Bastão-do-imperador: que planta mais linda! Vamos plantar?


Bastão do imperador é uma planta majestosa cuja flor é muito exuberante. E essa lindeza não é muito conhecida. Esta planta é uma espécie de gengibre com folhagem tropical, detentora de hastes alongadas e folhas bem largas.

Em um jardim, esta planta sozinha ou em grupo, confere um visual maravilhoso. Suas flores florescem na primavera e no verão e são bem resistentes, compartilhando de sua beleza por bastante tempo.

A planta Bastão-do-Imperador é originária de regiões com temperaturas elevadas e por isso precisa de calor para se desenvolver. O calor constante estimula o seu florescimento.

Após ser plantada, a Bastão-do-Imperador, em geral, leva por volta de um ano e meio a dois anos para florescer. Conheça mais sobre essa bela planta com as informações a seguir!

{index}

Classificação científica

Em termos botânicos a planta Bastão-do-Imperador é classificada da seguinte forma:

  • Nome cienífico e espécie: Etlingera elatior
  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Zingiberales
  • Família: Zingiberaceae
  • Género: Elettaria
  • Origem: Sueste asiático

Nomes populares

Outros nomes pelos quais essa planta é conhecida:

  • Flor-de-Cera
  • Gengibre-Tocha
  • Flor-da-Redenção

Descrição da planta Bastão-do-Imperador e suas características

Os climas preferidos da Bastão-do-Imperador são o tropical, subtropical e equatorial. A origem dessa planta é a Indonésia. Esta planta pode atingir uma altura entre 3, 6 e 4, 7 metros.

A luminosidade ideal para o seu desenvolvimento é a meia sombra. O seu ciclo de vida é perene (duradouro). Os talos da planta Bastão-do-Imperador são frondosos. Geralmente, quando a planta começa a florescer, as folhas vão secando, também devido às mudanças de temperatura e do vento.

As folhas dessa planta são do tipo tropical, largas com hastes longas.

Vídeo mostrando a beleza da planta Bastão-do-Imperador

Daniel, do canal Ecossistema, mostra neste vídeo a beleza da planta Bastão-do-Imperador, confiram!

Cultivo da planta Bastão-do-Imperador

Para o bom cultivo da planta Bastão do Imperador é necessário solo rico em matéria orgânica e um bom espaçamento entre as touceiras, que seja com uma distância, de no mínimo 2, 50 metros entre as fileiras e 1, 50 metros entre as covas.

A distância é de vital importância, pois as touceiras (moitas / plantas de uma mesma raiz) se expandem em altura e extensão. A planta requer um solo úmido e levemente ácido para se desenvolver.

O calor é a temperatura ideal para essa planta, pois estimula o florescimento. Quando o ambiente tem uma temperatura favorável, a planta pode crescer bastante entouceirando com bastante rapidez.

A temperatura ideal para o cultivo dessa planta está entre 24° e 30°C e a umidade relativa elevada entre 70 a 80%. O plantio deve ser feito em locais que incida luminosidade solar, mas parcialmente sombreados.

bastão do imperador 2

Devido a haste longa é aconselhável implantação de quebra ventos como medida de proteção.

O plantio deve ocorrer preferencialmente no início do período de chuva. Em boas condições o florescimento da planta pode ocorrer aos 11-15 meses, podendo dar de 60-90 flores por touceira/ano.

A rega deve ser feita com frequência. Esta planta não suporta geadas, frio ou ventos fortes.

A sua multiplicação pode ser feita através de sementes, rizomas (caule subterrâneo) ou então divisão da touceira.

As variedades do Bastão-do-Imperador

Existem variedades da planta Bastão-do-Imperador que diferem pelas cores de suas flores. Estas variedades apresentam belas e vistosas inflorescências com diferentes tonalidades: vermelho escuro, vermelho claro, cor-de-rosa, rosa claro, amarelo e branco.

Há outra variedade com formato diferenciado que lembra uma tulipa na cor vermelho indo até a tonalidade chocolate escuro, quase negra e com uma folhagem diferenciada com uma coloração bronze. Algumas plantas dessa variedade têm folhas que podem chegar à tonalidade chocolate.

O uso da planta Bastão-do-Imperador na culinária

A planta Bastão-do-Imperador é comestível! Em diversos países asiáticos as flores e brotos da planta Bastão-do-Imperador são utilizados na culinária e fazem parte de vários pratos, sendo utilizada finamente fatiada, dando um paladar picante à comida.

Bastão-do-Imperador, a majestade do jardim!

Agora que já conhece essa planta, é possível dar ares de realeza ao seu jardim com as magníficas flores e o majestoso porte do Bastão-do-Imperador!

Gostou da ideia? Plante-a e terá uma beleza natural para contemplar, e por muito tempo!

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR ANÊMONAS NO VASO E NO JARDIM

COMO PLANTAR COENTRO EM CANTEIRO, VASO OU GARRAFA-PET

TOMATE-CEREJA, COMO CULTIVAR NA HORTA E NO VASO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. moacyr fantini
    Publicado em 07/02/2021 às 12:49 pm [+]

    0 0
    O plantio deve ser a pleno sol ou meia sombra?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...