Óleo de Melaleuca: suas mil utilidades, propriedades e como comprá-lo

Óleo de Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é extraído das folhas da Melaleuca alternifolia, espécie de planta nativa da Austrália, também conhecida como "árvore do chá". Em diversas áreas da Austrália são feitas a coleta espontânea (não cultivada) desta planta, que posteriormente são submetidas a um delicado processo de destilação, através da utilização de vapor d'agua. Graças às suas propriedades curativas e antissépticas, vem sendo empregada seja em cosméticos naturais que em produtos desinfetantes para limpeza doméstica.

Os óleos essenciais de melhor qualidade são extraídos das espécies cultivadas com a agricultura orgânica e sem o uso de solventes químicos. Antes de comprar este óleo, assegure-se de que ele seja 100% puro e preferivelmente de origem orgânica ou biodinâmica. Tendo isso em conta, escolha por comprá-lo em farmácias de manipulação ou em distribuidores na internet.

O óleo de melaleuca tem propriedades antibacteriana, cicatrizante, antifúngica e desodorante, o que o torna uma das substâncias mais milagrosas que a natureza pode nos oferecer. Nos casos em que seja necessário aplicar o óleo sobre a pele, se recomenda dilui-lo em uma pequena quantidade do óleo vegetal de sua preferência, de modo a evitar que a sua potente ação, possa irritar a epiderme, sobretudo se sensível. Pelo mesmo motivo, o óleo de melaleuca, como todos os outros óleos essenciais, não devem ser aplicados diretamente sobre a mucose e devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

O óleo de melaleuca é um produto altamente concentrado e de odor forte. Um frasco pode durar bastante se usado com parcimônia, portanto na hora de comprá-lo, veja a data de validade. Se o cheiro for muito forte, dilua-o óleo em óleo essencial de lavanda ou limão. Veja se o frasco contém conta-gotas e se o vidro da embalagem é de cor escura pois os óleos essenciais são sensíveis à luz. Por isso conserve-os no escuro, por exemplo em uma gaveta.

Agora que você conhece suas propriedades e sabe como se orientar para comprá-lo, veja aqui algumas sugestões de uso:

Saúde e beleza

  1. Como antisséptico, em caso de pequenas feridas. Aplique-o sobre a zona interessada com um cotonete depois de tê-lo diluído em duas ou três gotas de óleo vegetal.
  2. Em caso de problemas de acne ou furúnculo inflamados que parecem ser impossíveis de curar, use como tratamento de choque aplicando uma gota, melhor ainda se diluída, diretamente sobre a área interessada.
  3. Seu uso é frequentemente recomendado em caso de candidíase. Para saber como utilizá-lo de forma correta, peça conselho a um ginecologista de confiança.
  4. Contra os sintomas da gripe, adicione cinco gotas do óleo de melaleuca em água fervendo e respire este vapor por alguns minutos.
  5. Para combater a caspa, dilua dez gotas do óleo em um frasco de xampu neutro (preferivelmente sem perfume e com tensoativos vegetais) e use-o normalmente.
  6. Faça um colutório bucal natural de ações desinfetante e refrescante, diluindo em um copo d'água uma colherzinha de bicarbonato de sódio e duas gotas do óleo.
  7. O óleo de melaleuca combate eficazmente os odores causados pela transpiração. Por isso, pode ser adicionado na preparação de um desodorante natural feito de bicarbonato de sódio. A receita é: junte 50 gr de bicarbonato com 8 gotas do óleo essencial. Conserve tudo em um potinho de vidro bem fechado.
  8. Para uma massagem tonificante, junte 20 ml de óleo de amêndoas doce com 6 gotas de óleo essencial de melaleuca.
  9. Pode ser empregado como antifúngico nas clássicas patologias que afetam os esportistas em geral como pé de atleta e outras.
  10. Em caso de resfriados, a aromaterapia sugere esquentar algumas gotas diluídas de óleo de melaleuca esfregando-o nas palmas das mãos antes de respirar o seu perfume. Os seus ingredientes ativos passarão através da mucosa nasal.

Em casa e em viagem

  1. Para acabar com o mofo, em um recipiente spray coloque um litro d'água, junte meio copo de vinagre e 15 gotas do óleo essencial de melaleuca. Pulverize sobre a zona interessada e deixe agir por tanto tempo possível.
  2. A mesma receita acima pode ser utilizada como produto multiuso para limpar e desinfetar. Neste caso, para obter um perfume agradável e aumentar sua eficácia, junte 10 gotas de óleo essencial de limão.
  3. Junte 15 gotas do óleo de melaleuca com outras 15 de eucalipto em meio copo de bicarbonato e deixe tudo dissolver-se em um balde d'água. Obtenha assim um ótimo produto para limpar o chão.
  4. Para desinfestar maçanetas de portas, janelas e móveis, geralmente infestados de germes, aplique algumas gotas do óleo em um pano úmido e passe-o nestes lugares.
  5. Leve sempre um vidro de óleo de melaleuca em suas viagens para quando precisar de um produto desinfetante, tê-lo sempre ao alcance das suas mãos: em hotéis, acampamentos ou até mesmo se for usar um banheiro público. Aplique algumas gotas em um lencinho de papel umedecido com água e passe-o onde for necessário.
  6. Dilua 4 gotas do óleo na água do rechaud para afastar insetos indesejados.
  7. Aplique uma gota pura ou diluída sobre as picadas de inseto para aliviar a coceira. Leve sempre um vidrinho do óleo para as férias na praia onde geralmente os pernilongos fazem a festa.
  8. Coloque umas 10 gotas do óleo em lavanderia (a mão, máquina ou tanquinho) para reforçar a ação do sabão. Dê preferência aos sabões feitos em casa ou os mais naturais possíveis, pois são muito danosos ao ambiente.
  9. Poucas gotas do óleo derramadas de vez em quando na sua máquina de lavar louças ajudará a desinfestar tanto as louças quanto a própria máquina.
  10. Crie uma pasta de limpeza para a cozinha e ou banheiro para limpar os pontos mais difíceis neles. Junte 4 colheres de bicarbonato de sódio com 5 gotas de do óleo de melaleuca e água suficiente para obter uma consistência cremosa. Aplique a pasta com a ajuda de uma esponja, de preferencia natural, como a bucha vegetal, e esfregue.

Leia também:

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

AROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR