Reconstrução Capilar Caseira: Como Fazer usando PRODUTOS NATURAIS

  • atualizado: 
Reconstrução Capilar Caseira

Basicamente, ele serve para proteger o couro cabeludo, mas, na realidade, o cabelo é muito mais que isso. Quem não quer ter uma cabeleira bonita, cheia de vida, brilho e maciez? Receitas não faltam e é bom mesmo ficar de olho na saúde dos fios, antes de recorrer à qualquer coisa.

Vale lembrar que os cabelos também adoecem, perdem força e brilho, principalmente por causa de alguns agentes agressivos, como químicas, sol, poluição, entre outros.

Por isso, se você sente que seu cabelo está sem vida, quebradiço e danificado talvez seja a hora de pensar em fazer uma reconstrução capilar.

O que é a reconstrução capilar?

O cabelo não é somente um emaranhado de fios ligado ao couro cabeludo. Na verdade, é um pouco mais complexo: ele é formado por três partes: a cutícula, parte mais externa dos fios, o córtex e a medula. As cutículas do cabelo são ligadas umas às outras por uma capa gordurosa, uma espécie de “cimento”. A função principal delas é proteger o córtex, parte mais interna dos fios, que é rico em queratina e tem a principal função de dar resistência aos fios.

Chapinhas, produtos químicos e maus hábitos no cuidado com os cabelos – como prender muito e pentear com muita força- favorecem a abertura das cutículas do cabelo, desgastando esse “cimento” e expondo a parte mais interna dos fios, o córtex. Todos os produtos que mexem na estrutura e cor dos fios atinge o córtex. Por isso produtos químicos são tão agressivos para os cabelos.

Vamos à reconstrução capilar

Esse método promove uma verdadeira reestruturação dos fios, fazendo não uma faxina, mas uma reforma, por assim dizer, por meio, principalmente, do uso de shampoo antirresíduo e da queratina. Por esse motivo é recomendado para cabelos muito danificados.

O shampoo antirresíduo é responsável por deixar o cabelo pronto para reforma, pois com ele é possível retirar todos os resíduos do cabelo, algo que os shampoos normais não conseguem. Já a queratina devolve à saúde do cabelo, ao restaurar as propriedades naturais dos fios. Basicamente, a queratina é a grande estrela da reconstrução capilar.

Entenda mais sobre a queratina

O cabelo humano é composto de 90% de queratina, uma proteína sintetizada por muitos animais que protege os fios e dá resistência a eles. Quando a camada externa dos cabelos se abre, por meio dos agressores já citados, como chapinhas e produtos químicos, os fios ficam expostos e perdem queratina, nutrientes e água. Esse é o caminho para um cabelo sem vida e danificado, com aquele aspecto de mal cuidado que ninguém quer.

Com que frequência a reconstrução capilar deve ser feita?

Por ser um método muito profundo, a reconstrução capilar deve ser feita, em média, uma vez por mês, pois, a queratina em excesso faz exatamente o contrário do que se espera: ela deixa o cabelo ainda mais quebradiço e rígido. No entanto, vale lembrar que cada caso é um caso. Tudo vai depender do aspecto dos fios. Dependendo do estado das madeixas, pode-se fazer o tratamento a cada 15 dias.

Por isso o primeiro passo, nesse caso, é avaliar a saúde dos cabelos para então verificar qual o melhor método, frequência e produtos indicados. O especialista que entende do assunto é o tricologista ou esteticista com formação em terapia capilar, mas o cabeleireiro também está apto a fazer o processo.

Dicas naturais

Para quem não quer gastar dinheiro em salão, há dicas de produtos naturais que podem ser bastante interessantes. São itens facilmente encontrados em casa e que podem ajudar a promover essa reconstrução tão desejada.

Shampoo antirresíduo caseiro

Por exemplo, o shampoo antirresíduo pode ser feito com bicarbonato de sódio e água. O Assuntos e Achados da Sheila ensina:

* misturar 2 xícaras de chá de água morna com 2 colheres de sopa de bicarbonato,

* fazer uma pasta com estes dois ingredientes e colocá-la nos cabelos após a lavagem normal.

* Deixar agir por 5 minutos e enxaguar normalmente antes passar ao procedimento da reconstrução.

Queratina

Geralmente a queratina mais usada em produtos cosméticos são de origem animal, portanto não adequada a veganos. Mas existem opções de queratina extraídas do próprio cabelo humano, ou de fontes vegatais.

Como ensina o blog Beleza Vegana, você pode encontrar formulações com os nomes:

Hydrolyzed Wheat Protein - trigo,

Hydrolyzed Corn Protein - milho,

Hydrolyzed Rice Protein - arroz,

Hydrolyzed Soy Protein - soja e

Hydrolized Vegetable Protein - algas, descritos nos rótulos das embalagens.

Com relação à queratina hidrolisada do cabelo humano, como vimos neste nosso artigo: APLIQUE E ALONGAMENTO DE CABELO: VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DO MEGAHAIR, a questão ética pode deixar a desejar.

Contudo, como veremos nos videos abaixo, se não quiser comprar produtos que contenham queratina, dá para usar leite, gelatina ou ovos que são proteínas que ajudarão na nutrição dos fios.

Reconstrução capilar para cabelos crespos

No vídeo abaixo, a Monalisa Nunes, do Blog Status Enrolada, ensina o passo a passo de como fazer uma reconstrução capilar para cabelos crespos usando gelatina e ovo. Tanto a gelatina, quanto o ovo possuem propriedades nutricionais excelentes para a saúde e beleza dos fios. Confira:

Reconstrução capilar para cabelos lisos

Já no Canal da Luciana Gomes a dica é para cabelos lisos: uma reconstrução capilar com leite. Simples e eficiente. Quem testou diz mesmo que o leite promove milagres no cabelo e funciona também em cabelos crespos. Olha só:

Com essas dicas, não há mais desculpa para exibir madeixas sem vida e danificadas. Avalie a condição dos seus cabelos e mãos à obra!

Especialmente indicado para você:

setaCOMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

setaVINAGRE DE MAÇÃ → MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

setaCABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS