10 ideias práticas para reutilizar garrafas PET

10 IDEIAS PRÁTICAS PARA REUTILIZAR GARRAFAS PET

Uma vida saudável, bom ar, alguns animais para cuidar, terra para trabalhar, tantos prós, alguns contras e apenas um imperativo: a reutilização. Você está entre os sortudos que podem desfrutar de um pedaço de terra? Então dê uma olhada nestas dez soluções ecoamigáveis e de baixo custo para suas pequenas tarefas de jardinagem e outras. Com algumas mudanças simples, a vida das garrafas PET se renova, se estende e lhe garante em troca, uma ajuda preciosa.

1. Armadilha contra pernilongos

Regar as plantas ou cair alguns chuviscos e formar pequenas poças de água que fazem subir verdadeiros enxames de pernilongos famintos e irritantes. Tome então uma garrafa de plástico de dois litros e corte a parte superior (logo antes do começo do cone). Gire o cone no tronco da garrafa e cole as duas peças juntas usando cola quente. Agora faça uma mistura com água morna, ½ xícara de açúcar e uma colher de chá de fermento fresco e despeje o produto na garrafa; mosquitos são, de fato, atraídos pelo dióxido de carbono que é liberado do fermento em contato com o açúcar. Então, irão penetrar na garrafa pensando haver alimento, mas não poderão sair.

2. Pá multiuso

Você deve distribuir alimentos para as suas galinhas? Misturar o lixo orgânico ao adubo? Corte na diagonal uma garrafa de plástico de dois litros, dependendo do tamanho mais adequado para o que será usada a pá... e é isso, sua eco-pá está pronta!

3. Organizador

Porcas, parafusos, botões e qualquer outra coisa será organizada e ficará imediatamente visível em sua garagem, se você usar o fundo das garrafas de plástico transparentes cortadas ao meio.

4. Miniestufas e canteiros

Corte a parte do cone de uma garrafa de plástico transparente de dois litros e coloque-a de ponta cabeça contra o chão, fazendo uma ligeira pressão para que não voe com o vento. Essa pequena estufa protege os primeiros brotos de suas plantas do frio.

5. Formas para biscoitos

Entre um trabalho e outro, apreciar definitivamente uma pausa doce: leite fresco, ovos do galinheiro, manteiga caseira, um pouco de farinha, açúcar e estarão prontos deliciosos biscoitinhos caseiros! Para dar-lhe uma forma redonda agradável, corte o cone de uma garrafinha plástica e use-a como perfeitas formas redondas.

6. Fazendo manteiga

Se temos leite fresco e ovos ... por que não fazer uma boa manteiga caseira? Pegue uma garrafa de plástico do pescoço largo, como aquelas usadas para sucos de frutas e despeje a nata retirada do leite. Cerca de um dia depois, role sobre uma mesa a garrafa até que a manteiga se separe do soro de leite (cerca de 20 minutos), filtre os flocos de manteiga, amassando-os para ficarem homogêneos.

7. Gelo

Simples: uma pequena garrafa de plástico cheia de água e colocada no freezer poderá ser útil para manter bebidas ou alimentos frescos por mais tempo em sua bolsa térmica para quando for fazer piqueniques!

8. Vassoura

Que tal criar uma vassoura ecológica para limpar mesas, churrasqueiras ou outras superfícies pequenas? Veja o video abaixo como é fácil fazê-la:

{youtube}X78efn1BEf8{/youtube}

9. Isoladores para cercas elétricas

Pegue uma garrafa e corte-a ao meio. Faça dois cortes que terminem na parte aberta da garrafa, será através deles que você vai passar o fio elétrico. Por fim, faça um furo no centro da garrafa para inserir o mastro, que terminará no chão. Seu isolante de cerca elétrica está pronto!

10. Funis

Pegue uma garrafa (de preferência lisa) e corte a base. Pegue uma caneta, retire a cânula de tinta e corte a ponta estreita. Com uma broca faça um furo na tampa de garrafa com um diâmetro ligeiramente menor do que o da caneta. Coloque-o no buraco e cole com cola quente. Este deve ser o resultado:

É isso aí! Em poucos minutos, fomos capazes de prolongar a vida de dezenas de garrafas PET. Claro, a reciclagem existe, mas, como qualquer processo de transformação, exige um alto gasto energético, portanto, podendo, reutilizemos.

Tentemos sempre que pudermos, dar novos usos a objetos antigos. Assim, poupa-se dinheiro, economiza-se energia, e fica garantido um incentivo para nossa criatividade e uma pequena, grande, contribuição, para a proteção ambiental ;)

Leia também:

seta10 IDÉIAS PARA RECICLAR CARTÕES DE CRÉDITO

seta4 ARMADILHAS PARA MOSCAS

seta5 FORMINHAS DE BISCOITO FAÇA VOCÊ MESMO