Jogos de Tabuleiro: 10 Ideias Faça Você Mesmo

  • atualizado: 
Jogos de Tabuleiro

Atualmente, com o advento das novas tecnologias, como tablets e celulares, é cada vez mais raro ver um grupo concentrado em ganhar um jogo de tabuleiro.

Tão antigos quanto à própria história da civilização, os jogos de tabuleiro não são apenas divertidos, também fazem um bem incrível ao cérebro.

É um verdadeiro treino mental, no qual há estímulos para formação de novas conexões neurais; o jogo força o cérebro a exercitar a memória, a atenção, o raciocínio, além de atuar como uma importante ferramenta de socialização.

Já existem diversos estudos a respeito dos benefícios, então por que não aproveitar essas inúmeras vantagens para criar jogos de tabuleiro para as crianças?

Leia mais: OS JOGOS DE TABULEIRO SÃO BONS PARA O CÉREBRO

Abaixo confira 10 ideias muito bacanas e fáceis de fazer.

 

1. Dama

A maioria das pessoas tem tampinhas sobrando em casa. Caso não tenha, basta pedir em bares e comércios locais e investir nesse jogo de damas. Para o tabuleiro, um papelão ou embalagem de cereais servem perfeitamente. Depois de traçar as linhas, é só pintar das cores que preferir. Veja aqui como fazer o teu jogo de damas e também outros brinquedos. Tudo com materiais reciclados!

foto

2. Jogo da Velha

O jogo da velha é um dos primeiros que as crianças aprendem a jogar. Embora ele possa ser feito até mesmo em uma folha de papel, dá para fazer uma versão mais elaborada – e reciclada – usando tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e papelão. As crianças certamente vão amar. Confira o passo a passo no vídeo abaixo.

3. Xadrez

Pode parecer impossível fazer um jogo de xadrez – um dos mais elaborados dentre os jogos de tabuleiro – com material reciclado. Mas não é! Com um pouco de paciência e muitos potinhos de leite fermentado à mão, é possível fazer um jogo de xadrez, que não deixa nada a dever às versões compradas. Acompanhe o tutorial:

4. Trilha 

Uma boa forma de ensinar conceitos matemáticos, de um modo lúdico, é jogar trilha com a criançada. Basta uma caixa de pizza, algumas tampinhas, papel e muita criatividade para fazer esse jogo.

5. Sinuca com botão 

Alguns pedaços de madeira velha e botões são suficientes para fazer essa sinuca, improvisada, mas muito criativa. Confira no vídeo o resultado e boa diversão!

6. Labirinto 

Para fazer esse labirinto, é só usar materiais que, geralmente, se tem em casa: cola, papel milimetrado ou quadriculado, papelão, palito de picolé, cola quente, régua, tesoura, tinta, pincel, canetinhas, canudo e miçangas. No vídeo há o passo a passo. Esse jogo vai render muitas horas de concentração por parte da criançada!

7. Dominó 

Esse dominó é um pouco diferente, mas muito divertido. Para fazê-lo são necessárias 56 tampinhas e 7 pedaços de EVA de cores diferentes. Aprenda como confeccionar esse dominó e bom jogo!

8. Feche a caixa 

Quer um jogo diferente para apresentar para as crianças maiores? Aprenda a fazer esse “fecha a caixa” com tampinhas de garrafa, papelão, dados e outros materiais a escolha para fazer o tabuleiro. A ideia é fechar a caixa, utilizando a matemática.

9. Memória geográfica 

As tampinhas são muito versáteis e podem ser usadas também para ensinar geografia. Quem diria? Aprenda como fazer esse jogo da memória, utilizando capitais e estados brasileiros como base.

10. Jogo da memória 

Uma versão do jogo da memória é fazer cartinhas com papelão e cor de preferência. Com régua, lápis e tesoura dá para diversificar as peças, conforme a imaginação permitir. Confira!

Gostou dessas dicas? Talvez te interesse ler também: BRINQUEDOS RECICLADOS: 10 IDEIAS “FAÇA VOCÊ MESMO”.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!