Sapucaia: usos medicinais e como plantar


Você conhece a Sapucaia? É uma frondosa árvore brasileira, de muitas propriedades medicinais. É também conhecida pelos nomes de sapucaieira, cumbuca-de-macaco, quatetê e cabeça-de-macaco. Conheça essa maravilha da natureza!

Seu nome científico é Lecythis pisonis. Trata-se de uma árvore imponente que pode chegar a 30 m de altura por um metro de diâmetro.

Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia.

Usos medicinais da Sapucaia

  1. Das suas sementes se extrai um óleo usado na fabricação de pomadas para tratar de lesões da pele (herpes e outras doenças) e também para combater piolhos.
  2. Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da Sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
  3. Da cabaça (coco) da Sapucaia obtém-se uma água medicinal. Os povos que vivem onde a árvore cresce, enchem a cabaça de água e depois a usa como remédio natural contra diabetes. Diz a sabedoria popular que essa água regula o açúcar no sangue e também atua como anti-inflamatório.
  4. As sementes (castanhas) são muito saborosas e contêm alto valor nutricional, sendo úteis para o homem mas também para a fauna local. São também muito saudáveis porque a planta é espontânea, endêmica e seu cultivo não requer uso de agrotóxicos.

O morcego e a Sapucaia

Pertencente à família das Lecitidáceas (a mesma do Jequitibá) a Sapucaia é endêmica da Mata Atlântica. Além de ter suas sementes comestíveis, ela é cultivada também por ser uma linda planta ornamental, que dá flores rosa-lilases.

O nome “Sapucaia” vem do tupi ïasapuka’i, e significa “fruto que faz saltar o olho”.

O responsável pela disseminação (reprodução da espécie) é o morcego Phyllostomus hastatus (e outros morcegos frugívoros) que se alimentam de suas sementes e as espalham por onde voam.

Conheça melhor a Sapucaia nesse vídeo do Canal Sítio Melhor Idade Jedicaia & Família Salgado.

 

Como fazer mudas de Sapucaia

Suas sementes (castanhas) germinam sozinhas na terra argilosa facilmente depois de 40-70 dias que tiveram caído das árvores.

O melhor é semear as sementes até 1 mês depois delas terem sido recolhidas.

O S. Amarildo Fonseca, especialista no plantio da Sapucaia, explica no vídeo abaixo como fazer suas mudas:

Mas você pode comprar as mudas já prontas no viveiro e replantá-las onde quiser. A árvore vai demorar um pouco para crescer, e começarão a produzir por volta dos 8-10 anos de idade. Mas vale a pena esperar pela sua beleza.

Já este vídeo fala da Sapucaia sob vários aspectos de pesquisa: da plantação ao uso das castanhas. Dá uma olhada para se aprofundar no conhecimento desta maravilha da natureza.

Talvez te interesse ler também:

SALSINHA → Benefícios à Saúde, USOS CULINÁRIOS e Contraindicações

Canela-de-velho, uma planta milagrosa contra artrose, artrite e dores em geral

10 Remédios Naturais ÓTIMOS para tratar Vermes (Verminose)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...