Fibra da casca de coco substitui uso da madeira e salva milhares de árvores


Em tempos em que o reaproveitamento se faz necessário para a preservação de nosso planeta, surge o palete feito de fibra de coco.

O concretizador dessa ideia sustentável e ecológica é Michiel Vos, fundador do projeto Cocopallet, que utiliza a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Esses paletes são feitos com a fibra da casca de coco substituindo o uso da madeira, o que contribui para reduzir o uso de árvores e a devastação de florestas.

Na Índia, os produtos extraídos dos coqueiros são utilizados de diversas formas, como por exemplo em artesanato, na culinária e agora tem mais essa utilidade. A utilização da casca de coco na fabricação de paletes eliminará o descarte das cascas de coco no lixo e a incineração delas, o que gera fumaça e poluição do ar.

Outra vantagem da produção dos paletes de coco é que ela representará fonte de renda e trabalho para os agricultores locais.

E não para por aí as vantagens, pois, um outro benefício ainda é a eliminação da necessidade da Ásia de importar madeiras de outros países, para a produção de mais de um bilhão de paletes de madeira por ano.

A produção interna de paletes de casca de coco na Ásia impactará de forma positiva o meio-ambiente, pois eliminará um enorme custo de transporte e o corte de milhares de árvores.

Que essa notícia boa se expanda em outros países, pois assim beneficiará e muito o meio ambiente!

Talvez te interesse ler também:

QUE TAL UM VINHO DE MANDIOCA CRIADO POR MULHERES INDÍGENAS?

PLÁSTICO RECICLADO E LÂMPADA A ENERGIA SOLAR: A MOCHILA QUE SOLUCIONA A FALTA DE ELETRICIDADE NA ÁFRICA

A GRANDE MURALHA VERDE: 8 MIL KM DE ÁRVORE PARA SALVAR A ÁFRICA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...