Como plantar pimentão. Os segredos para ter pimentões perfeitos


Ter pimentões no jardim ou varanda é uma das alegrias dos que gostam de plantar uma terrinha e cultivar seu próprio alimento. A mata de pimentão é bonita, vistosa como se fosse de flor, e o pimentão cresce bem em vasos, desde que tenha luz, água e nutrientes suficientes.

O que é o pimentão?

O pimentão (Capsicum annuum) é o primo doce de toda pimenta vermelha, desde a dedo-de-moça até a caiena ou a malagueta. Tem pimentão verde que está maduro e cheiroso, e tem aqueles grandes, amarelos cor do sol e vermelhos, como se fossem pimentas grandonas. Todas as variedades, e cores, de pimentão são saborosas, aromáticas, ricas em vitaminas, fibras digestivas e minerais importantes para a nossa saúde.

PIMENTÃO: 10 SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Como plantar pimentão em vaso?

pimentao

1. Semear é preciso

Você pode comprar sementes de pimentão ou, se preferir, comprar um belo pimentão na feira, escolhido a dedo para te dar as sementes que você queira semear. Os pimentões verdes, por serem mais rústicos, são mais fáceis de se cultivar então, comece por eles.

Abra o pimentão no meio, retire as sementes e ponha para secar de um dia para o outro (exclua as sementes escuras, as esquisitas e feitas) ou, se preferir, ponha as sementes, primeiro, em um copo de água, deixe até o dia seguinte e exclua todas as sementes que boiarem (depois, seque-as em papel toalha e um dia de ar livre).

Prepare sua bandeja de germinação ou copos plásticos descartáveis, ou sacos de papel, ou rolos de papel higiênico – qualquer jeito é bom para fazer mudas e os melhores serão, sempre, aqueles que impeçam danos às raízes das plantas.

Encha os recipientes com terra misturada com areia, coloque as sementes (3 por buraco) a 2 cm de profundidade e cubra com terra solta.

Regue suavemente e mantenha sempre úmido (vale cobrir com filme plástico ou tampa, para impedir a evaporação acentuada da terra). Em uma semana, mais ou menos, as sementes estarão brotando e, em 1 mês, já deverão ter 3 a 4 pares de folhas – escolha as melhores mudas e translade-as para os vasos definitivos.

2. A muda no vaso

O vaso bom para pimentão tem que ter, no mínimo, capacidade para 10 litros de terra (menos que isso vai prejudicar o desenvolvimento da planta e dos frutos). A terra para pimentão deverá ser uma boa mistura de areia, terra orgânica e húmus de minhoca na proporção 1:2:2, bem misturada, acamada sobre um fundo de pedrisco e areia grossa que servirá de filtro. Coloque um tutor em cada vaso pois, o pimentão precisa ser amarrado, apoiado, para aguentar seus frutos. Veja o vídeo:

3. Cuidando da planta

Pimentão é planta que cresce rápido, em 4 meses já estará produzindo e você, colhendo. Mas, para que isso dê certo, você tem de ter alguns cuidados com ela: sol, muito sol (no mínimo 4 horas por dia, forte e direto), água fresca sempre que preciso (não deixe a terra secar totalmente mas também não a encharque), poda de fortalecimento (abaixo da bifurcação, para aumentar a produtividade), adubação com torta de mamona (antes da floração) e farinha de osso, farinha de casca de ovo, e pó de café, conforme as necessidades da terra. Pimentão gosta de terra um pouco ácida então, caso a sua terra seja alcalina, acidifique-a com uma boa porção de pó de café de coador.

Leia mais: COMO FAZER ADUBO DE CASCA DE OVO – 2 RECEITAS FÁCEIS

4. A colheita

Após 4 meses você poderá começar a colher seus pimentões. O pimentão escolhido deve ser colhido com cuidado, para não prejudicar o resto da planta (corte o caule que o une à planta).

5. No ano seguinte

Se você mora em lugar quente como o Brasil, o seu pé de pimentão vai durar de um ano para outro, sem grandes sustos mas, se você mora no frio, ou preferir replantar após o inverno, separe, outra vez, as sementes que quiser reservar para o plantio, da seguinte maneira: as sementes deverão ser selecionadas, lavadas, secas ao sol, guardadas em saco de pano e pote de plástico, protegidas da luz, na geladeira.

Veja o vídeo:

Especialmente indicado para você:

SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO

APRENDER A CULTIVAR SEUS PRÓPRIOS ALIMENTOS, QUAL É A IMPORTÂNCIA DISSO?

HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS

12 TRUQUES ENGENHOSOS PARA VOCÊ USAR NO SEU JARDIM




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 6 comentários

  1. Claudia
    Publicado em 09/02/2021 às 10:25 pm [+]

    Qtas sementes do pimentao coloco para germinar em cada copinho


  2. Flávia
    Publicado em 03/03/2021 às 3:54 pm [+]

    Eu ví q deve se coloca 3 sementes em cada “buraco” a 2cm do chão


  3. Flávia
    Publicado em 03/03/2021 às 3:55 pm [+]

    3 sementes


  4. Claudia
    Publicado em 09/02/2021 às 10:28 pm [+]

    Qtas sementes de pimentao coloco em cada copinho para germinar


  5. Claudia
    Publicado em 09/02/2021 às 10:30 pm [+]

    Foi mto boa,e facil a sua forma de ensinar o plantio do pimetao


  6. Claudia
    Publicado em 09/02/2021 às 10:31 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...