Enjoei: um brechó online que valoriza o consumo consciente

Enjoei: um brechó online que valoriza o consumo consciente

Nos últimos tempos, tem sido valorizada a ideia de um consumo consciente, ou seja, os empreendimentos, mais e mais, têm se dedicado a promover a economia colaborativa, associando-se a preceitos da sustentabilidade, por meio da reutilização de bens e produtos. Exatamente essa é a proposta do Enjoei. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa interessante iniciativa a seguir.

Como surge o conceito Enjoei

Ama Luiza McLaren sempre se interessou por vendas e demonstrou talento inato para esse setor de atividade. Um dia, ao mudar-se para a casa de Tiê Lima, seu marido, verificou que suas coisas não tinham espaço no apartamento dele. Então, teve a ideia de selecionar objetos usados, para que fossem vendidos em uma loja virtual, e perguntou a ele se o endereço “enjoei.com.br” estava disponível.

Assim, em 2010, começava blog interessante, cresceu, ganhou solidez e virou uma loja virtual que, só em 2011 faturou 5 milhões de reais e, no ano seguinte, 15 milhões, ou seja, cresceu 300%.

Itens curiosos da Enjoei

O portal, atualmente comercializa desde roupas, até acessórios e aparelhos eletroeletrônicos e demais itens de segunda mão, contando com cerca de 100 mil vendedores – que são as pessoas que desejem se desfazer de seus objetos.

Como curiosidades, entre os itens ofertados pela Enjoei: um Fusca, ano 1983, de cor vermelha e um gato, encontrado na rua. A Enjoei cobra uma comissão de 1/5 do valor da venda.

Diferenciais do Enjoei

O que diferencia sites de e-commerce como o Enjoei.com de rivais como o gigante Mercado Livre, é justamente o envolvimento que os administradores têm com seus vendedores, fazendo o monitoramento personalizado de cada item em oferta no site.

Por exemplo, se uma oferta não apresenta fotos claras, ou os produtos estão em péssimo estado de conservação e/ou têm origem duvidosa, podem ser recusados pelos donos. Em média 1 a cada 4 pedidos de oferta são recusados.

Além disso, o Enjoei faz uma aposta forte no conteúdo, e os redatores escrevem uma pequena – e divertida – historinha sobre cada um dos objetos em oferta. Um exemplo dessa criatividade dos profissionais é um par de tênis que homenageia a banda de rock Ramones. O texto que anuncia o objeto diz o seguinte: “hey ho let’s go comprar este tênis lindo! tênis pintado à mão. Não existe igual.” Isso já proporciona uma noção da abordagem moderna do site, que ainda faz uso de newsletter com suas últimas novidades e de redes sociais para divulgação.

Se você quer conhecer um pouco mais do Enjoei, basta acessar: www.enjoei.com.br, aproveitar as ótimas ofertas e comprar produtos que não servem para outras pessoas. Isso é aplicar o consumo consciente!

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Anterior Conheça alternativas ao uso de animais em experimentos laboratoriais
Próximo Técnica ecológica alemã enriquece madeira sustentável

Veja Também

Caroço de abacate vira plástico biodegradável que se degrada em 240 dias  

As inovações ecológicas e sustentáveis não param. Desta vez temos a invenção genial da produção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *