Desodorantes mudam de cara para eliminar resíduos plásticos 

Desodorantes mudam de cara para eliminar resíduos plásticos 

A indústria de desodorantes sozinha produz mais de 15 mil toneladas de resíduos plásticos por ano. Para mudar esse cenário, as marcas estão reconsiderando a forma como embalam seus produtos.

Isso vem com um pouco de reciclagem do hábito de cada consumidor: em vez de torcer ou simplesmente levantar a tampa para aplicar, você tem que empurrar o bastão do desodorante com um dedo para cima, por exemplo. O fato é que cada vez mais marcas estão entrando nessa tendência.  

O mercado global de desodorante e antitranspirante valia quase 22 bilhões de dólares em 2018, e está previsto alcançar mais de 30 bilhões de dólares até 2026.

Desodorantes sem desperdício podem ser melhores para o planeta, mas claramente há algo para as empresas também – e como a embalagem é a cara de uma marca, as primeiras impressões são essenciais.

As iniciativas sustentáveis em curso

Durante os últimos anos, a indústria de desodorantes tem visto uma grande mudança. Primeiro, foi o interior: marcas de desodorantes como Schmidt’s, Native e até Dove abandonaram o alumínio e outros produtos químicos e adotaram fórmulas naturais para ajudar a neutralizar nosso odor corporal (o famoso CC).

Depois, foi o exterior: marcas como Humankind, Ethique e Bai-li lançaram desodorantes com embalagens de resíduos zero, todas feitas de papelão.

No mundo do desodorante, a transformação começa com a fórmula, mas para causar um impacto total, se fez necessário expandir o novo olhar para a embalagem.

Em setembro, a Bite, empresa que faz pedaços de pasta de dente para mastigar, foi renomeada como “Because It’s The Earth” e apresentou ao mercado um desodorante. Infinitamente recarregável, vem em uma elegante caixa de alumínio de formato arredondado, que abriga recargas de papelão compostável.

Green caro

A elitização do saudável e do ecologicamente correto é um fato! Muita gente acha que não dá para ser sustentável sendo pobre. Mas não é bem assim.

Enquanto a mudança das embalagens não chega em um nível onde o preço seja conveniente e acessível a todos, o lance é você mesmo fazer o seu desodorante.

Fica a dica. Veja como fazer:

Talvez te interesse ler também:

Menos lixo com esse sistema de embalagens retornáveis e recicláveis da Alemanha

Embalagens plásticas para frutas e verduras serão proibidas na Espanha

Menos lixo: na França supermercados deverão vender a granel para reduzir embalagens

Europa proíbe mas poluição por plástico já é quase irreversível, diz estudo

Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!

Fonte e fotos: fastcompany.com 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *