Petúnia: Símbolo de Transformação e Sabedoria! Veja como Plantar e Cuidar

  • atualizado: 
Petúnia

Petúnia é uma planta da família Solanaceae, a mesma da berinjela, do pimentão e do tomate. A origem do nome dessa planta vem do tupi-guarani: petum ou betum, significando "flor vermelha".

A Petúnia é uma planta nativa das regiões tropicais e sub-tropicais da América do Sul. No Brasil, a maioria das Petúnias são híbridas (resultantes de cruzamentos de Petunia axillaris e Petunia violacea).

A altura da planta varia entre 15 e 30 centímetros e floresce na primavera e no verão, apresentando flores de diversas cores como púrpura, vermelho, azul, rosa, laranja, lilás, violeta, salmão e branca. Desenvolve-se bem em canteiros, floreiras, vasos, jardineiras, cercadinhos e forrações, seja em residências que em locais comunitários, como praças e parques.

Conheça o simbolismo da Petúnia e aprenda como plantar e cuidar dela, para poder apreciar e contemplar sua beleza!

1. Características

A Petúnia, mesmo sendo resistente e bem adaptável, são herbáceas anuais e por isso requerem replantio a cada primavera para prolongar sua floração. Sua propagação pode ser feita por meio de sementes, mudas ou, até, através dos ramos dessa planta.

Algo curioso é que as flores da Petúnia podem realizar hibridação natural (seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) e isso pode ocorrer no próprio vaso ou local onde ela se encontra plantada, resultando no surgimento espontâneo de diversas cores de flores.

Esta planta tem um ciclo de vida anual.

A Petúnia gosta de Sol, se dá bem com com o calor e é de fácil manuseio e cuidados.

Do cruzamento das espécies mais comuns, a Petunia axillaris (flores brancas) e a Petunia violacea (flores roxas) resultou a Petúnia-de-Jardim, cujo nome cientifico é Petunia x hybrida.

Existem muitas variedades de petúnias cuja planta pode diferenciar na estrutura, no número e no tamanho das flores mas, a principal característica que faz dela uma das plantas mais escolhidas em jardinagem, é a quantidade de cores de suas flores: brancas, violetas, roxas, azuis, amarelas, vermelhas, rosa, rosa-choque, realmente as petúnias são multicoloridas!

As Petúnias híbridas são divididas em 4 grupos, de acordo com o tamanho e a formação das flores e podem ser classificadas em:

Multiflora: com flores de até 5 cm de diâmetro e são indicadas para cestas ou vasos suspensos.

Milliflora: com flores menores com até 3 cm de diâmetro, bem resistentes e fáceis de cultivar.

Grandiflora: possuem as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.

Hedgiflora: possuem altura menor, se espalham lateralmente e pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.

2. Simbolismo e Significados da Petúnia

A Petúnia é considerada a flor da transformação e da sabedoria, símbolo de força e despertar espiritual.

A flor da Petúnia por simbolizar discernimento está associada ao perdão, ao fazer as pazes através do entendimento e cura de ressentimento.

Outro aspecto interessante dessa planta é que em suas flores aparecem desenhos e formas associados a Símbolos Místicos e Espirituais, como: a Cruz, a Espada, o Sol, a Lua, o Coração e a Estrela, inclusive a flor da Petúnia lembra uma Mandala, que é utilizada como meio para realizar a meditação.

3. Plantio

Plantar Petúnia requer as seguintes etapas:

  • Adquirir as sementes de Petúnia em lojas especializadas de jardinagem ou produtos agrícolas físicas ou virtuais. Outra forma de se obter as sementes é extraindo da própria flor (o terceiro vídeo desse conteúdo mostra como se faz isso).
  • Para um cultivo mais simples e rápido, dessa planta, o indicado é utilizar muda que pode ser encontrada das mesmas formas das sementes.
  • Existem tipos de Petúnia que são mais apropriadas para plantio em vasos (as menores) e outras para jardins.
  • É recomendado o plantio da Petúnia no início da Primavera, período em que a floração é maior.
  • Para o bom desenvolvimento da Petúnia e uma boa floração são necessários: solo fértil e bem drenado (com um pouco de areia) e adubo vegetal misturado à terra (substrato).
  • Se for plantar várias Petúnias, é recomendável colocá-las em local com mais incidência de luz solar, um espaçamento de pelo menos 30 centímetros entre cada planta.
  • Em área com mais sombra é bom diminuir a distância, ficando cerca de 22 a 25 centímetros, entre uma planta e outra; já Petúnias pequenas, o espaçamento é menor, de 10 a 15 centímetros, entre elas; e as do tipo que se espalham, uma distância de 45 centímetros.
  • Conforme a variedade e o tamanho a Petúnia, o florescimento ocorre de 10 a 15 semanas, após o plantio.

4. Cuidados

  • A Petúnia precisa de Sol pleno em parte do dia, preferencialmente de manhã, evitando assim temperaturas muito quentes, pois isso pode murchar a flor.
  • O frio excessivo e as chuvas intensas podem fazer com que ela morra ou tenha danificada suas flores.
  • Realize a rega da Petúnia de duas a três vezes por semana. Entretanto, no verão, a rega deve ser diária, tomando o cuidado de não encharcar o solo para evitar que as flores murchem ou o favorecimento de doenças.
  • Não regue quando a planta estiver recebendo o calor do Sol, pois isso pode danificá-la.
  • Após três meses de realizado o plantio, faça uma adubação.
  • Tanto para a adubação como para o substrato (terra e adubo) utilizados no plantio, temos este conteúdo sobre Adubo Vegetal, que se aplica a estes dois casos, sendo fácil, acessível, econômico e prático, pois reaproveita alimentos vegetais que iríamos descartar como as cascas de frutas, legumes, borra de café, talos de verduras, entre outros.

5. Vídeos

Neste vídeo, Nô Figueiredo ensina como cultivar Petúnia e dá outras dicas:

Este vídeo do canal Espaço Verde com Maria José mostra lindas variedades de Petúnias, além de dar informações de como plantar essa herbácea e os cuidados para se obter uma boa floração dela.

Luiz Antoniassi, neste vídeo de seu canal ensina como extrair a semente da flor petúnia, para poder germiná-la e obter uma muda dessa planta.

6. Petúnia, Símbolo de Florescimento Espiritual

Linda a Petúnia!

Não é à toa que seu simbolismo tem relação com a Espiritualidade!

Só de olhar para ela já floresce bons sentimentos e nosso estado se eleva!

Talvez te interesse ler também:

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!