Limpeza de pele caseira: 7 remédios caseiros para uma pele perfeita


Manter uma pela limpa e perfeita não é nada fácil, ainda mais com a constante exposição a agentes poluentes do ambiente, geralmente oriundos da indústria e dos automóveis. Há ainda influências diretas como o tabagismo e o alcoolismo – que fazem o mal por dentro que se revela por fora – e do excesso de exposição solar, que denotam uma pele seca, sem brilho e viço, envelhecida e manchada.

 

Cosméticos comprados não estão com nada

É horrível falar sobre isso, parece que entramos em uma paranoia sem fim pois tudo faz mal, tudo engorda ou dá câncer, do ar que respiramos à maquiagem que usamos. Claro que não podemos nem devemos ficar paranoicos afinal a saúde mental conduz o corpo mas, sem exagerar, dá sim para ter alguns cuidados pois, cada vez mais se revelam os males que os anos de industrialização e desenvolvimento econômico vêm causando ao meio ambiente: água, solo e ar poluídos. Poluição esta que muitas vezes não tem mais como evitar.

Mas falando especificamente dos produtos cosméticos comprados, embora hoje em dia existam empresas especializadas na produção de cosméticos naturais, menos agressivos à saúde e ao meio ambiente, a maioria deles continua contendo muita química prejudicial. A mais preocupante delas são os chamados desreguladores endócrinos, que não estão apenas presentes em cosmétricos, mas em uma série de outros produtos inclusive alimentares. Portanto, podendo, devemos evitar de comprar cosméticos com perfume (por conta dos ftalatos) e com parabenos (são conservantes) entre algumas outras substâncias:

Leia mais: OS INGREDIENTES MAIS TÓXICOS PRESENTES NOS COSMÉTICOS

Então vamos à algumas dicas para fazer limpeza de pele caseira, sem produtos comprados, caros e que podem fazer mal. Usaremos somente ingredientes naturais.

1. Pepino

O pepino é excelente para auxiliar a ter uma pele limpa e perfeita, pois possui propriedades adstringentes e hidrantes, além de diversos nutrientes. Para fazer bom uso deste remédio caseiro, corte rodelas de pepino com cerca de 1 cm e esfregue cuidadosamente sobre a pele do rosto. Deixe a aplicação durante toda a noite e lave pela manhã com água fria. Este processo pode ser feito diariamente antes de se deitar para dormir.

Leia também: ÁGUA DE PEPINO: COMO FAZER E PORQUÊ FAZ BEM!

2. Cúrcuma

curcuma

A cúrcuma (ou açafrão) pode ajudar muito na tentativa de ter uma pele bonita e rejuvenescida, isso porque tem propriedades antissépticas. Basta misturar uma colher de sopa de cúrcuma com gotas de suco de abacaxi até que tenha se formado uma pasta. Aplique a pasta sobre o rosto e pescoço e deixe até que seque completamente, basta então remover e lavar bem o rosto com água fria. Este processo pode ser feito cerca de 3 vezes por semana e não mais que isso.

3. Limão

O ácido cítrico presente no limão é poderosíssimo no clareamento da pele. Além disso, possui vitamina C que ajuda a pele a manter um aspecto saudável e renovado. Para utilizar os benefícios deste remédio caseiro, esprema um limão em uma xícara, espalhe o suco formado sobre o rosto e pescoço. Este processo deve ser feito somente durante a noite. Deixe então o suco do limão sobre a pele por 10 minutos e em seguida lave muito bem. Este procedimento pode ser feito 2 vezes por semana.

Leia mais: ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

4. Mel

mel

O mel ajuda a prevenir infecções na pele por causa de suas propriedades antibacterianas. Também hidrata e fortalece a pele com variados nutrientes. Basta aplicar o mel sobre a pele e deixar secar. Em seguida, lave bem com água fria. Pode ser feito 1 vez ao dia.

5. Aloe Vera

aloe-vera

Além de ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a aloe vera é capaz de auxiliar na cicatrização da pele. Para utilizar seu benefício você precisará do gel extraído de uma folha de aloe vera. Aplique-o sobre o rosto com algodão e deixe na pele por 30 minutos. Em seguida, lava-se bem o rosto com água morna. Pode ser feito diariamente.

Leia mais: BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

6. Bicarbonato de sódio

bicarbonato di sodio

O bicarbonato de sódio é capaz de equilibrar os níveis de pH da pele e ainda combater infecções. Adicione gotas de água a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio até se forme uma pasta. Aplique sobre todo o rosto, esfoliando bem. Em seguida, lave o rosto com água morna e enxugue-o. Este remédio caseiro para uma pele perfeita pode ser utilizado 3 vezes por semana.

Leia mais: BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

7. Açúcar

O açúcar pode fazer bem, quando usado externamente, para a renovação da pele. Use açúcar demerara, moído em casa (em um liquidificador), e aplique-o sobre a pele misturando-o ao azeite de oliva e ao mel. A receita você pode encontrar no link logo aqui abaixo:

Leia mais: AÇÚCAR PODE AGIR NO ANTIENVELHECIMENTO DA PELE

Algumas dicas para a manutenção de uma pele limpa e perfeita

Ter uma pele limpa e perfeita não depende apenas da aplicação de remédios caseiros, mas também do bom hábito e asseio de cada pessoa. Alguns comportamentos que devemos ter sempre em mente:

Não secar o rosto com a toalha de mãos comum, ou seja, que é usada por todos. Isso pode trazer infecções ou mesmo infeccionar outras pessoas

Não utilizar produtos de limpeza facial que não sejam para seu tipo de pele

Não lavar o rosto com sabonetes utilizados por muitas pessoas

Não lave o rosto com água muito quente, nem muito gelada. Apenas água em temperatura ambiente ou morna

Costume limpar com cuidado a pele perto dos olhos

Orientações gerais a respeito da pele

É importante procurar sempre a orientação de um médico ou especialista. Há diversas mazelas que podem se acometer sobre este órgão, em especial se mal cuidado. Procure sempre a opinião do seu médico dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento para sua pele deliberadamente, especialmente se você tiver uma pele muito sensível.

Especialmente indicado para você:

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

O QUE AS ESPINHAS NO ROSTO TÊM A DIZER SOBRE A TUA SAÚDE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...