Recicle óleo de cozinha fazendo sabão caseiro

Recicle óleo de cozinha fazendo sabão caseiro

Como todos nós sabemos, o óleo de cozinha pode poluir imensamente a água. A proporção é de 1 litro de óleo /20 000 litros de água são inutilizados. Por isso, é um item que, após utilizado, não deve ser descartado em ralos e afins – pois poluiriam a água, ao serem despejados no esgoto – mas sim, armazenado em frascos seja de garrafas pet ou outras embalagens. Há, atualmente, uma série de empresas que buscam o óleo para reciclagem.

O melhor método para descartar o óleo é reutilizando-o para fazer sabão. Isso mesmo! Vejamos a seguir todos os detalhes dessa receita pra lá de prática!

Receita de sabão ecológico

Também chamado de Sabão de Álcool, reaproveita o óleo de cozinha e contém ainda soda cáustica, o que ajuda a limpar ainda mais, tendo serventia para lavagem de panelas, louça em geral e até roupas!

Ferramentas e utensílios

  • Luvas à base de borracha;
  • Máscara e óculos de proteção;
  • 1 balde tamanho grande;
  • 1 coador feito de pano;
  • 1 cabo de vassoura;
  • 1 forma de tamanho grande – pode ser feita de plastico ou madeira forrada com plástico.

Ingredientes

  • 7 litros de óleo de cozinha utilizados, já coados no coador de pano;
  • 2 litros de álcool – etanol;
  • 2 litros de água morna – temperatura de cerca de 37°;
  • 1 kg de soda cáustica granulada.

Modo de fazer

Com a água amornada já no balde grande, deve acrescentar a soda cáustica, mexendo com o cabo de vassoura até dissolver por completo. Observação importante: haverá uma reação no ato da mistura, fazendo emergir um vapor que é irritante; portanto, óculos de proteção e máscara serão importantes para evitar qualquer processo inflamatório.

Na sequência, adicionar os 7 litros de óleo e mexer por 5 minutos, até a mistura ficar homogênea. Como próximo passo, adicionar álcool (2 litros) e mexer tudo por mais 5 minutos. Então, a mistura deve ficar mais consistente, como um ponto de massa. Reservar.

Prepare, então, a forma de plástico e despeje o conteúdo. Deixar em repouso por 3 dias.

Então, basta desenformar e cortar em barras. Caso você deseje aromas, pode utilizar óleos essenciais. Outro detalhe: a cor do sabão dependerá da cor do óleo de cozinha.

Quem sabe até, transformar em um novo negócio? Se você fizer uma embalagem bonita, pode ser peça de revenda e ecologicamente correta. Que tal?

No vídeo abaixo você pode ver uma outra receita simples para fazer sabão caseiro, reciclando o óleo de cozinha usado.

Leia também:

seta

4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS

setaPE: ESTUDANTES UTILIZAM ÓLEO PARA FABRICAR SABÃO

Fonte foto: freeimages.com