Change Your Shoes: sabe como são feitos os teus calçados?


Os calçados, claro, são essenciais em nossas vidas, mas, assim como os outros acessórios e roupas, nós queremos realmente saber como eles são feitos? Se soubermos, pensaremos duas vezes antes de cair na tentação de comprar e comprar. Change Your Shoes é uma campanha centrada na conscientização do consumidor e na defesa dos direitos dos trabalhadores da indústria de calçados.

A iniciativa que visa aumentar a conscientização de consumidores, governos e empresas, sobre a produção de sapatos, nasceu graças à rede Clean Clothes Campaign, que vem promovendo e defendendo os direitos dos trabalhadores da indústria têxtil mundial.

A campanha é social, não tem fins lucrativos e especialmente nessa época de Natal e de consumo excessivo, vale a pena divulgar a real situação do setor têxtil e da produção de calçados, convidando as pessoas a refletirem sobre suas compras.

Change Your Shoes pede às indústrias para que produzam seus calçados com maior respeito aos trabalhadores e que se apliquem regras mais estritas quanto ao uso de substâncias tóxicas e poluentes na fabricação de seus produtos. A intenção é trazer à luz os aspectos negativos relacionados à produção de calçados em todo o mundo, para fazer com que a indústria deste bem de consumo, venha a ser mais sustentável. Nesta missão, todos devem se empenhar: governos, empresas e consumidores. O objetivo da campanha é conseguir melhores salários aos trabalhadores, acompanhados de condições de trabalho verdadeiramente adequadas e sem riscos.

foto

Um dos problemas mais preocupantes está relacionado à utilização do crômio, um produto químico tóxico, usado no processo de produção de 85% dos calçados de couro no mundo. O uso desta substância – como explica a campanha – muitas vezes corresponde à graves violações de direitos humanos, dado que as normas de segurança e de proteção à saúde são frequentemente violadas. 87% da produção mundial de calçados ocorre na Ásia, com a China como maior produtora; em 2014 só na China se produziu mais de 14 bilhões de pares de sapatos.

Para garantir uma produção assim elevada, podemos imaginar o número de trabalhadores empregados na fabricação de sapatos e o ritmo intenso de trabalho a ser respeitado. A campanha também denuncia a situação em Bangladesh, cuja população que vive na periferia onde se encontram os curtumes, vem sofrendo constantemente com doenças como febre, disenteria, doenças na pele e problemas respiratórios. Os trabalhadores das fábricas onde se curte e se trata o couro, vivem uma vida muito difícil e muitos deles morrem antes de completar 50 anos. Todos os dias milhares de litros de resíduos líquidos poluentes são lançados nos rios e os problemas relacionados ao meio ambiente e à propagação de doenças, ficam ainda mais evidentes.

foto

Estamos verdadeiramente de frente à uma realidade trágica a qual ainda não conhecemos o suficiente. A procura constante por novos sapatos – não só por necessidades reais, mas especialmente por conta da moda – está destruindo territórios e populações de países já em dificuldades dadas as suas situações de pobreza.

Vejam abaixo os vídeos da campanha e mude seu modo de comprar. Conserte teus sapatos velhos, conheça a origem dos produtos que compra, prefira artigos artesanais, valorize os produtos feitos no teu país, produtos feitos sem violação de direitos humanos e do trabalho e, principalmente, reduza o seu consumo. Você precisa mesmo de tantos pares de calçados assim?

Talvez te interesse ler também:

9 MULTINACIONAIS DO CHOCOLATE QUE EXPLORAM CRIANÇAS

A ESCRAVIDÃO MODERNA: OS 10 PAÍSES QUE MAIS ESCRAVIZAM ADULTOS E CRIANÇAS

MAPA PARA O CONSUMO CONSCIENTE LIGA PESSOAS, IDEIAS, BRECHÓS E MUITO MAIS

Fonte fotos:Change Your Shoes




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...