Como cultivar jasmim? Veja aqui o passo a passo

Como cultivar Jasmim

Para ter um jasmim em casa primeiro você deverá escolher o tipo de planta que quer: uma trepadeira, um vaso de jasmim, uma árvore. Você poderá escolher entre as várias espécies do gênero Jasminum ou alguma das outras que, sem serem jasmins verdadeiros, são tão bonitas e cheirosas quanto estes.

Já falamos sobre os diversos tipos de jasmim que existem, os que se usam para chás, suas propriedades curativas e seu óleo aromático. Também já citamos que, aqui no Brasil, são chamados de jasmins plantas como as camélias, os jasmim-manga e as damas-da-noite.

setaJASMIN: TIPOS, USOS MEDICINAIS, COMO FAZER O CHÁ

O jasmim verdadeiro gosta de solos bem drenados, misturados com areia, onde não se acumula água. São plantas de pleno sol, que se estendem e enraízam facilmente - quando o ramo do jasmineiro toca o solo, começa a soltar raízes e forma outra planta (este processo se chama alporquia).

jasmin estrela

Jasmim-estrela 

O jasmim verdadeiro é arbustivo, um arbusto escandente, como a primavera ou buganvília, que gosta de ter um lugar para se apoiar, precisa de ser apoiado com estacas ou sobre um muro. Também pode ser uma trepadeira, que se enrola nos suportes que encontrar pelo caminho, sejam esses galhos de outras plantas ou pergolas.

Os jasmim aceitam podas e esta é a forma mais adequada de controlar seu crescimento pois, sua tendência é ocupar todo o espaço ao sol que estiver disponível, por cima das outras plantas e árvores.

jasmim-dos-poetas

Jasmim-dos-Poetas

Como cultivar jasmin em vaso

Em vaso você poderá ter um jasmineiro também - arranje um vaso grande, de boca ampla, e plante uma muda do jasmim escolhido. No vaso, a planta não terá acesso à água de subsolo e, se estiver na varanda, também não será alcançada pelas chuvas então, você deverá manter seu jasmineiro sempre regado (2 a 3 regas por semana serão suficientes). Também será necessário você manter o vaso livre de outras ervas que poderão concorrer com os nutrientes de que a terra dispõe.

Semeando o jasmineiro

Caso você decida plantar seu jasmineiro semeando as sementes que comprou ou coletou, faça isso já no lugar definitivo, seja no vaso ou no jardim. As sementes do jasmim demoram cerca de 30 dias para germinarem e, até a germinação deverão contar com um substrato úmido, serem protegidas do sol intenso e das chuvas que podem lavar a terra. As mudas nascidas de sementes deverão ser cuidadas diariamente até que se fortaleçam.

O jasmineiro não gosta de ser transferido de lugar - esse movimento só é positivo quando a planta já está fortalecida mas, se você decidir fazê-lo, retire a muda da terra, com um torrão grande, cuidando de não machucar as raízes, e coloque-o em uma cova duas vezes maior que seu diâmetro, com terra adubada e drenagem garantida.

Outros jasmins

Como já dissemos em outro artigo, não é aconselhável que você tenha plantas de dama-da-noite perto da janela do seu quarto pois, seu odor intenso, apesar de muito gostoso quando diluído nos aromas de um jardim amplo, pode causar dores de cabeça e processos alérgicos em pessoas mais sensíveis.

Já o jasmim-do-cabo aceita bem ser cultivado em vasos, na varanda. Esta planta gosta de ambientes úmidos e ensolarados mas, não aceita a chuva intensa que despetala suas lindas flores brancas. Então, se tiver um jasmim-do-cabo, o vaso deste poderá ter rodinhas, e andar pela varanda fugindo de ventos e chuvas, à procura do sol. Veja o video abaixo:

Terra boa para jasmim

Todo jasmineiro gosta de terra bem adubada, com esterco ou composto bem curtido. Anualmente, é aconselhável que você faça a reposição dos nutrientes acrescentando torta de mamona, cinzas e húmus, que deverão ser enterrados em volta do pé da sua planta.

Jasmineiro no jardim

No jardim, um jasmineiro verdadeiro não te vai dar trabalho, fora a necessidade de podar seus avanços. A poda deve ser feita no final do inverno, que é quando a planta apresenta menos folhagem, galhos secos que deverão ser retirados, e época em que terá suas forças reprodutivas à espera de brotarem só no começo do verão. A floração dos jasmins acontece desde o começo do verão até quase o final do inverno, variando de acordo com as espécies.

O inverno brasileiro é bastante suportável para os jasmineiros que aguentam nossos frios amenos. Caso você more em um lugar onde os frios rondem os 0ºC, será adequado cobrir seu jasmineiro com tela ou sombrite, para diminuir os danos, ou então, se estiverem em vaso, levá-los para dentro de sua casa, até que as temperaturas atinjam, outra vez, os 10 ºC.

Especialmente indicado para você:

setaAZALEIA, UMA PLANTA FÁCIL DE SE CULTIVAR E CUIDAR!

seta10 PLANTAS ORNAMENTAIS - QUAIS FLORESCEM NA PRIMAVERA?

setaPRIMAVERA, A BUGANVÍLIA: COMO FAZER MUDAS, CUIDADOS E PODAS