O que aconteceria se você parasse de usar maquiagem?


Seria uma questão de resolução muito mais simples (e mais facilmente eliminável do nosso cotidiano) se o hábito de utilizar maquiagem fosse uma cultura exclusiva da sociedade moderna.

Há, no entanto, toda uma estrutura histórica por trás deste comportamento, havendo relatos de povos que já utilizavam maquiagem há cerca de 300.000 anos. Hoje, os objetivos são um pouco diferentes daqueles de outrora e a maquiagem em si também é feita de forma completamente diferente, podendo causar diversos males à nossa saúde. Vamos entender o que acontece ao corpo se você parar de usar maquiagem.

Uma sociedade completamente dependente da beleza

Em termos práticos, a beleza é parte de um conceito abstrato, mas muito bem definido como principal chamariz da indústria de cosméticos, moda e “beleza”. Somos constantemente bombardeados em todos os meios a respeito da beleza ideal. A beleza ideal, na visão da indústria, é aquela que fará com que nos sacrifiquemos de forma física, emocional e financeira sem nunca atingir resultados satisfatórios, pois seu conceito mudará de acordo com o mercado. Assim, vendem-nos primeiramente seus próprios conceitos de belo, em seguida, seus produtos.

Neste caminho, entendemos que a beleza não é o que somos, mas sim o que nos é proposto por essa poderosa indústria. Desta forma, atribuem-nos que a beleza precisa ser alcançada, e para tal, produtos precisam ser adquiridos, tais como batons, bases, lápis de olho, sombras e etc. Sem estes produtos você nunca alcançará a beleza, diz a indústria.

Muito além disso, vendem-nos a atitude e a ideia de pensamento próprio, tais como “passo maquiagem porque gosto” ou “passo batom e/ou lápis no olho para mim mesma (o) e não para os outros“. Isso não chega a ser uma mentira, pois realmente acreditamos que fazemos isso por vontade própria, quando na verdade é um mero reflexo da ideia que já embutiram em nós. Daí em diante resta-nos sofrer com as consequências que estes produtos podem causar à nossa saúde.

Os problemas que a maquiagem pode causar à nossa saúde

O grande problema da maquiagem não é o de querer se sentir melhor com o próprio corpo, mas sim a grande quantidade de química presente nela. Além da enorme quantidade de ftalatos, triclosan, benzofenona, há também a presença de parabenos, componente extremamente nocivo ao corpo. Mesmo que existam opções no mercado como “maquiagem vegan“, os valores inacessíveis destes, provavelmente nos farão escolher pelos outros potencialmente perigosos contendo as substâncias acima.

Como mero exemplo, um estudo liderado por pesquisadores da UC Berkeley e Clinica de Salud del Valle Salinas mostrou que a exposição do corpo ao triclosan e parabenos é responsável pela desregulação endócrina em nosso corpo, causando diversos problemas como alteração de níveis de proteção do sistema imunológico e alterações e interrupções hormonais. Uma vez que os voluntários abandonaram ou deixaram de usar maquiagens danosas, o organismo voltou ao normal.

Há ainda análises que associam a utilização de produtos de cosméticos, como desodorantes, ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, sendo o mais comum o câncer de mama.

Como evitar os problemas de saúde causados pela maquiagem?

A única forma de evitar os problemas de saúde que podem ser causados pela maquiagem é parar de usar maquiagem ou produtos que contenham elementos perigosos à nossa saúde, como os citados acima. Apesar da utilização de maquiagem ser uma escolha totalmente particular, é sempre importante levantar o questionamento pessoal de qual motivo nos leva a utilizar os mais variados produtos que prometem a inalcançável beleza proposta pela indústria. Enquanto estivermos aprisionados aos conceitos desta indústria cujo único objetivo é lucrar, estaremos também condenados a arcar com os problemas que podem ser causados à nossa saúde através da utilização de seus produtos.

O que aconteceria se você parasse de usar maquiagem?

Considerando tudo o que fora acima escrito, pelo menos duas (boas) consequências você poderia obter cessando o uso da maquiagem: 1: teria uma menor exposição aos químicos presentes nestes produtos e 2: aumentaria a tua autoestima acreditando mais na tua verdadeira beleza, aquela que vem de dentro e que não precisa de maquiagem.

Aliás, em sentido figurado, a palavra maquiagem é usada como sinônimo de disfarce, de ação para encobrir uma coisa.

Especialmente indicado para você:

TRUQUES, DICAS E PRODUTOS NATURAIS PARA UMA PROFUNDA LIMPEZA DO ROSTO

COSMÉTICOS NATURAIS FAÇA VOCÊ MESMO UM KIT COMPLETO (VÍDEO)

ALGUMAS ALTERNATIVAS NATURAIS AO DESODORANTE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...