5 obras para ajudar a entender a importância do consumo consciente


Os inúmeros filmes e documentários idealizados por ativistas da sustentabilidade ajudaram a propagar os conceitos de consumo consciente e têm sido um dos principais motivos para a onda de conscientização que está surgindo em todo o mundo.

Para ajudar a alertar seus amigos e familiares, preparamos uma lista com as obras que podem auxiliar no entendimento sobre a importância destes conceitos.

The True Cost

The True Cost é um documentário lançado em 2015 e tem como premissa principal mostrar o que está por trás das roupas que usamos no dia a dia.

O filme questiona as razões pelas quais a indústria da moda gera pouquíssimos debates ambientais, mesmo sendo a segunda maior fonte de poluição do planeta.

Além disso, a obra também mostra a exploração de pessoas que trabalham de maneira insalubre por salários baixíssimos. Por tudo isso, é um filme fundamental para entender a importância de não adotar o consumo desenfreado de roupas, utilizando as mesmas peças por mais tempo e comprando produtos reaproveitados.

Cowspiracy – O segredo da sustentabilidade

Cowspiracy mostra profundamente os impactos que a produção de carne gera no meio ambiente, concluindo que a melhor maneira de colaborar para a manutenção de um bom futuro para o planeta é a adoção do estilo de vida vegano.

As informações trazidas no documentário são chocantes e convincentes, essenciais para compreender a importância das nossas escolhas alimentares. Segundo a base de dados do site LateNight Streaming, o filme está disponível na Netflix.

O Sabor do Desperdício

O Sabor do Desperdício, lançado em 2010, traz dados alarmantes sobre o desperdício de alimentos em todo o planeta. Durante a obra, a equipe do filme investiga quais são as possíveis causas do enorme desperdício, além de apresentar as consequências perigosíssimas dele para a saúde pública – diretamente, por causa da fome, e indiretamente, pelos malefícios causados ao planeta.

Seaspiracy

Como o próprio nome indica, Seaspiracy é como uma versão marítima de Cowspiracy, mostrando os perigos da pesca para o meio ambiente. Muitas pessoas acreditam que a atividade é muito mais sustentável do que a pecuária, mas na verdade, por conta das regulações extremamente frouxas, ela acaba sendo também muito prejudicial à natureza, com a devastação de diversas formas de vida no oceano.

Ilha das Flores

Ilha das Flores é um documentário brasileiro de apenas 13 minutos, mas mesmo assim é um dos filmes mais trabalhados nas salas de aula do país, pois ajuda perfeitamente a introduzir os conceitos de consumo sustentável.

O filme segue a jornada de um tomate, desde sua plantação, até o momento em que acaba no lixo. Através deste caminho, que parece simples, a obra escancara as desigualdades sociais e os malefícios do consumismo.

Talvez te interesse ler também:

Diabetes tipo 2 pode ser controlada pela alimentação. Veja a dieta ideal

Moda: a indústria que ocupa o 2° lugar no ranking das mais poluentes

Peixes estão comendo microplástico não é de hoje (é desde 1950 e cada vez mais)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Tua Serie
    Publicado em 10/11/2021 às 9:26 am [+]

    demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂


  2. Series Online
    Publicado em 20/11/2021 às 4:59 am [+]

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...