Gerânios para um jardim sempre florido. Aprenda como cultivar passo a passo

  • atualizado: 
como plnatar gerânios

Gerânio na janela parece poema ambulante - faz a gente lembrar dos bairros antigos de cidades brasileiras, ou italianas, ou portuguesas, enfim, onde sempre abundaram os gerânios, eretos ou pendentes, de preferência vermelhos, nas jardineiras dos quartos, protegidos pelos beirais dos telhados.

O que são os gerânios?

Gerânios são plantas floríferas da família Geraniaceae na qual também se inclui o gênero Pelargonium e o gênero Erodium, originários da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. São mais de 200 espécies com lindas flores, dentre as quais se encontram plantas suculentas (Pelargonium laevigatum), perenes e arbustivas. Se quiser conhecer sua enorme variedade, recomendo que dê uma olhada nessa lista.

Como são os gerânios?

Estas são plantas que vivem bem em climas cujas temperaturas extremas variam entre os 5 e os 25ºC, não gostam de muita chuva, preferem solos pesados e acumuladores de água porém, exigem boa drenagem.

pelargonium cucullatum

Foto: Pelargonium cucullatum

São plantas que não se intimidam com o frio e até aguentam uma certa quantidade de neve durante um curto inverno. São plantas rústicas, de folhas firmes e caules que resistem aos ventos. Tem flores de formatos variados, sempre muito coloridas.

pelargonium capitatum

Foto: Pelargonium capitatum

Seu aroma é, no mínimo, estranho - nem doce, nem ácido, talvez meio amargo - mas, seu óleo essencial é medicinal em amplo espectro. Mas, existem variedades de gerânios com aroma de hortelã, por exemplo.

A enorme diversidade dos gerânios, em cores e formatos, te dá a possibilidade de cultivar um sem fim destas plantas, com um mínimo de problemas ou cuidados.

diversidade dos geranios

Foto: A diversidade dos gerânios

Onde plantar gerânios?

Gerânios vão bem em vasos ou jardineiras e, claro, também no jardim, desde que as condições de excesso de água possam ser controladas.

Quando a temperatura do dia ultrapassa os 25ºC é aconselhável que você coloque os vasos de gerânio na sombra de uma árvore. Não são plantas de meia sombra mas, no nosso país, até debaixo da sombra da árvore terão luminosidade suficiente para florescerem.

geranio rosa

A mesma solução, colocar os gerânios debaixo da árvore, é adequada para reduzir o impacto das chuvas tropicais sobre esta planta - sim, gerânio morre de excesso e não de falta de água e você só deve regar seus vasos de gerânio quando a terra estiver quase seca.

Em geral, gerânios de todo tipo vão bem em jardineiras de janelas, e ficam muito bonitos, dando especial colorido às fachadas das casas.

Como plantar gerânios

Gerânios podem ser semeados nos locais definitivos ou podem ser geradas novas mudas, por estaquia.

Para gerar novas mudas quebre um galho do gerânio escolhido, que contenha algumas gemas, ou nós - finque esse galho na terra, em local sombreado, e mantenha umidade leve, constante ou, se preferir, faça o galho criar raízes, em um copo de água, para depois plantá-lo no vaso definitivo.

A reprodução vegetativa do gerânio não é difícil e, quase sempre, dá certo, desde que o galho escolhido seja vigoroso.

Regando gerânios

Antigamente muitas pessoas usavam urinol à noite em seus quartos - minha bisavó tinha a maior jardineira de gerânios vermelhos, de toda a nossa rua, e os regava, com o líquido acumulado no seu urinol, a urina noturna. Pode parecer anedota mas não é: acontece que os gerânios se beneficiam, como muitas outras plantas, da ureia, e das águas, contidas na urina e, como vocês podem supor, não é preciso muita quantidade, diariamente. Agora, é sim preciso evitar regá-los molhando flores e folhas.

geranios vermelhos

Foto: Gerânios vermelhos

Adubação

A rega com urina, caso você o faça, já é uma parte da fertilização necessária aos gerânios. E esta você poderá complementar, de tempos em tempos, com uma colherada de torta de mamona, uma de casca de ovo moídas e uma pitada de borra de café, tudo misturado e enterrado em volta da planta, coberto por terra. Desta forma as raízes aproveitarão do adubo sem que as folhas sejam prejudicadas.

Florescer, podar

Seus gerânios florescerão mais e melhor se você cortar, sempre, as flores velhas - essa forma de poda tem que ser feita sempre que um botão de flor despetalar.

Outra poda que vai ajudar sua planta deverá ser feita no inverno, após o término da florada - uma poda mais radical, reduzindo o porte da planta e incentivando-a a soltar novos e fortes galhos, na primavera.

Fungos ou insetos de gerânios

E, lembre-se, todos os males que podem afetar os seus gerânios, sejam eles da espécie que forem (Geranium, Pelargonium ou Erodium) terão a ver com excesso de água ou falta de luminosidade. Com essas condições a planta se enfraquece e pode ser atacada por fungos ou insetos sugadores assim como, pode ocorrer podridão de raízes e caules, baixo índice de florescimento, caules estiolados e de côr pálida, etc. Em alguns casos, os gerânios podem ser atacados por vírus que deixam as folhas amarronzadas e retorcidas - neste caso, não há o que fazer: você precisará destruir a planta e renovar a terra do vaso ou jardineira. Veja o vídeo abaixo:

Especialmente indicado para você:

setaÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO: PROPRIEDADES AROMATERÁPICAS E USOS EM CASA

setaCRAVINA - COLORIDA E FÁCIL DE MANTER EM VASO OU JARDIM

setaAZALEIA - ALGUMAS DICAS DE CULTIVO