Os óleos vegetais estão na moda. E não é para menos. Compostos de muitas vitaminas e minerais essenciais, os óleos podem fazer muito bem para a saúde do corpo, dos cabelos, da pele. Entre os mais interessantes, está o óleo de andiroba, originário da região amazônica.
Ele é extraído da árvore de andiroba, que contém ainda um madeira de alta qualidade, utilizada no comércio e também na construção civil.
Atualmente, o óleo de andiroba compõe ainda vários cosméticos disponíveis no mercado, justamente por conter vitaminas, como as
-
A,
-
B1,
-
B2,
-
B6,
-
C e
-
E,
-
além de minerais e ácidos graxos.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ANDIROBA
Todos esse nutrientes fazem do óleo de andiroba um produto com muitos benefícios para a nossa saúde e beleza. Vejamos quais são os seus benefícios mais conhecidos:
- Nutre e hidrata o cabelo
- É bom para a pele
- É anti-inflamatório
- É analgésico
- Possui efeito repelente
1. Nutre e hidrata o cabelo
O óleo de andiroba pode ser usado para fazer umectações e hidratações, justamente por atuar nutrindo o cabelo e hidratando-o. A ação do óleo de andiroba reduz o frizz, as pontas duplas, diminui o volume, e deixa os fios mais macios e com brilho. É indicado, principalmente, para cabelos cacheados, crespos, muito danificados e ressecados. Vale lembrar que o óleo precisa ser 100% puro para que todo o potencial nutritivo seja aproveitado.
No caso da umectação, há duas formas de fazê-la: aplicando uma quantidade de óleo nos fios, mecha a mecha, sem atingir a raiz, deixar agir por 1 hora e depois lavar, normalmente.
Dá também para fazer uma umectação mais profunda, aplicando o óleo no cabelo, deixando-o agir por cerca de 8 horas. Nesse caso, recomenda-se fazer o procedimento à noite, antes de dormir. Depois é só lavar os cabelos, no dia seguinte.
É possível ainda incluir o óleo de andiroba no creme de hidratação para potencializar o efeito. E até mesmo no leave-in para deixar os fios mais nutridos. A aplicação no leave-in só é recomendada para quem tem cabelos muito cacheados ou crespos, pois, do contrário, pode deixar os fios pesados e sem vida.
2. É bom para a pele
Os efeitos de nutrição e hidratação se estendem também a pele. Ele penetra rapidamente nas camadas do tecido, e possui ainda efeito protetivo, funcionando como uma barreira. Ele é indicado para peles secas e no tratamento de doenças de pele, como eczemas e psoríase.
3. É anti-inflamatório
O óleo de andiroba possui efeito anti-inflamatório também e pode ser usado para tratar dores musculares, lesões, inchaço, vermelhidão, entre outras coisas. Tem ainda efeito cicatrizante, podendo ser usado para tratar ferimentos e episódios dolorosos.
4. É analgésico
Outro uso interessante é para tratar e amenizar dores. Para tanto basta massagear o local afetado com o óleo.
5. Possui efeito repelente
Estudos sugerem que o óleo de andiroba é útil também como repelente, podendo afastar diversos tipos de mosquito e tratar as picadas de insetos, diminuindo a dor, a coceira e o inchaço.
Veja outras dicas de beleza em:
Como fazer o cabelo parar de cair
Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos
Argila rosa para que serve? Veja os benefícios para tua pele