Um anel de noivado pode custar a vida de pelo menos 3 garimpeiros


Se você sempre sonhou em ter um anel de noivado como uma promessa de amor que seu parceiro sente por você em vista do casamento, você está prestes a mudar de ideia. Parece que para cada diamante colocado em um anel, 3 mineiros perdem a vida.

Para nos fazer refletir sobre isso, uma especialista em casamentos, atenta ao bem-estar dos trabalhadores e do meio ambiente, faz o convite para um consumo mais ético e para a escolha, mesmo no caso do casamento, de alianças e anéis de origem sustentável.

É a planejadora de casamentos Jodi Drysdale que, apesar de considerar uma joia um belo símbolo para declarar amor a alguém especial, confirmou que um anel de noivado apropriado (ou seja, com um lindo diamante) tem um preço realmente muito caro.

E não se trata de dinheiro, mas de vidas humanas, pois para encontrar essas pedras preciosas, 3 mineiros são explorados.

“Esta tradição é boa por um único motivo: lembrar que um diamante é a prova tangível de que o seu amor, único e eterno, não vale cada sacrifício, que neste caso é um mínimo de três garimpeiros da Serra Leoa” declarou Drysdale.

Um aviso real para todos os casais prestes a se casar para evitar comprar um anel que, embora bonito, tem muito sofrimento e morte por trás dele.

“As pessoas geralmente ficam surpresas com o quão baratas são essas vidas. (…O casamento é para sempre, e nós recomendamos a escolha de um anel que vai impressioná-lo sem sobrecarregar uma família de mineradores de diamantes. Caso contrário, é apenas de mau gosto e, pior, é um desperdício”.

O organizador de casamentos, e nós também, sabemos que muitas pessoas não sabem o que está por trás dos diamantes, assim como atrás dos anéis de ouro.

O que se esconde atrás de um diamante

diamante

A maioria dos diamantes do mundo é extraída por trabalhadores (até crianças) e comunidades inteiras. Um milhão de garimpeiros na África ganham menos de um dólar por dia, o que significa que vivem abaixo da linha da pobreza e, como se isso não bastasse, morrem frequentemente devido por acidentes de trabalho.

Os mineradores de diamantes que trabalham no setor de mineração de pequena escala produzem cerca de 15% dos diamantes do mundo. Mas seus salários não refletem o valor do seu trabalho. Como resultado, centenas de milhares de pessoas carecem de necessidades básicas, como água corrente e saneamento. A fome, o analfabetismo e a mortalidade infantil estão na ordem do dia. Mesmo dentro dos países em desenvolvimento, as comunidades mineradoras de diamantes são frequentemente as mais pobres.

garimpeiros

Como isso é possível? A mineração de diamantes em pequena escala é geralmente uma atividade não regulamentada. Leis trabalhistas e leis de salário mínimo, se existirem, raramente são aplicadas, sujeitando os mineiros à vontade de empregadores cruéis e inescrupulosos.

Além de serem seriamente mal pagos, muitos mineiros de diamantes trabalham em condições extremamente perigosas. A mineração de diamantes em pequena escala é frequentemente realizada sem treinamento ou experiência. Os mineiros podem não ter os equipamentos e ferramentas de segurança adequados, para que possam facilmente morrer ou serem feridos em deslizamentos de terra, colapsos e outros acidentes.

garimpeiros serra leoa

Infelizmente, as crianças não estão isentas deste mercado que usa pessoas para ganhar mais. Uma vez que eles são considerados uma fonte fácil de mão-de-obra barata, até mesmo menores são empregados na indústria de mineração de diamantes e não são de forma alguma a minoria. Um inquérito a mineiros de diamantes na província da Lunda Norte em Angola revelou que 46% dos mineiros tinham entre 5 e 16 anos.

As vidas dessas crianças são terríveis: elas trabalham longas horas, geralmente seis ou sete dias por semana e, em comparação com os adultos, elas correm ainda mais risco de acidentes e ferimentos. Tarefas fisicamente difíceis, como cavar com pás pesadas ou transportar sacos de cascalho, podem deixá-las feridas e, além disso, devido ao seu pequeno tamanho, são frequentemente solicitadas a realizar as atividades mais perigosas, como entrar em poços estreitos onde arriscam suas vidas.

Muitas crianças mineiras não vão à escola e isso também tira suas esperanças para o futuro. É provável que continuem condenados a uma vida nas minas, mesmo quando adultos.

Mas pode um diamante realmente valer 3 vidas humanas? Nós sempre escolhemos apenas jóias éticas!

Talvez te interesse ler também:

A PERIGOSA VIDA DAS CRIANÇAS NAS MINAS DE OURO DA TANZÂNIA

CASAMENTO SUSTENTÁVEL: DO VESTIDO DE NOIVA AO BUQUÊ. VEJA AQUI COMO SÃO AS NÚPCIAS ECO-FRIENDLY

FESTA DE CASAMENTO COM BORBOLETAS: A NOVA LOUCURA HUMANA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...