Protetor solar: veja os melhores e os piores testados pela Proteste

protetores solares

O sol não está pra brincadeira. E para nos protegermos dos seus efeitos nocivos sobre a nossa pele precisamos, sem dúvida, de um bom protetor solar. Ainda mais quem mora em um país tropical, como o Brasil, que fica exposto ao sol na maior parte do ano.

Quando compramos qualquer produto, confiamos na idoneidade da marca. Em relação a produtos que são vendidos supostamente para proteger a nossa saúde e nos oferecer bem-estar, depositamos mais confiança, ainda, às marcas que escolhemos.

Por isso, os testes que comprovam a eficácia dos mais diversos produtos são de extrema relevância para preservar a confiabilidade das empresas e a garantia de que o consumidor está sendo atendido.

Recentemente, o Associação Brasileira de Defesa de Consumidor (Proteste) realizou testes com protetores solares para avaliar, dentre vários critérios, o valor do FPS (filtro de proteção solar). Por exemplo, um protetor com FPS 30 significa que você vai demorar 30 vezes mais tempo para se queimar se você não tivesse usado nenhuma proteção. Logo, você estará protegido dos raios UVA e UVA, que podem causar manchas na pele, lesões e até um câncer de pele.

Produtos testados e seus resultados

As marcas O Boticário, Sundown, Avon, Coppertone e Red Apple foram avaliados negativamente por apresentarem FPS abaixo do anunciado: 25, 26, 27, 27 e 27, respectivamente.

Já os protetores L'Oreal Solar Expertise e o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock foram mais bem avaliados nesse item. Os protetores infantis estiveram todos com o FPS correto.

O teste para avaliar a proteção aos raios UVA apresentou o seguinte resultado: Red Apple (infantil) tem proteção abaixo do esperado, assim como Cenoura&Bronze e Red Apple para adultos.

Nivea Sun, Anthelios, Avon, Banana Boat (adultos) e Sundown (adulto e infantil) se mostraram ineficazes em relação à fotoestabilidade.

A boa notícia é que todos os produtos não saem na água facilmente.

Atenção à Benzofenona-3

A benzofenona-3 (benzophenone-3 ou oxibenzona) é um filtro químico bastante alergênico, podendo causar outros danos à saúde, segundo pesquisas. A substância foi encontrada em cinco protetores para adultos: Avon, Banana Boat, Cenoura&Bronze, Red Apple e Sundown.

Prefira marcas que não contêm a benzofenona-3 em sua composição.

Controvérsias

Não é a primeira vez que a Proteste é criticada pela aplicação de metodologias não certificadas pela comunidade científica. Crítica similar foi feita em relação ao teste com protetores solares.

A L’Oréal, segundo a UOL,  posicionou-se contra os resultados: "Refutamos, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhecemos os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos. Todos os testes de nossos produtos solares --em particular os referentes a segurança e eficácia-- foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente."

A marca realiza seus testes nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, os quais apresentaram resultados divergentes dos divulgados pela Proteste. Anthelios XL Fluide FPS 70, de La Roche-Posay, possui FPS 85,4 e UVA 44,5. E Solar Expertise Invisilight FPS 50, de L´Oreal, oferece FPS 58,9 e UVA 23,2.

Certifique-se da qualidade do seu protetor na própria pele. Muitas vezes usamos um produto que não tem boa aderência na pele e que sentimos queimar mais do que outros. E esteja sempre ligado nos testes!

Especialmente indicado para você:

USE PROTETOR SOLAR: O ALERTA DE WOLVERINE CONTRA O CÂNCER DE PELE‏

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS