Como plantar coentro em canteiro, vaso ou garrafa-pet


O coentro é muito utilizado como tempero, principalmente no Nordeste e Norte do Brasil Dá um gosto muito especial para saladas, sopas, refogados, pratos frios,salgados, tortas, pastas e sucos detox. Tem muitos atributos nutricionais e poderes terapêuticos e curativos. Neste conteúdo, você irá aprender a como cultivar esse tempero especial!

{index}

Coentro, que planta é essa?

O Coentro também conhecido como salsa chinesa, é uma planta de flores brancas ou cor-de-rosa, com folhas parecidas com as da salsa, com a diferença que são mais arredondadas e serrilhadas e com verde mais escuro. Seu caule é fino, com coloração verde o às vezes avermelhados.

O sabor do coentro é bem diferente ao da salsa, se aproximando ao gosto do limão.

Esta planta herbácea é muito nutritiva, tem princípios medicinais e é de fácil cultivo.

Classificação científica

O coentro é classificado da seguinte forma:

  • Nome cienífico: Coriandrum sativum
  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Apiales
  • Família: Apiaceae
  • Género: Coriandrum
  • Espécie: C. sativum

História

Desde tempos antigos o coentro é conhecido por suas propriedades curativas e como condimento aromático.

Os antigos egípcios utilizavam o coentro para embalsamar os corpos e como planta medicinal para tratar problemas digestivos, nervosismo, dores nas articulações e reumatismos.

Nas Antigas Grécia e Roma, o coentro era utilizado na comida e em bebidas. O coentro, desde a antiguidade, é muito utilizado nas cozinhas indiana e árabe. Em Portugal, há tempos, o coentro é um tempero muito apreciado e tradicional na culinária portuguesa.

Benefícios do coentro

O coentro tem propriedades diurética, aromática, estimulante, tônica, refrescante e afrodisíaca. Esta planta apresenta muitos benefícios. Saiba agora quais são eles:

  • rico em vitaminas K, C e proteínas
  • fonte de fibras, ferro, manganês, cálcio, ferro, potássio, fósforo, caroteno e niacina
  • bom para o fígado e intestino
  • melhora o sistema digestivo
  • auxilia no tratamento de Alzheimer
  • serve como antisséptico bucal
  • é anti-inflamatório
  • amenta o bom colesterol
  • previne gripes e resfriados
  • regula o sistema nervoso
  • melhora a memória
  • combate a anemia
  • desintoxica o organismo de metais pesados

Como utilizar e consumir o coentro

como plamtar coentro2

Normalmente, o coentro é utilizado como tempero no preparo de grãos e leguminosas ou como ingrediente em molhos e conservas aromáticas.

O seu uso é tradicional no preparo de guacamole, dando um gostinho bem especial à esta iguaria.

Utilizações comuns

  • Molho caseiro composto de vinagre, tomate e alguns ramos de coentro para tempero de saladas
  • Refogados e assados de verduras, legumes, leguminosas e/ou grãos (fica maravilhoso em lentilhas)
  • Pasta de alho para passar no pão, com alho e coentro fica bom demais
  • Tempero de grãos como o arroz branco e feijão, o sabor fica inigualável
  • No molho de tomate caseiro da macarronada, fica muito bom!

Recomendação de utilização do coentro comprado na feira ou mercado

Uma vez que não sabemos a procedência de nossos alimentos, é recomendável antes de utilizar o coentro para o preparo de alimentos, limpá-lo bem.

Dicas de higienização do coentro

Coloque o coentro que será utilizado em uma tigela, com 2 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água. Deixe de molho de 15 a 30 minutos. Logo após enxágue com água fria e está pronto para consumo.

Como plantar coentro: aspectos gerais

Informações sobre o coentro e seu cultivo:

Aplicações de plantio: canteiros, floreiras, hortas e solos secos

Características principais: folha aromática comestível

Ciclo de vida: anual

Clima: Mediterrâneo

Luminosidade: sol pleno

Porte: herbáceo

Rega: escassa para Moderada

Tipo de planta: condimentar, Medicinal e Hortaliça

Clima: não aprecia temperaturas baixas, cresce melhor se cultivado em regiões de clima quente.

Luminosidade: lugares com exposição direta ao sol ou em sombra parcial, as plantas que são cultivadas em pleno luz solar geralmente têm um sabor e aroma mais intensos.

Solo: solos bem drenados, com matéria orgânica e moderadamente pobre, pois o coentro produz folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado neste ipo de solo.

Rega: quando a planta é jovem, o solo precisa ser mantido sempre úmido, sem encharcá-lo, e quando as plantas estiverem bem desenvolvidas é necessário reduzir as regas, deixando que o solo fique seco ligeiramente entre uma rega e outra.

Como plantar: o coentro é cultivado a partir das sementes.

Temperatura: em torno de 25-27°C para uma melhor germinação.

Colheita: a colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias após a germinação, pode-se colher a planta inteira ou apenas as folhas mais externas, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer a planta.

Conselhos gerais para plantar coentro

O coentro é uma planta aromática que podemos ter dentro ou fora de casa ou apartamento, podendo plantar em vasos, canteiros, garrafas-pet, caixas, jardineiras na terra do quintal ou jardim.

Os vasos e jardineiras, precisam ter, de preferência, pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivada em vasos menores, o seu desenvolvimento será bastante limitado.

Em condições favoráveis, na estufa ou dentro de casa, dá para manter a planta sempre fresca e verde o ano inteiro. Sua propagação se dá por semente em local definitivo, mas é possível plantar mudas, a partir de determinado tamanho.

O coentro não suporta bem o transplante, entretanto é possível ser plantado em recipientes e depois transplantá-lo para o local definitivo, mas com cuidado, sem mexer muito na raiz.

A terra para o plantio do coentro deve conter matéria orgânica e receber bastante sol. Esta planta se adapta bem a todos os climas, mas prefere os temperados. Para o melhor cultivo do coentro, as sementes devem ser inseridas em local definitivo, com um espaçamento de 30 cm entre cada fileira.

A Primavera é uma época boa para plantar coentro. Antes de semear, lave as sementes com sabão e enxague completamente, seque-as ao ar livre. Quando estiverem secas plante-las em pleno sol, em um espaço de 3 cm de distância e uma profundidade de 1,5 cm. O coentro cresce em altura e necessita de espaço.

Certifique-se de que não há possibilidade de geada, quando for plantar o coentro. Quando a planta estiver com seis centímetros de altura, já pode colher as folhas cortando primeiros as exteriores, para permitir que as folhas pequenas e mais próximas do caule continuem a crescer e amadurecer. Faça isso com moderação, se quiser posteriormente colher as sementes de coentro.

Provavelmente, será possível colher as folhas, de duas ou três vezes, antes da planta gerar sementes e quando isto acontecer dá para coletá-las e usá-las como coentro moído ou guardá-las para secar e replantar.

As folhas de coentro geralmente não são muito boas para secar e armazenar e perdem o sabor, esta erva é bem melhor utilizada fresca. Na ocasião que o coentro completar 2 anos de idade, corte as hastes das flores mortas.

Mantenha o vaso em pleno sol, caso o clima estiver quente demais, coloque o vaso na sombra. Deixe o vaso onde bata sol pela manhã e tenha sombra à tarde.

As sementes começam a brotar entre 7 a 10 dias, após esse período, já dá para começar a colher as folhas.

Colha as folhas do coentro em pontos diferentes, isto fará com que tenha um fornecimento contínuo de folhas. Os botões de flores do coentro ao brotarem, vão ressemear e assim se terá outra colheita dentro de algumas semanas.

Adicione um pouco de bagaço ou composto ao leito (base) do coentro para adubar e fornecer nutrientes para o solo e proteção para as raízes dele.

Em boas condições e com os devidos cuidados, o coentro estará desenvolvido aproximadamente em 8 semanas.

Como plantar coentro no canteiro

Este vídeo mostra como plantar as sementes na terra e fazer cultivo de uma horta de coentro. Estas informações servem também para o plantio de coentro em canteiros, com o seu cultivo em menor espaço.

Como plantar coentro no vaso

Aprenda neste vídeo como plantar o coentro em uma caixa de plástico ou vaso retangular.

Como plantar coentro em garrafa-pet

Alex Pereira em seu canal ensina neste vídeo a plantar de maneira simples e prática as sementes de coentro em garrafa-pet, ideal para quem não tem muito espaço ou mora em apartamento.

Agora com todas essas informações e dicas, não tem como deixar de ter essa hortaliça aromática de forma orgânica e caseira, para poder dar um gosto todo especial à comida e às tuas receitas culinárias!

Bora plantar?

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR AMOR-PERFEITO: 5 PASSOS ESSENCIAIS PARA UMA FLOR PERFEITA

BABOSA – COMO PLANTAR E MANTER EM CASA. 8 DICAS

COMO PLANTAR CÚRCUMA, O AÇAFRÃO-DA-TERRA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...