ser usados ​​apenas sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Reforçando, o teixo (Taxus baccata) é uma planta venenosa e altamente tóxica, portanto não é recomendável usar suas partes para fazer remédios caseiros ou preparações culinárias.

A ingestão de partes do teixo pode causar sintomas graves como vertigem, convulsões, coma e até morte.

Existe Teixo (Taxus baccata) no Brasil?

O teixo não é natural do Brasil, porém pode ser cultivado em nosso país e outras partes do mundo, desde que em condições adequadas e/ou adaptadas, pois é uma árvore que aprecia clima temperado.

Como cultivar Teixo (Taxus baccata) no Brasil?

Para cultivar no Brasil ou em outras partes do mundo, o teixo requer cuidados especiais:

Clima e solo

O teixo cresce melhor em áreas com clima temperado, mas pode tolerar um clima mais quente se mantido em áreas sombreadas e úmidas. Ele prefere solos saudáveis, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Local

Escolha um local de plantio, que seja sombreado e protegido do vento. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e não fique encharcado.

Plantio

O teixo pode ser propagado a partir de sementes ou estacas.

Sementes

O plantio de sementes de teixo pode ser um processo demorado e levar até um ano ou mais para que as sementes germinem.

Passos para plantar sementes de teixo:

  1. Obtenha as sementes retiradas da planta adulta ou compradas em lojas especializadas em jardinagem.
  2. Usando luvas, retire a polpa das sementes, lave-as e deixe secar completamente.
  3. Escolha um local para plantio que receba luz solar indireta e tenha solo limpo, bem drenado e com composto orgânico.
  4. Coloque as sementes em covas rasas e cubra-as com uma fina camada de solo.
  5. Regue as sementes e mantenha o solo úmido continuamente.

Estacas

Seguem os passos para plantar estacas de teixo:

  1. Use luva e uma tesoura de poda limpa e afiada para cortar estacas de cerca de 15 a 20 cm de comprimento, de preferência durante o final do inverno ou início da primavera.
  2. Corte abaixo de um nó, deixando pelo menos dois pares de folhas no topo.
  3. Remova as folhas da parte inferior 1/3 da estaca.
  4. Escolha um local com solo bem drenado e fértil.
  5. Cave um buraco com profundidade suficiente para acomodar a estaca, cerca de 5 a 10 cm.
  6. Insira a base da estaca no buraco e cubra com terra.
  7. Regue suavemente para umedecer o solo e mantenha-o sempre úmido,
  8. Durante o período de enraizamento, insira uma vara de bambu ou suporte ao lado da estaca para ajudar a sustentá-la.

Observações: O teixo cresce lentamente, então, pode levar alguns meses antes que as estacas comecem a crescer.

Tenha em mente que a taxa de sucesso do enraizamento da estaca do teixo pode variar e que nem todas irão enraizar.

Rega e fertilização

Precisa de rega regular e também é indicada fertilização com composto orgânico, que pode ser um adubo vegetal, para fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável.

Poda

A poda ajuda a manter o teixo robusto e permite dar uma formato a esta árvore. O período ideal para a poda é no final do inverno ou início da primavera.

Proteção contra a toxidade dessa árvore

O teixo é uma planta tóxica e requer cuidados especiais, como:

  • Deve ser cultivado em um local seguro, onde crianças e animais de estimação não tenham acesso. Lembre que as bagas vermelhas dessa árvore são venenosas.
  • Para manuseá-lo use luvas e lave tesouras de poda após o uso lembre que as bagas vermelhas são venenosas.
  • Se você não tiver certeza sobre o cultivo ou o manejo adequado do teixo, consulte um especialista em jardinagem ou um profissional de horticultura antes de começar.

Harry Potter e a Varinha de Teixo

A varinha de teixo é um objeto ficcional que aparece na série de livros e filmes de Harry Potter, criada pela autora britânica JK Rowling. Na história, essas varinhas são consideradas muito poderosas. Harry Potter possui uma varinha de teixo para enfrentar o seu principal adversário, o Lord Voldemort.

O Teixo em várias Mitologia e Culturas

O teixo era considerada uma árvore sagrada em várias culturas ancestrais, por isso tem uma longa história em várias mitologias:

Mitologia celta

Os druidas consideravam o teixo como um símbolo de morte e renascimento, devido à capacidade dessa árvore renascer após ser cortada. O teixo também era associado à imortalidade e era usado em rituais funerários para proteger e guiar as almas dos mortos.

Mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, o teixo era considerado uma árvore de Yggdrasil, a Árvore do Mundo que conectava os nove reinos da mitologia nórdica. O teixo era visto como uma árvore sagrada que representava a morte e a vegetação da vida.

Mitologia grega

Nesta mitologia, o teixo era associado à Hécate, a deusa da magia, dos mistérios e da noite.

Mitologia romana

Na mitologia romana, o teixo era associado ao deus Baco, o deus do vinho e das festas. Acredita-se que Baco tenha feito sua coroa de teixo, e que o teixo tenha sido usado como uma planta medicinal em algumas práticas romanas.

Simbologia Espiritual

O teixo é uma árvore que possui uma simbologia espiritual profunda em várias  tradições milenares. Algumas dessas simbologias incluem:

Vida e morte

Por ser uma árvore que pode viver por mais de mil anos, o teixo simboliza vida longa e sabedoria.

Imortalidade

A longevidade do teixo também é vista como uma representação da imortalidade e da eternidade. Em algumas tradições, acredita-se que a alma das pessoas que foram enterradas sob um teixo continuarão a viver na árvore.

Proteção e cura

Em algumas culturas, acredita-se que esta árvore possa proteger a alma de espíritos malignos e que também tenha o poder de curar.

Espiritualidade

O teixo vem sendo associado à espiritualidade. Algumas tradições acreditam que a árvore é um portal para o mundo dos espíritos e que é possível se comunicar com os mortos por meio dela.

Com tantos poderes que essa árvore tem, dá até para considerá-la um Mago Vegetal da Natureza!

Fontes:

Para mais conteúdos sobre usos e benefícios de plantas, veja:

Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada

Erva-de-cabra-chinesa: Para que serve, usos e benefícios

Flor Angélica: Significado, simbolismo, usos e benefícios

Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios

Tagua: Planta-elefante, marfim vegetal. Usos e benefícios




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...