Tecido ecológico que imita couro é feito com folhas de abacaxi


Difícil imaginar como um tecido alternativo feito do abacaxi pode imitar o couro, não? Mas ele existe e se chama Piñatex, o tecido do futuro.

O Piñatex foi desenvolvido pela designer Carmen Hijosa e já está sendo produzido nas Filipinas. Moda e sustentabilidade foram unidas na criação desse tecido que imita couro usando folhas do abacaxi. O ganho é que a vida de muitos animais é poupada, além de as fibras de celulose extraídas da folha do abacaxi serem reaproveitadas, já que cerca de 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçadas anualmente em todo o mundo.

Como é produzido o Piñatex?

As fibras das folhas de abacaxi são separadas e feltradas em um pano, para ficarem parecidas com o couro, podendo ser usado em roupas, calçados e móveis. Como o Piñatex é leve, o tecido pode ser costurado e ter impressos em sua superfície.

Embora o tecido não seja totalmente biodegradável, pois leva uma camada protetora para garantir durabilidade, alternativas sustentáveis são sempre bem-vindas.

Talvez te interesse ler também:

ORANGE FIBER: COM O QUE SOBROU DA LARANJA, UM TECIDO SUSTENTÁVEL, QUE PERFUMA A PELE

A SUSTENTABILIDADE NAS VITRINES BRASILEIRAS

Fonte: catracalivre




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...