Dia das mães: faça você mesmo 10 presentes com materiais reciclados


Domingo, 8 de maio é dia das mães. Apesar de a data ser um pouco, ou muito, comercial, a verdade é que todos os dias é dia de beijar, abraçar e presentear as mamães agradecendo-as por sua dedicação e amor infinitos.

Para deixarmos de lado a parte comercial, lojas cheias e tudo o mais, e aproveitando do fato que um presente feito especialmente por você tem um valor muito maior do que qualquer artigo de grife, selecionamos 10 ideias para você fazer com todo o carinho aquele presente personalizado para a tua mãe.

E pode ter certeza que nem toda mãe tem uma filho (a) assim dedicado como você.

Mãos à obra!

Porta-temperos

A mamães que amam cozinhar vão achar muito útil este presente. É muito simples realizá-lo. Use sua criatividade para reutilizar os potes de vidro que tem em casa. Escreva as etiquetas com sua letra, pinte as tampas dos potes, invente!

O video abaixo ensina em dois minutos tudo o que você precisa saber para fazer porta-temperos reutilizando vidro. Veja antes aqui como higienizar e reutilizar potes de vidro.

Porta-brincos

Utilize um cabide para deixar os brincos da mamãe bem organizados. Você só precisa de perfurar pequenos buracos na parte interna do cabide e colocar ganchos nele. O cabide é muito prático, pois pode ser pendurado em praticamente qualquer lugar e até mesmo ser levado onde a pessoa for se arrumar, no banheiro ou no quarto. Além dos brincos, é possível pendurar colares, pulseiras e até anéis… Veja aqui um tutorial completo.

Outra ideia é fazer um porta-brincos reutilizando CDs velhos. Veja o vídeo:

Colar feito com uma t-shirt velha

Olha que lindo, e chic! esse colar. Simplicíssimo de fazer, basta cortar em tiras o tecido da t-shirt para formar um colar da espessura, do comprimento e da cor desejada.

Etiquetas para a horta

Atenção papais que querem fazer um presente todo especial para a mãe de seus filhos: este presente pode ser facilmente preparado pelas crianças com a tua ajuda. Ideia legal também para as professoras que querem propor o reciclo às crianças da escola. As etiquetas para o jardim podem ser realizadas, por exemplo, com a reciclagem de colheres descartáveis, sorvetes e palitos de picolé sobre os quais se possam desenhar. Use a imaginação!

Cosmético anti-idade faça você mesmo

Existem várias possibilidades de você mesma criar um trem antirrugas para sua mãe. Escolha no link abaixo a receita que mais gostar ou a que tiver os ingredientes em casa. Capriche na embalagem.

Bloco de notas utilizando folhas de caderno velho

Para as mamães que rotineiramente preparam uma lista de compras com papel e caneta; para anotar as receitas, ou, como a maneira antiga, também para encher as páginas com mensagens de bons votos dedicados à sua mãe. Um bloco de notas original pode ser feito utilizando papel de caderno velho que você na7o usa mais.

Porta-lã de latinhas

Você tem uma mãe que ama tricô? Está aqui o presente ideal para ela, para ajudar a manter as suas lãs em perfeita ordem. Reutilize latas de café, ou quaisquer outras, de preferência feitas de metal e com tampa. Revista o exterior com papel colorido. As latas podem também ser fixadas em uma única plataforma de madeira, a fim de criar um plano de trabalho facilmente transportável. Veja todo o tutorial de fotos aqui.

Porta-copos de um CD velho

Se você tem um monte de CDs velhos, agora pode utilizá-los. Envolva-os em um tecido colorido. É um presente perfeito para dar às mães que gostam de desfrutar de uma xícara de chá na tranquilidade de casa. Para dar o conjunto completo, compre uma caneca usada em mercadinhos de coisas usadas, ou presenteie uma que você tenha em casa. Veja aqui como preparar o porta-copos.

Travesseiro de ervas

Você pode fazer um travesseiro de ervas perfumadas, o que é um presente muito criativo e natural. Com certeza vai agradar.

Leia sobre os seus benefícios medicinais aqui -> Travesseiro de ervas: os diversos tipos e os benefícios para a saúde

Veja no vídeo abaixo como fazer você mesma. É muito fácil e você pode fazer reutilizando materiais.

Vasos de latas ou utensilios de cozinha

Com a reciclagem criativa de potes e latas é possível obter o vaso perfeito para ser usado na criação de um jardim vertical,  para ser colocado no terraço ou na varanda para o cultivo de plantas. Acompanhe o presente com as sementes e a terra para as mães que têm o dedo verde.

Você também pode criar lindos vasos reutilizando panelas velhas e outros utensílios de cozinha.

Leia mais aqui:

Talvez te interesse ler também:

Mães cansadas, mulheres esgotadas física e psicologicamente. O que fazer?

O mito do amor materno que impede as mães de serem humanas

Faça você mesmo: 4 ideias de presentes sustentáveis para o Dia das Mães

Dia das Mães 2020: nossa homenagem à Mãe Natureza




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...