5 dicas para aumentar a vida útil do seu smartphone


Quer que o seu celular dure mais? Saiba que existem dicas para aumentar a vida útil do seu smartphone que você pode colocar em prática hoje mesmo. Confira!

Não é novidade que os celulares se atualizam constantemente. Com uma evolução tecnológica rápida, muita gente sente o impulso de comprar um novo modelo a cada lançamento, sem pensar em um consumo consciente.

Para justificar a compra, há quem diga que um smartphone não está mais com seu desempenho anterior. Entretanto, o que nem todo mundo sabe, é que um celular pode ter muito mais durabilidade ao seguir algumas orientações básicas.

Para fugir das compras compulsivas, que tal saber como aumentar a vida útil do seu smartphone

Confira 5 dicas práticas!

Backup de dados

O excesso de dados e informações na memória de um smartphone é um dos fatores que contribuem para a lentidão do equipamento.

Mas uma forma simples de evitar essa situação é fazer backup de dados com alguma frequência. O backup nada mais é do que transferir documentos e arquivos do celular para o computador.

Com esse procedimento, você consegue manter seus arquivos importantes em segurança, para recuperá-los caso aconteça algo com o smartphone, além de excluir itens que você não usa sempre para liberar espaço na memória.

Para fazer o backup, é possível contar com o auxílio de softwares especializados, como o Dr.Fone. No Dr.Fone, fazer backup de celular é bem simples, com um processo que é guiado etapa por etapa.

Além disso, sempre que você faz o backup, o Dr.Fone identifica o que já foi salvo, para não salvar várias cópias do mesmo item.

Imagem Freepik | Dr.Fone

Imagem Freepik | Dr.Fone

Capinha e película

Muita gente acha que uma capinha e uma película no celular é um acessório extra, que serve somente para “enfeitar” o equipamento.

Entretanto, esses dois elementos são essenciais para proteger um smartphone no uso diário, como ao transportá-lo dentro da mochila.

A capinha e a película também são fundamentais para diminuir o impacto em caso de quedas. Quando o smartphone está protegido, itens como a tela ou componentes internos têm menos chances de sofrer danos.

Hábito de rever seus arquivos

Na correria do dia a dia, é muito comum que as pessoas salvem fotos, vídeos e aplicativos no smartphone, sem nunca avaliar sua real importância.

Por isso, uma das dicas para aumentar a vida útil do seu smartphone é criar o hábito de rever os itens do seu celular, de tempos em tempos, para excluir o que não é importante.

Além de fazer esse processo manualmente, pelo próprio smartphone, é possível usar outras soluções. No Dr.Fone, há um gerenciador de celular, onde é possível transferir mídias, excluir dados e até gerenciar apps pelo computador.

Temperatura do ambiente

Um celular é um dispositivo sensível, que sofre quando exposto a diferentes situações. A temperatura do ambiente é uma dessas situações, que no longo prazo, pode prejudicar a vida útil do smartphone.

De acordo com especialistas, em casos de calor extremo ou frio excessivo, o smartphone pode sofrer com travamentos e desligamentos repentinos, impactando em seu desempenho.

Para evitar esse cenário, perceba sempre a temperatura do ambiente e evite deixar seu smartphone exposto ao clima. Em dias quentes, jamais deixe o equipamento dentro do carro, por exemplo.

Imagem Freepik

Imagem Freepik

O histórico do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros. Por conta disso, não é de se surpreender que seu histórico ocupe uma porção considerável da memória do smartphone.

Por isso, uma das dicas para aumentar a vida útil do seu smartphone e diminuir o consumo da memória é fazer exclusões periódicas do histórico do WhatsApp.

Analise conversas que não são mais importantes para excluir os dados, e dê uma olhada nos áudios recebidos para deletar aqueles que você não quer mais (direto na pasta do WhatsApp no smarthone). E não precisa ter medo: já existem ferramentas para recuperar conversas apagadas caso você se arrependa.

Mais vida útil, menor consumo

Com algumas dicas simples, é possível aumentar a vida útil do seu smartphone. Na prática, significa usar um mesmo equipamento, por mais tempo e com a mesma qualidade.

Ao prolongar a vida útil do seu celular, você consome menos (o que colabora diretamente para uma sociedade mais sustentável), impactando ainda mais nas suas finanças.

Ou seja, existem bons motivos para cuidar do seu smartphone, para que ele te acompanhe por alguns anos!

Talvez te interesse ler também:

FUNCIONA! Celular molhou, o que fazer? Coloca no arroz!

Como fazer a bateria do celular durar mais 

Apple vai permitir que usuário conserte seu próprio iPhone

Poluição ambiental digital: apague os e-mails e salve o planeta!

Como fazer caixinha de som para celular: 7 ideias




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...