Abacaxi é planta fácil de se cultivar, no chão ou em vaso

  • atualizado: 
plantar abacaxi

O abacaxi que nós compramos na feira é a espécie Ananas comosus, uma bromélia originária do nosso país. Existem diversas variedades, cada uma destas com suas características de sabor e adaptação a solos mais ricos ou mais pobres.

Para fazer a sua muda de abacaxi retire a coroa da fruta, as folhas da base desta e deixe secar por 2 dias - esse processo se chama “cura” e corresponde à cicatrização do corte, importante para evitar os fungos e apodrecimento da raiz.

Dicas práticas sobre como plantar abacaxi

Em seguida, plante no chão ou em um vaso de seu agrado - o vaso não precisa ser muito grande já que o seu enraizamento não é profundo - e regue regularmente. As mudinhas de abacaxi também brotam da base do fruto e podem ser separadas deste e plantadas em outros locais. Aliás, são justamente essas que dão os pés-de-abacaxi mais fortes.

planta abacaxi 2
Fonte foto

A terra boa para o abacaxi é arenosa, meio ácida (pH 4,5 - 5,5), arejada e rica em magnésio. E aí é que mora o problema porque nossos solos, atualmente, são pobres nesse microelemento. Para ter bons frutos é aconselhável você adubar a terra antes da plantação, com esterco ou composto bem curtido deixando a terra se acondicionar por, pelo menos, 30 dias. É importante também adicionar calcário dolomítico, e termofosfatos magnesianos, rochas fosfáticas moídas (uma fonte de fósforo natural). Veja o vídeo:

Abacaxi frutifica o ano inteiro e não é restritivo quanto à temperatura ambiente - vai bem em regiões com amplitude térmica desde os 5 até os 40º C preferindo, claro, uma média de 25ºC.

Quanto às chuvas, abacaxi é tropical - gosta de chuvas o ano todo. Você terá de regar seu abacaxi durante a época seca cuidando de não alagar o pé da planta.

Significado do abacaxi

O abacaxi é considerado, desde os tempos antigos, um símbolo de hospitalidade, então, ter um pé-de-abacaxi na entrada de casa é aviso de boas vindas aos visitantes. Por ser uma fruta de coroa também é considerado “rei das frutas”.

Abacaxi na culinária

suco gengibre abacaxi

Na culinária, o abacaxi entra como ingrediente em saladas, geléias, doces ou in natura. Fica uma delícia como sobremesa light, feito ao forno.

Especialmente indicado para você:

setaABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ

setaENZIMA ENCONTRADA NO ABACAXI CURA O CÂNCER

setaSUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER