Mamilos Doloridos Durante a Amamentação: Dicas e Remédios Caseiros


Amamentar é uma delícia, é super necessário mas também pode ser doloroso caso você não tome algumas providências durante a gravidez. A questão é que, especialmente nas primíparas, os mamilos ainda não estão suficientemente adaptados para suportar a sucção, forte, do bebê. Veja aqui algumas boas dicas para você fazer, durante a gravidez, a preparação dos seus mamilos e, durante a amamentação, alguns remédios caseiros que poderá usar.

Por que os mamilos doem ao amamentar?

Existem algumas causas para que a gente sinta dor nos mamilos quando amamenta.

1. Mas, o pior motivo que origina dor é quando os mamilos se gretam, a pele se rompe e não tem tempo para cicatrizar antes da próxima mamada.

2. Outro motivo que pode fazer os mamilos doerem na amamentação tem a ver com a pele do mamilo ser muito fina, pouco resistente ao roce. Massagens com toalha seca, durante a gravidez, banhos de sol e banhos de água fria ajudarão, neste caso.

3. O formato é uma dos motivos (e, para isso, vai te ajudar uma massagem que puxe os bicos, para fora, durante a gravidez). Alguns casos de mamilos invertidos só buscarão sua forma “boa” com a ajuda do bebê succionando – e dá certo.

4. Este caso pode acontecer quando a forma do mamilo impede o bebê de succionar de forma correta, uniforme.

5. Ou se a posição do seu corpo ao amamentar, obriga o bebê a se agarrar dos mamilos com a boca, succionando forte para não cair.

6. Mas, também ocorre se você estiver com a pele dos seios desidratada

7. Ou se você der sempre o mesmo seio para mamar – este caso, também, resultará em enchimento exagerado de um lado e secamento do outro, oposto.

8. Se você não lavar e secar bem os mamilos após a amamentação, as enzimas da boquinha do bebê poderão corroer sua pele, facilitando a instalação de bactérias e fungos.

9. Os mamilos também ficam gretados quando você usa, de forma indevida, a bomba de extração de leite.

Que remédios naturais usar?

1. Leite de peito

O seu próprio leite é, na verdade, o melhor remédio para acelerar a cicatrização dos mamilos rachados. O leite materno também tem propriedades antibacterianas e contribuirá para a assepsia dos mamilos. Mas, após limpar seus mamilos com leite fresco, lave-os com água pura e seque-os bem. Esse tratamento se completa com “banhos de vento e banhos de luz” – ou seja, mamilos ao vento e ao sol.

2. Membrana de ovo

Aquela película viscosa e transparente que fica grudada na parte interna da casca do ovo fresco é muito boa para fazer curativo em mamilos rachados – lave bem os seios, seque-os devidamente, passe a membrana de ovo onde estiver ferido e deixe secar até a próxima mamada. Antes de dar este seio ao bebê, lave-o e tire a membrana que ainda ficar.

3. Azeite de oliva

O azeite de oliva tem propriedades hidratantes, antissépticas e cicatrizantes. Use-o morno, em massagens circulares sobre os mamilos, várias vezes por dia.

4. Infusão de camomila

Tenha sempre a mão um chá de camomila e use-o para lavar os mamilos após cada amamentação. Deixe o chá secar na pele, ao vento.

5. Calêndula – em chá, óleo, pomada ou creme

Você pode curar seus mamilos com chá de calêndula, em compressas sobre o mamilo rachado. Ou pode fazer um óleo de calêndula (com azeite de oliva ou óleo de amêndoas, por exemplo), ou pode comprar uma pomada ou creme, específicas para seios, nas farmácias de manipulação. Tome atenção com os ingredientes pois, seu bebê irá mamar no seio tratado e, talvez, ingira algum resíduo do creme que você usar.

6. Gel de babosa (Aloe vera)

A babosa, com suas propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas é uma boa solução para os mamilos gretados. Abra a babosa, retire o gel em pedaços e os congele – após a amamentação, passe o gel sobre os mamilos e pele adjacente e deixe secar. Não se esqueça de lavar os mamilos antes da próxima mamada, claro.

7. Pasta de morangos

Uma pasta de morangos frescos é muito refrescante e curativa para os mamilos cansados da sucção. Faça a pasta quando for usar. Se quiser, mistures com folhas de hortelã. Bata no liquidificador para ficar uma pasta bem suave.

8. Confrei

Um macerado de raiz de confrei ralada pode promover a cicatrização e rápida regeneração celular dos seus mamilos gretados. Aplique nas áreas feridas, deixe por até 20 minutos, retire e lave bem com água pura. Seque bem a área e deixe ao vento.

9. Mel com própolis

Massagear os mamilos, após cada mamada, com mel de boa qualidade, e própolis, é outra solução natural aconselhada pelas avós.

Lembretes finais

Mas, não se esqueça de que, mesmo em se tratando de remédios naturais, seu bebê não os deve ingerir então:

1. se você só tem um mamilo gretado, enquanto o trata, dê de mamar com o outro seio e, retire o leite do seio que dói, com uma bombinha (esse leite você vai guardar na geladeira e intercalar com as mamadas, dando de colherinha ou na mamadeira, se preferir)

2. lave bem os seios antes de cada mamada para tirar qualquer resíduo do remédio que você usou no tratamento

3. o que vale é a prevenção, a preparação prévia portanto, cuide dos seus seios durante a gravidez, e seja feliz

Leia mais sobre amamentação:

AMAMENTAÇÃO → TUDO O QUE É IMPORTANTE SABER PARA A SUA SAÚDE E A DO BEBÊ

ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM SER USADOS NA GRAVIDEZ, AMAMENTAÇÃO E EM BEBÊS

ERVAS DIVERSAS E RECEITAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...