Queratina: 10 coisas que você precisa saber

  • atualizado: 
Queratina

A queratina é uma substância encontrada frequentemente em produtos para tratamento capilar mas, pouca gente sabe que trata-se de um produto de origem animal. Descubra 10 coisas que você precisa saber sobre queratina.

1. Ingrediente “básico”

A queratina é um dos ingredientes mais utilizados e publicizados nos produtos para cuidados do cabelo.

2. Mas o que é queratina?

Trata-se de uma proteína fibrosa que consiste em longas cadeias de aminoácidos dentro dos quais também se intercalam minerais e vitaminas.

3. De onde a queratina vem?

A queratina é de origem animal e está presente em penas, jubas, cascos e chifres de diferentes animais. Mesmo os seres humanos produzem queratina especialmente nos pelos, cabelos e unhas.

4. Usos da queratina

Conhecida principalmente por estar presente nos produtos para tratamento capilar: shampoos, condicionadores, máscaras, esta substância é também muitas vezes utilizada pela indústria farmacêutica no revestimento de cápsulas gastro-resistentes.

5. Queratina, pra quê?

Nos tratamentos e nos produtos para beleza dos cabelos, a queratina é muitas vezes inserida com a função de torná-los mais suaves e sedosos. Isto porque esta proteína é rica em cisteína, um aminoácido constituído por vários átomos de enxofre que consente de criar cadeias muito estreitas assegurando saúde e a força aos fios. Substancialmente, as cadeias de queratina aderem ao cabelo e recompõem as fibras dando volume, força, brilho e beleza aos fios.

queratina ligacao

6. Ótima para cabelos crespos

Esta substância é muitas vezes também utilizada para tratamentos de cabelos crespos, pois tem uma forte capacidade de alisar e amaciar, deixando-os fáceis de pentear.

7. Por que se usa tanto a queratina?

Muitas vezes porque a saúde de nosso cabelo é colocada a duras provas pelo uso constante de produtos agressivos (por exemplo, tintas e alisantes), mas também pela poluição, pelo cloro das piscinas, pelo sol, pela chapinha, secador, etc.

setaLeia também: HENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL

Além disso, há fatores internos que podem fragilizar a saúde dos cabelos, por exemplo, determinados medicamentos, estresse de alto nível, problemas hormonais, e tantos outros.

8. Atenção aos produtos falsos

Mesmo que os produtos anunciem a presença da queratina em seus rótulos e propagandas, nem sempre eles contêm grandes quantidades ou, até mesmo em alguns casos, fazem uso de proteínas similares à queratina.

queratina efeito

9. Alternativas seguras, naturais e cruelty free à queratina

Para cuidar dos cabelos você pode muito bem evitar o uso de queratina que, sendo geralmente de origem animal, pode esconder crueldade por trás deste comércio. Dá para substituir de boa a queratina animal por produtos naturais. Os mais eficazes são:

óleo de linhaça
O óleo de linhaça é um excelente produto natural que ajuda a fortalecer e a deixar os cabelos macios e brilhantes.

óleo de argan
Um óleo muito valioso e benéfico para o cabelo principalmente para fios secos e enfraquecidos.

óleo de amla
Outro óleo que é particularmente adequado para os cabelos é o de amla. Ela impede a formação das pontas duplas, hidrata os cabelos secos, doma os cabelos cacheados e também ajuda no caso de caspa.

queratina de origem vegetal
Existem produtos prontos, feitos de queratina vegetal, geralmente feitos à base de proteína hidrolisada de soja, milho, trigo, arroz ou algas. Além disso, há queratina extraída do próprio cabelo humano, mas a questão ética fica meio nebulosa nesse caso.

setaLeia também: APLIQUE E ALONGAMENTO DE CABELO: VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DO MEGAHAIR

10. Queratina "por dentro"

Além de atuar do lado de fora, se você quiser realmente fortalecer os cabelos, é necessário dar uma força de dentro pra fora através da alimentação.

Uma dieta rica em alimentos frescos e sazonais, como frutas e vegetais, fornece vitaminas e minerais úteis para a saúde dos cabelos, além, claro, das proteínas que estimulam a produção de queratina pelo próprio organismo.

Coloque mais frequentemente em sua dieta:

  • grãos integrais (especialmente milho)
  • frutas e legumes da época
  • leguminosas
  • salsinha
  • frutas vermelhas (amora, mirtilo, etc)
  • frutos secos (nozes, castanhas)
  • sementes oleaginosas
  • espinafre (rico em enxofre)

Além disso, é importante também promover a desintoxicação do organismo, bebendo muita água e praticando atividade física com frequência porque isto também contribui para a eliminação de toxinas.

Um estilo de vida saudável irá beneficiar o couro cabeludo, os cabelos e a saúde em geral, sem precisar recorrer a produtos caros e de eficácia duvidosa.

Talvez te interesse saber sobre cabelos:

seta

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

setaCHÁ DE ERVAS PARA DISFARÇAR OS CABELOS BRANCOS

setaHIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

setaCABELOS BRANCOS: TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER

setaCABELOS NATURALMENTE CASTANHOS USANDO NOZES (CASCA E FOLHAS)