Comprar menos e trocar mais: um app para trocar roupas em vez de comprá-las

  • atualizado: 
app-roupa-nova

Hoje em dia, a tecnologia ajuda em tudo: a arrumar emprego, namorado(a), encontrar carona para viagem, encontrar um restaurante vegetariano no seu bairro, enfim, ela faz parte da nossa vida. Não seria bacana se a tecnologia nos ajudasse, também, a consumir menos? Imagina se ela nos ajudasse a encontrar itens bonitos e gratuitos e ainda por cima nos ajudasse a fazer amizades? O consumo consciente pode agregar pessoas interessadas em fazer bem ao planeta através da troca de objetos que iriam para o lixo, ajudando a reduzir, também, a energia gasta no processo produtivo.

Essa ideia incrível está disponível no app Roupa Livre, que conecta pessoas interessadas em trocar roupas e fomentar o consumo consciente. Segundo a ideologia do site, "a gente não precisa de roupa nova, a gente precisa de um novo olhar". E é verdade, até mesmo porque grande parte do que consumimos é feito às custas de trabalhadores que ganham muito pouco e, às vezes, até trabalham em condições análogas ao trabalho escravo. Sem falar que o consumo afeta diretamente o meio ambiente escoando rios de tintas e substâncias tóxicas na produção de roupas, sapatos e acessórios em países em desenvolvimento, destruindo rios, mares e oceanos. Ou seja, o preço, no final, quem paga somos todos nós.

Por que trocar em vez de comprar?

Olha para o seu guarda-roupa. Certamente, há várias peças que você nem usa mais ou que comprou e não gostou e ficou encostada em um cantinho. Já existem tantas roupas prontas no mundo que devemos fazê-las circular. Uma calça jeans, por exemplo, para ser feita gasta dez mil litros de água!

É possível vestir uma roupa bacana, confortável e com estilo economizando no bolso e fazendo bem ao planeta.

A ideia do Roupa Livre é libertar as roupas dos armários por meio de um aplicativo de trocas. Você cadastra as suas roupas, tira fotos delas e as disponibiliza para quem possa se interessar por elas. Você também pode visualizar as peças de outras pessoas. Você curte a peça de alguém e, caso ela curta a sua também, vocês combinam a troca.

Este aplicativo conecta iniciativas e pessoas conscientes e cuidadosas com o que vestem e com o meio ambiente. E desse troca-troca isso pode até surgir novas amizades, não é mesmo?

Leia mais sobre moda e consumo consciente:

GRÉCIA DIZ NÃO À GUCCI: ACRÓPOLE NÃO É LUGAR DE DESFILE

CAMPANHA CHOCANTE MOSTRA A CRUELDADE POR TRÁS DE ARTIGOS DE LUXO

ADIDAS CRIA CAMISA FEITA 100% DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DO OCEANO

TECIDO ECOLÓGICO QUE IMITA COURO É FEITO COM FOLHAS DE ABACAXI

CHANGE YOUR SHOES: SABE COMO SÃO FEITOS OS TEUS CALÇADOS?