Reconstrução Capilar Caseira com PRODUTOS NATURAIS


Basicamente, ela serve para proteger o couro cabeludo, mas, na realidade, o cabelo é muito mais que isso. Quem não quer ter uma cabeleira bonita, cheia de vida, brilho e maciez? Receitas não faltam e é bom mesmo ficar de olho na saúde dos fios, antes de recorrer à qualquer coisa química que possa fazer mais mal que bem.

Vale lembrar que os cabelos também adoecem, perdem força e brilho, principalmente por causa de alguns agentes agressivos, como químicas, sol, poluição, entre outros.

Por isso, se você sente que seu cabelo está sem vida, quebradiço e danificado talvez seja a hora de pensar em fazer uma reconstrução capilar.

O que é a reconstrução capilar?

O cabelo não é somente um emaranhado de fios ligado ao couro cabeludo. Na verdade, é um pouco mais complexo.

O cabelo é formado por três partes: a cutícula, parte mais externa dos fios, o córtex e a medula. As cutículas do cabelo são ligadas umas às outras por uma capa gordurosa, uma espécie de “cimento”. A função principal delas é proteger o córtex, parte mais interna dos fios, que é rico em queratina e tem a principal função de dar resistência aos fios.

Chapinhas, produtos químicos e maus hábitos no cuidado com os cabelos – como prender muito e pentear com muita força – favorecem a abertura das cutículas do cabelo, desgastando esse “cimento” e expondo a parte mais interna dos fios, o córtex.

Todos os produtos que mexem na estrutura e cor dos fios atinge o córtex. Por isso, produtos químicos são tão agressivos para os cabelos.

Para que serve a reconstrução capilar

Esse método promove uma verdadeira reestruturação dos fios, fazendo não uma faxina, mas uma reforma, por assim dizer, por meio, principalmente, do uso de shampoo antirresíduo e da queratina, que pode ser comprada ou obtida pelos ingredientes naturais.

Por esse motivo, a reconstrução capilar é recomendada para cabelos muito danificados.

O shampoo antirresíduo é responsável por deixar o cabelo pronto para reforma, pois com ele é possível retirar todos os resíduos do cabelo, algo que os shampoos normais não conseguem fazer.

Já a queratina devolve à saúde do cabelo, ao restaurar as propriedades naturais dos fios. Basicamente, a queratina é a grande estrela da reconstrução capilar.

Entenda mais sobre a queratina

O cabelo humano é composto de 90% de queratina, uma proteína sintetizada por muitos animais que protege os fios e dá resistência a eles.

Quando a camada externa dos cabelos se abre, por meio dos agressores já citados, como chapinhas e produtos químicos, os fios ficam expostos e perdem queratina, nutrientes e água. Esse é o caminho para um cabelo sem vida e danificado, com aquele aspecto de mal cuidado que ninguém quer.

Leia mais:

Com que frequência a reconstrução capilar deve ser feita?

Por ser um método muito profundo, a reconstrução capilar deve ser feita, em média, uma vez por mês, pois, a queratina em excesso faz exatamente o contrário do que se espera: ela deixa o cabelo ainda mais quebradiço e rígido. No entanto, vale lembrar que cada caso é um caso. Tudo vai depender do aspecto dos fios. Dependendo do estado das madeixas, pode-se fazer o tratamento a cada 15 dias.

Por isso o primeiro passo, nesse caso, é avaliar a saúde dos cabelos para então verificar qual o melhor método, frequência e produtos indicados. O especialista que entende do assunto é o tricologista ou esteticista com formação em terapia capilar, mas o cabeleireiro também está apto a fazer o processo.

Produtos naturais

Para quem não quer gastar dinheiro em salão, há dicas de produtos naturais que podem ser bastante interessantes. São itens facilmente encontrados em casa e que podem ajudar a promover essa reconstrução tão desejada.

Faça você mesmo shampoo antirresíduo caseiro

Por exemplo, o shampoo antirresíduo pode ser feito com bicarbonato de sódio e água. O Assuntos e Achados da Sheila ensina:

  • misture 2 xícaras de chá de água morna com 2 colheres de sopa de bicarbonato,
  • faça uma pasta com estes dois ingredientes e coloque-a nos cabelos após a lavagem normal.
  • Deixe agir por 5 minutos e enxague normalmente antes passar ao procedimento da reconstrução.

Queratina vegana

Geralmente a queratina mais usada em produtos cosméticos são de origem animal, portanto não adequada a veganos. Mas existem opções de queratina extraídas do próprio cabelo humano, ou de fontes vegatais.

Como ensina o blog Beleza Vegana, você pode encontrar formulações com os nomes:

Hydrolyzed Wheat Protein – trigo,

Hydrolyzed Corn Protein – milho,

Hydrolyzed Rice Protein – arroz,

Hydrolyzed Soy Protein – soja e

Hydrolized Vegetable Protein – algas, descritos nos rótulos das embalagens.

Com relação à queratina hidrolisada do cabelo humano, como vimos neste nosso artigo: APLIQUE E ALONGAMENTO DE CABELO: VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DO MEGAHAIR, a questão ética pode deixar a desejar.

Contudo, como veremos nos videos abaixo, se não quiser comprar produtos que contenham queratina, dá para usar leite, gelatina ou ovos que são proteínas que ajudarão na nutrição dos fios.

Reconstrução capilar para cabelos crespos

No vídeo abaixo, a Monalisa Nunes, do Blog Status Enrolada, ensina o passo a passo de como fazer uma reconstrução capilar para cabelos crespos usando gelatina e ovo.

Tanto a gelatina, quanto o ovo possuem propriedades nutricionais excelentes para a saúde e beleza dos fios. Confira:

Reconstrução capilar com ovo, leite e mel

Ingredientes ricos em proteínas vão ajudar na reconstrução dos fios.

Processa da seguinte forma:

  1. Bata um ovo inteiro
  2. Passe-o na peneira
  3. Misture 2 ou 3 colheres e sopa de leite dependendo do comprimento dos fios
  4. E 1 colher de mel.
  5. Aplique a mistura nos cabelos secos (adicione mais leite se os cabelos forem muito longos e ou volumosos)
  6. Deixe agir por meia hora usando uma touca
  7. Passado o tempo, enxugue e lave normalmente

Reconstrução capilar com amido de milho (maizena)

O amido de milho hidrata, dá brilho, força e maciez aos cabelos, e ainda reduz a oleosidade para quem sofre com esse problema.

É muito simples fazer uma reconstrução com amido de milho.

  1. Aqueça 2 ou 3 colheres de maizena (dependendo do comprimento e da quantidade de cabelos) em meia xícara de água. Faça a olho até formar um creme de consistência boa para passar nos cabelos.
  2. Passe a mistura nos cabelos já previamente lavados com um shampoo antirresíduos.
  3. Deixe agir por meia hora e enxugue apenas com água, sem lavar de novo.

Reconstrução capilar para cabelos lisos

No Canal da Luciana Gomes a dica é para cabelos lisos: uma reconstrução capilar com leite. Simples e eficiente. Quem testou diz mesmo que o leite promove milagres no cabelo e funciona também em cabelos crespos. Olha só:

Com essas dicas, não há mais desculpa para exibir madeixas sem vida e danificadas. Avalie a condição dos seus cabelos e mãos à obra!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

VINAGRE DE MAÇÃ → MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

CABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...