10 divisórias de ambientes para casa, usando a reciclagem criativa

divisórias de ambientes para casa

Divisórias e divisores permitem criar novos ambientes dentro de grandes espaços, e doam um pouco de privacidade. Estas soluções são adequadas tanto para a casa quanto para o escritório.

Quem trabalha em casa, pode com uma divisória, criar seu pequeno escritório na sala de estar. Para economizar, faça você mesmo divisórias com materiais recuperados e reciclados, tais como paletes, compensados, discos de vinil, portas e janelas antigas...São tantas ideias, uma mais linda que a outra. Confira!

1. CD velho

The Scrap Exchange em Durham, na Carolina do Norte, decidiu usar CDs velhos para fazer uma divisória usando a reciclagem criativa. Uma ideia muito bacana para dar nova vida aos velhos CDs-Rom que não estão mais funcionando. Use a imaginação para pintá-los ou cobri-los com papéis coloridos, e junte um ao outro usando um fio de nylon.

fonte foto: scrapexchange.com

2. Vinil

Outra idéia para criar uma divisória com a reciclagem criativa é reutilizando os velhos vinis que não funcionam mais. Você pode reutilizá-los como estão, ou pintá-los ou revesti-los com papel de acordo com a decoração que quiser fazer. Na foto criaram uma divisória entre a sala de jantar e sala de estar cobrindo os vinis de branco. Ficou muito chic, não é verdade?

fonte foto: apartmenttherapy.com

3. Cordas

Esta idéia também ficou ótima. É a proposta da Alwill Studio em Sydney. Aqui foram usadas de uma série de cordas simples, esticadas verticalmente entre dois suportes de madeira onde foram amarradas. O efeito é muito natural e permite que você dê brilho ao espaço.

fonte fotos: the-brick-house.com

4. Estantes

Se você tem disponível uma estante velha que você não sabe onde colocar, use-a como um divisor de quarto ou dê a estante de presente à alguém que precise de uma divisória. Desta forma, você separa dois espaços, livros e enfeites vão encontrar um novo lugar.

fonte foto: icraftopia.com

5. Paletes

Outra idéia para criar repartições e divisores faça você mesmo, é com a reutilização de paletes. Entre outras coisas, como você pode ver na foto, os paletes podem ser úteis para pendurar pequenos quadros, cartazes etc. Eles também podem ser pintados e combinados com algumas caixas de frutas para criarem a base.

fonte foto: icraftopia.com

6. Divisórias verde

Aqui está uma idéia que pode ser ótima para o escritório pois, trazer um toque de verde nos ambientes de trabalho, como vimos, aumenta a produção, além de dar vida a estes lugares geralmente anônimos e vazios. Divisórias verdes são pequenas paredes móveis com trepadeiras, ou prateleiras em que se possa colocar vários vasos. Use a imaginação!

fonte foto: marthastewart.com

7. Janelas e persianas antigas

Encontrando em lojas de materiais usados para construção, janelas e persianas antigas, você poderá criar divisórias verdadeiramente lindas para as salas maiores, como as que se vê nas fotos.

fonte foto: bobvilla.com

8. Portas Velhas

Não só janelas velhas, mas também portas antigas. Aqui foram usadas várias portas juntas que deram vida a um dobrável divisor de quarto, graças às dobradiças das portas que permitem abrir, fechar e separar áreas da casa. Você pode pintar as portas para dar um efeito vintage, como na foto.

fonte foto: scaramangashop.co.uk

9. Panos coloridos

Nesta foto fez-se uma cabine onde praticamente uma linda cortina de babados coloridos formam um quadro em uma estrutura que pode ser feita com ripas de madeira encontradas facilmente em lojas de materiais usados para construção. Veja aqui o tutorial.

fonte foto: kinassauerstyle.com

10. Papelão

Finalmente, esta é a maneira mais fácil de criar uma divisória, adequada principalmente para os quartos infantis. É a reutilização de caixas de papelão resistente e suficientemente grandes. Deixe as crianças pintarem o sete na divisória. Veja aqui um tutorial.

fonte foto: instructables.com

Leia também:

10 IDEIAS PARA RECICLAR CAIXAS DE SAPATOS

10 IDEIAS PARA RECICLAR TAMPINHAS DE CERVEJA

IDEIAS ORIGINAIS PARA RECICLAR CHAVES

7 IDEIAS PARA CONSTRUIR COM MATERIAIS RECICLADOS