A maquiagem vegana está em alta. Descubra tudo sobre ela

  • atualizado: 
maquiagem vegana

Aderir a uma dieta vegana hoje em dia não é uma tarefa tão complicada, mas garantir que o conteúdo de sua maquiagem seja vegano já é um pouco mais difícil. Antes, buscar por maquiagem adequada para veganos era complicado e os resultados escassos. Mas essa história, pouco a pouco, está mudando.

Se antes os batons e lip balms veganos eram as únicas opções disponíveis, agora sombras, base, blush e rímel estão seguindo o mesmo caminho. A marca americana Kat Von D, por exemplo, revisou toda a sua linha de maquiagem homônima para garantir que todos os produtos sejam 100% veganos e até marcas icônicas de beleza com alcance global estão entrando no mercado com versões veganas.

Afinal, o que é maquiagem vegana?

Existem alguns equívocos sobre o que exatamente torna um produto adequado para veganos. Alguns confundem isso com simplesmente ser livre de crueldade, o que é claro que precisa ser mas, mais do que isso, a maquiagem vegana não deve conter absolutamente nenhum ingrediente ou subproduto de origem animal. Isso inclui agentes hidratantes naturais populares, como cera de abelha, mel e lanolina, além do pigmento de cor carmim, que é derivado do besouro cochonilha.

Outro equívoco é que os produtos veganos estão livres de todos os produtos químicos sintéticos e, portanto, são imediatamente melhores para a sua pele. Isso não é necessariamente verdade: embora muitas marcas veganas e livres de crueldade enfatizem o uso de formulações suaves à base de plantas que são mais agradáveis à pele, muitas ainda incluem pigmentos sintéticos, conservantes e fórmulas de preenchimento (usado para dar textura e consistência) para escapar de derivados de animais. É essencial verificar o rótulo do produto para garantir que você esteja obtendo o que realmente procura.

A maquiagem vegana é boa?

A maquiagem vegana ganhou uma reputação um pouco duvidosa ao longo dos anos (para muitos, o termo ainda evoca pigmentos desbotados e formulações aquosas) mas as coisas mudaram drasticamente.

Graças aos saltos na ciência, pesquisa e tecnologia cosmética, os produtos veganos (e orgânicos) agora podem competir de igual para igual com as grandes marcas. Muitas celebridades, inclusive, passaram a utilizar somente maquiagem vegana em suas aparições em premiações e tapetes vermelhos.

Como ter certeza de que uma maquiagem é vegana

As listas de ingredientes são cruciais para isso e é importante saber o que você está procurando, já que muitas marcas se aproveitam do linguajar marketeiro para vender produtos não-veganos. Várias marcas tradicionais estão mergulhando no setor vegano: Urban Decay, Eyeko, Too Faced, Barry M e Anastasia Beverly Hills oferecem uma série de produtos veganos (a maioria dos quais ainda contém produtos químicos sintéticos), embora alguns veganos ainda se sintam em conflito sobre comprar de empresas que não estão totalmente comprometidas com um boicote total a ingredientes derivados de animais.

Para obter uma lista completa de ingredientes de beleza que não são adequados para veganos, consulte o site do PETA.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!