10 opções de hidratantes naturais para corpo e rosto

  • atualizado: 
hidratantes naturais

Você já dedicou um tempo para ler os rótulos dos cosméticos para cabelo e pele que você compra? Grande parte deles tem como ingredientes substâncias naturais extraídas das plantas. Ora, você mesmo pode usar frutas e plantas para preparar os seus próprios hidrantes para o corpo e para o rosto. Você vai economizar dinheiro aproveitando os benefícios diretamente das plantas que utilizar e melhor, sem as químicas danosas à saúde e ao meio ambiente.

Há várias plantas reconhecidamente benéficas por suas propriedades hidrantes, cicatrizantes, nutritivas, tais como a aloe vera, a cenoura e o abacate só para mencionar algumas. Confira, a seguir, receitas para você aproveitar os benefícios de várias para plantas no preparo de produtos naturais de beleza para o corpo e para o rosto.

Máscaras e Hidratantes Faciais

hidratantes corpo rosto

1. Laranja, mel e iogurte

Ingredientes:

Casca de laranja (3 é um bom número)

1 iogurte natural

1 porção de mel (1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Primeiro você vai preparar o pó de casca de laranja: retire as cascas das três laranjas, corte-as em pedaços pequenos e ponha para secar ao sol por três dias. Quando as cascas estiverem bem secas, ponha-as no liquidificador, batendo-as por 3 a 5 minutos, em alta velocidade, até conseguir um pó fino. Misture o pó fino obtido das cascas secas de laranja com o iogurte e o mel e bata mais um pouco.

Use a máscara por alguns minutos, testando a sensibilidade da sua pele. Deixe a máscara atuar e, depois, enxágue suavemente o rosto.

2. Mamão com mel

Excelente antirrugas.

Junte farinha de aveia, mel e casca de mamão. Bata tudo junto no liquidificador e consiga uma pasta fácil de aplicar. Deixe a máscara sobre o rosto por 15 minutos e, depois, enxague com água morna.

Para controle de oleosidade

Junte ao mamão uma colherada de suco de limão e iogurte natural.

Essa máscara também pode ser usada no cabelo.

Leia mais: FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

3. Aloe vera (babosa)

É um antirrugas natural cujo gel é muito hidratante. Pode ser colocado diretamente sobre as peles do pescoço e do rosto. Deixe agir até secar.

Leia mais: TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

4. Borra de café

Ingredientes:

1 clara de ovo batida em neve

2 colheres de sopa de borra de caféÓ

Óleo de amêndoa

Modo de preparo:

Misture tudo até atingir a consistência desejada de um creme suave. Coloque, também, 1-2 gotinhas de óleo essencial de gerânio e use como máscara para a pele do rosto, colo e pescoço.

Passe a máscara com movimentos circulares suaves.

Deixe repousar por 10 minutos e retire com bastante água fria.

Leia mais: ALGUNS BONS USOS DA BORRA DE CAFÉ PARA A MANUTENÇÃO DA SUA BELEZA

5. Abacate

Além de ser uma fruta gostosa e muito saudável, o abacate pode ser usado para cuidar dos cabelos e da pele do rosto e do corpo. Inúmeros são os cosméticos que contêm extrato natural de abacate em suas formulações.

O abacate pode ser misturado ao mel para limpar e nutrir a pele do rosto, ao limão para tratar pele oleosa, ao azeite para a hidratar pele muito seca e à aveia para deixar a pele radiante e aveludada. Veja as receitas no link abaixo:

Leia aqui: ABACATE É MUITO BOM PARA A SUA BELEZA

Óleos para hidratar rosto e corpo

oleos hidratantes

Os óleos de coco, argan, amêndoas, rícino e manteiga de karité são altamente nutrititvos, mas no rosto devem ser usados à noite, porque o óleo pode manchar a pele devido à sua ação fotossensibilizante.

1. Óleo de coco

O óleo de coco pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Deixe agir por 15 minutos e enxague com água em temperatura ambiente. É possível também aplicar sobre os pés ou mãos para massagens, garantindo assim seus efeitos de melhora na imunidade e sistema imunológico como um todo.

2. Óleo de argan

Misture algumas gotas de óleo de argan no seu vidro de óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva e faça, diariamente, a sua massagem de prevenção de estrias. Em caso de estrias preexistentes, massageie a região com óleo de argan puro.

O óleo de argan nutre, regenera, hidrata e relaxa pele e músculos.

Quando for comprar óleo de argan, certifique-se da sua procedência e de que, no vidro, não esteja nada mais do que óleo puro, já que ele não requer conservantes.

3. Amêndoas

O óleo de amêndoas doces é um dos óleos mais usados em cosmética dadas as suas propriedades, emoliente, nutritivo, elasticizante. Previne estrias, hidrata as peles mais secas, pode ser usado durante a amamentação quando os seios ficam muito machucados. Realmente é um óleo multiuso para a beleza e pode ser usado diretamente sobre a pele do rosto e do corpo, inclusive em crianças e para o tratamento de calcanhares rachados.

4. Óleo de rícino

O óleo de rícino tem um poderoso efeito rejuvenescedor, hidratante, curativo, aliviador de queimaduras de sol, redutor de cicatrizes e, também, ajuda a prevenir estrias.

Para utilizar o óleo de rícino como rejuvenescedor e hidratante, basta fazer um composto que seja ¼ de óleo de rícino com ¾ de óleo de gergelim para quem tem a pele seca.

Para peles normais, ¼ de óleo de rícino com ¾ de óleo de oliva.

Já para quem tem a pele oleosa, ¼ de óleo de rícino com ¾ de óleo de jojoba.

Com este composto, massageie a pele ao anoitecer. Para retirar, pode-se utilizar um pano úmido de água quente. Este pano é aplicado sobre o rosto e lá permanece por um minuto antes de ser retirado. O excesso de óleo que permanecer pode ser removido com algodão.

5. Manteiga de karité

Use a manteiga de karité pura, em pequenas quantidades, e massageie até sua total absorção. Pode ser usada no corpo todo, inclusive no rosto. Se você tem as mãos muito ressecadas ou os pés, passe abundantemente manteiga de karité antes de deitar-se.

Economize o seu dinheiro e aproveite de forma natural as propriedades que as plantas têm para oferecer!

Especialmente indicado para você:

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

FAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS