Petúnia: Símbolo de Transformação e Sabedoria! Veja como Plantar e Cuidar


Petúnia é uma planta da família Solanaceae, a mesma da berinjela, do pimentão e do tomate. A origem do nome dessa planta vem do tupi-guarani: petum ou betum, significando “flor vermelha”.

A Petúnia é uma planta nativa das regiões tropicais e sub-tropicais da América do Sul. No Brasil, a maioria das Petúnias são híbridas (resultantes de cruzamentos de Petunia axillaris e Petunia violacea).

A altura da planta varia entre 15 e 30 centímetros e floresce na primavera e no verão, apresentando flores de diversas cores como púrpura, vermelho, azul, rosa, laranja, lilás, violeta, salmão e branca. Desenvolve-se bem em canteiros, floreiras, vasos, jardineiras, cercadinhos e forrações, seja em residências que em locais comunitários, como praças e parques.

Conheça o simbolismo da Petúnia e aprenda como plantar e cuidar dela, para poder apreciar e contemplar sua beleza!

{index}

Características

A Petúnia, mesmo sendo resistente e bem adaptável, são herbáceas anuais e por isso requerem replantio a cada primavera para prolongar sua floração. Sua propagação pode ser feita por meio de sementes, mudas ou, até, através dos ramos dessa planta.

Algo curioso é que as flores da Petúnia podem realizar hibridação natural (seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) e isso pode ocorrer no próprio vaso ou local onde ela se encontra plantada, resultando no surgimento espontâneo de diversas cores de flores.

Esta planta tem um ciclo de vida anual.

A Petúnia gosta de Sol, se dá bem com com o calor e é de fácil manuseio e cuidados.

Do cruzamento das espécies mais comuns, a Petunia axillaris (flores brancas) e a Petunia violacea (flores roxas) resultou a Petúnia-de-Jardim, cujo nome cientifico é Petunia x hybrida.

Existem muitas variedades de petúnias cuja planta pode diferenciar na estrutura, no número e no tamanho das flores mas, a principal característica que faz dela uma das plantas mais escolhidas em jardinagem, é a quantidade de cores de suas flores: brancas, violetas, roxas, azuis, amarelas, vermelhas, rosa, rosa-choque, realmente as petúnias são multicoloridas!

As Petúnias híbridas são divididas em 4 grupos, de acordo com o tamanho e a formação das flores e podem ser classificadas em:

Multiflora: com flores de até 5 cm de diâmetro e são indicadas para cestas ou vasos suspensos.

Milliflora: com flores menores com até 3 cm de diâmetro, bem resistentes e fáceis de cultivar.

Grandiflora: possuem as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.

Hedgiflora: possuem altura menor, se espalham lateralmente e pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.

Simbolismo e Significados da Petúnia

A Petúnia é considerada a flor da transformação e da sabedoria, símbolo de força e despertar espiritual.

A flor da Petúnia por simbolizar discernimento está associada ao perdão, ao fazer as pazes através do entendimento e cura de ressentimento.

Outro aspecto interessante dessa planta é que em suas flores aparecem desenhos e formas associados a Símbolos Místicos e Espirituais, como: a Cruz, a Espada, o Sol, a Lua, o Coração e a Estrela, inclusive a flor da Petúnia lembra uma Mandala, que é utilizada como meio para realizar a meditação.

Plantio

Plantar Petúnia requer as seguintes etapas:

  • Adquirir as sementes de Petúnia em lojas especializadas de jardinagem ou produtos agrícolas físicas ou virtuais. Outra forma de se obter as sementes é extraindo da própria flor (o terceiro vídeo desse conteúdo mostra como se faz isso).
  • Para um cultivo mais simples e rápido, dessa planta, o indicado é utilizar muda que pode ser encontrada das mesmas formas das sementes.
  • Existem tipos de Petúnia que são mais apropriadas para plantio em vasos (as menores) e outras para jardins.
  • É recomendado o plantio da Petúnia no início da Primavera, período em que a floração é maior.
  • Para o bom desenvolvimento da Petúnia e uma boa floração são necessários: solo fértil e bem drenado (com um pouco de areia) e adubo vegetal misturado à terra (substrato).
  • Se for plantar várias Petúnias, é recomendável colocá-las em local com mais incidência de luz solar, um espaçamento de pelo menos 30 centímetros entre cada planta.
  • Em área com mais sombra é bom diminuir a distância, ficando cerca de 22 a 25 centímetros, entre uma planta e outra; já Petúnias pequenas, o espaçamento é menor, de 10 a 15 centímetros, entre elas; e as do tipo que se espalham, uma distância de 45 centímetros.
  • Conforme a variedade e o tamanho a Petúnia, o florescimento ocorre de 10 a 15 semanas, após o plantio.

Cuidados

  • A Petúnia precisa de Sol pleno em parte do dia, preferencialmente de manhã, evitando assim temperaturas muito quentes, pois isso pode murchar a flor.
  • O frio excessivo e as chuvas intensas podem fazer com que ela morra ou tenha danificada suas flores.
  • Realize a rega da Petúnia de duas a três vezes por semana. Entretanto, no verão, a rega deve ser diária, tomando o cuidado de não encharcar o solo para evitar que as flores murchem ou o favorecimento de doenças.
  • Não regue quando a planta estiver recebendo o calor do Sol, pois isso pode danificá-la.
  • Após três meses de realizado o plantio, faça uma adubação.
  • Tanto para a adubação como para o substrato (terra e adubo) utilizados no plantio, temos este conteúdo sobre Adubo Vegetal, que se aplica a estes dois casos, sendo fácil, acessível, econômico e prático, pois reaproveita alimentos vegetais que iríamos descartar como as cascas de frutas, legumes, borra de café, talos de verduras, entre outros.

Vídeos

Neste vídeo, Nô Figueiredo ensina como cultivar Petúnia e dá outras dicas:

Este vídeo do canal Espaço Verde com Maria José mostra lindas variedades de Petúnias, além de dar informações de como plantar essa herbácea e os cuidados para se obter uma boa floração dela.

Luiz Antoniassi, neste vídeo de seu canal ensina como extrair a semente da flor petúnia, para poder germiná-la e obter uma muda dessa planta.

Petúnia, Símbolo de Florescimento Espiritual

Linda a Petúnia!

Não é à toa que seu simbolismo tem relação com a Espiritualidade!

Só de olhar para ela já floresce bons sentimentos e nosso estado se eleva!

Talvez te interesse ler também:




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...