Estudo revela que poluição do ar causa grande redução da inteligência


A poluição atmosférica reduz nosso QI. É um pouco como dizer: se você respira ar poluído, seu cérebro encolhe. É exatamente isso o que acontece se é forte o impacto dos altos níveis de ar tóxico, poluído que respiramos. O que seria equivalente a “perder um ano de instrução”.

Este é o retrato delineado por um novo estudo da Yale School of Public Health, nos Estados Unidos, segundo o qual altos níveis de poluição envolvem uma enorme redução da inteligência e quedas significativas das habilidades cognitivas, linguísticas e aritméticas.

A pesquisa foi realizada na China, mas obviamente diz respeito a todo o mundo, com 95% da população mundial respirando ar perigoso.

“Ar poluído pode causar uma redução no nível de educação por ano, o que é enorme”, explica Xi Chen, membro do grupo de pesquisa. Mas sabemos que o efeito é pior para os idosos, especialmente aqueles com mais de 64 anos, para homens e para aqueles com baixa escolaridade”.

Pesquisas anteriores já haviam descoberto que a poluição do ar prejudica o desempenho cognitivo dos estudantes, mas este estudo é o primeiro a examinar pessoas de todas as idades e a diferença entre homens e mulheres.

prematuras por ano, mas os danos às capacidades mentais das pessoas eram até agora menos conhecidos. Um estudo recente descobriu que o ar tóxico deveria estar ligado a uma “mortalidade extremamente alta”, especialmente de pessoas com transtornos mentais; outro trabalho ligava-o ao aumento de doenças mentais em crianças; enquanto outra análise confirmou que aqueles que moravam perto de estradas movimentadas tinham um risco aumentado de demência.

Agora, o novo trabalho analisou os testes de linguagem e aritmética realizados nos estudos de painel em famílias chinesas de 20.000 pessoas em todo o país entre 2010 e 2014. Os cientistas compararam os resultados do teste com registros de poluição de dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre e descobriu que, para as pessoas que tinham sido expostas ao ar sujo, os danos à inteligência eram maiores, com uma habilidade linguística mais prejudicada do que as habilidades matemáticas e homens mais prejudicados do que mulheres. “Um aumento de 1 mg de poluição ao longo de três anos – explicam os estudiosos – equivale a perder mais de um mês de educação. Pequenas partículas de poluição são particularmente prejudiciais”.

“A alta poluição atmosférica pode potencialmente estar associada ao estresse oxidativo, à neuroinflamação e à neurodegeneração de seres humanos”, explica Derrick Ho, da Universidade Politécnica de Hong Kong. Mas não há atalho para resolver esse problema – disse ele. Os governos realmente precisam adotar medidas concretas para reduzir a poluição do ar. Isso pode beneficiar o capital humano, que é uma das forças motrizes mais importantes por trás do crescimento econômico. Na China, a poluição do ar está caindo, mas permanece três vezes maior que os limites estipulados pela Organização Mundial de Saúde”.

Segundo a OMS, de fato, 20 das cidades mais poluídas do mundo estão localizadas em países em desenvolvimento e, a China, que abriga muitas dessas cidades, tem declarado “guerra à poluição” nos últimos cinco anos.

Aarash Saleh, médico da campanha “Médicos contra Diesel”, disse: “Este estudo adiciona ao banco de evidências que mostra que a exposição à poluição do ar pode piorar a nossa função cognitiva. O tráfego rodoviário é o maior contribuinte para a poluição do ar em áreas residenciais e o governo deve agir com urgência para remover veículos altamente poluentes de nossas estradas”.

O ar está poluído e está prejudicando a saúde de todos nós todos os dias e as políticas atuais ainda não parecem estar à altura do desafio: os governos não podem perder mais tempo e têm que se comprometer a levar a poluição do ar abaixo dos limites legais o mais rapidamente possível.

Sobre este mal dos nossos tempos, talvez te interesse ler também:

POLUIÇÃO DO AR E DIABETES. TUDO A VER. O AR POLUÍDO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA DOENÇA

INFERTILIDADE MASCULINA: A POLUIÇÃO COMPROMETE A QUALIDADE DOS ESPERMATOZOIDES

SÃO ESTES OS TIPOS SANGUÍNEOS QUE MAIS CORREM RISCO DE INFARTO POR POLUIÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...